Voltar à Página Inicial

Matateu - Aniversário da sua morte



Em 27 de Janeiro de 2000, faleceu o nosso Matateu, entendi recuperar esta peça então publicada, para deleite dos maus profissionais do futebol actual.
O "canal do Além" é uma rubrica sobre hipotéticos programas não acontecidos na TV.
Desta vez, o "entrevistado" foi o falecido Matateu.

"Recentemente falecido, o grande jogador que foi Matateu, do Belenenses, é o nosso convidado desta semana para nos falar do Jogo Limpo.
Costuma ver o programa? O que pensa dele?
Sabe, eu acabei os meus dias no Canadá e sei muito pouco acerca desse programa.
Mas o que sabe permite-lhe ter opinião?
De certo modo, sim. bem vê, eu tenho muita dificuldade em perceber o mundo do futebol que hoje se faz em Portugal. Eu fui do tempo em que só nos faltava levar as balizas ás costas e tive que jogar até depois dos 50 anos para conseguir sobreviver. Hoje só vejo vedetas, oiço falar de milhões e mais milhões, só oiço falar de SADs que continuo a não saber o que são, mas penso serem o nome das empresas do Sr. Vale e Azevedo. É tudo muito confuso para um pobre homem como eu, que dava o litro todos os domingos e não sabia o que era amuar, fazer intrigas nos balneários e amandar bocas para aumentar as tiragens dos jornais desportivos. Como vê, é tudo muito confuso para mim.
Mas acha, pelo menos, que o jogo deve ser limpo, não acha?
Lá achar, acho, só que não vejo como é que há-de ser, até porque só quando o jogo é sujo é que verdadeiramente sobem as audiências. Não sei se está a ver.
Estou a ver perfeitamente, e percebo que está desencantado com o mundo do futebol em Portugal e com a maneira como a televisão trata este assunto...
Aí acertou em cheio. Eu acho que o futebol deixou de ser desporto para se tornar espectáculo e indústria com regras pouco claras, e a televisão ainda quer fazer mais espectáculo com isso para subir mais as audiências.
Claro que quem perde é o futebol. se calhar, é por isso que ainda se lembram do Matateu.





Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker