Voltar à Página Inicial

Home, sweet home




Não é meu costume utilizar palavras estrangeiras quando escrevo na língua que tenho a honra de partilhar com Camões, muito menos da língua inglesa, que respeito culturalmente e utilizo como instrumento de trabalho, mas que nem é sequer especialmente do meu agrado. Contudo, a expressão que serve de título a este texto é por demais conhecida e exprime adequadamente, a meu ver, aquilo que sinto neste momento e que quero transmitir.

É, de facto, de um regresso a casa que estou a falar. Peço, àqueles que me lêem, que não me atribuam a (quase inevitável) classificação de filho pródigo, antes me recebam como um velho guerreiro azul que regressou após alguns dias de repouso. Entenda-se a palavra “repouso” apenas no contexto da escrita neste espaço, porque um coração azul nunca repousa…

Um regresso não precisa de explicações, nem sequer tem de se sustentar em razões que o justifiquem. A forma mais simples e, por isso, mais nobre de regressar é: porque sim. É o caso: regresso porque quero. Contudo, há também razões que contribuíram para a minha decisão de regressar e que quero aqui deixar expressas.

Em primeiro lugar o carinho que nutro por este blogue que, modestamente, ajudei a construir e o grande apreço e – mais importante – amizade que tenho pelos meus parceiros de “ofício”, Luís, Henrique e Pedro. Depois, os amáveis pedidos de regresso que me dirigiram muitos outros leitores deste blogue e companheiros de outros “espaços azuis” que, por serem dotados de uma paciência infinita, julgo eu, fazem o favor de ler o que escrevo. Muito obrigado a todos. Finalmente, mas talvez a razão maior, pela qual afinal todos nós aqui estamos, o amor ao Clube de Futebol “Os Belenenses”!

No último texto que escrevi, na minha primeira “encarnação” neste espaço, defini alguns princípios básicos que me proponho manter intransigentemente. O primeiro é a qualidade, para a qual tomo como referência as contribuições dos meus três colegas, sabendo que não tenho disponibilidade e, quiçá, capacidade para atingir. O segundo é o respeito pelas pessoas. Nas opiniões que emito, ou nas considerações que faço, nunca pretendi, nem pretenderei, atingir as pessoas como tal, que respeito em absoluto, sejam quais forem as suas opções. São estes os princípios aos quais me proponho continuar a ser fiel. O objectivo é um único: fazer aquilo que puder, certamente muito pouco, no âmbito das minhas parcas capacidades, pelo nosso querido Clube! Isenção, não me peçam: sou belenense, e vejo tudo azul… Respeitarei os adversários do Belenenses, mas não os seus inimigos. Sim, o Belenenses tem inimigos; em minha opinião chamam-se benfica, sporting e boavista.

Agradeço a todos os que me encorajaram a continuar. Agradeço a todos os que me leram, segundo disseram, com agrado, e continuarem a ler. Agradeço também a todos os que não gostaram do que escrevi ou vierem a não gostar do que escreverei. A estes, se me continuarem a ler, talvez como exercício de auto-flagelação, manifesto o meu profundo respeito, agradeço o sacrifício e atrevo-me a fazer um pedido: por favor, não confundam pessoas com instituições!

Viva o BELENENSES!
Saudações azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker