Voltar à Página Inicial

Manifesto Eleitoral



Da autoria de 5 associados abaixo identificadois e a pedido dos mesmos publica-se um manifesto elitoral pelos mesmos elaborado sob o lema:
Este Manifesto pretende ser o nosso contributo para as próximas eleições do Belenenses. Ele apenas veincula os seus proponentes. No entanto, quem se reveja nestes princípios, pode, se o desejar, subscrever este manifesto, bastando para isso enviar um mail para um dos proponentes, com o nome e nº de sócio, e confirmar por escrito que o deseja fazer
MANIFESTO ELEITORAL
ÀS ELEIÇÕES DOS CORPOS GERENTES
PARA O BIÉNIO 2005/2007
Somos um grupo de associados que vivem intensamente , e desde sempre, a vida do Belenenses.
Não nos move qualquer tipo de publicidade, nem qualquer um de nós ambiciona nenhum cargo dirigente na futura estrutura dos orgãos sociais do Clube de Futebol “Os Belenenses”, a eleger em Março próximo. O que nos faz intervir neste momento é, tão somente, o facto de considerarmos que as eleições que se aproximam são extraordinariamente importantes e mesmo decisivas para o futuro do Clube.
Não nos consideramos oposição a nada, a ninguém, nem situação. Não nos rotulamos de optimistas ou pessimistas, nem pretendemos viver do passado.
Desse passado, apenas queremos transpôr o que ele tem de potencial para que possamos recuperar a nossa identidade própria, no fundo aquilo que nos diferencia de todos os outros clubes e nos torna únicos. Queremos um futuro mais risonho e brilhante. Recuperar a mística e adesão popular, que costumava ser apanágio do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
As propostas ou princípios que a seguir enunciamos devem ser consideradas num todo solidário. A tentativa da sua implementação isolada não terá, muito provavelmente, possibilidade de atingir os objectivos propostos.
Apresentaremos este manifesto junto das candidaturas que se vierem a formar, por forma a podermos debater pontos de vista comuns. Cada um de nós, individualmente, poderá apoiar uma candidatura específica, sem com isso comprometer os outros autores deste manifesto. Este apoio também poderá ser dado de uma forma conjunta.


Propostas para o Clube:

· Continuação da política de recuperação económica e estabilização financeira.

· Aumentar a duração dos mandatos da Direcção para os 3 anos que têm sido habituais ao longo das últimas décadas no nosso Clube. É necessário ter estabilidade na execução das políticas e projectos sufragados.

· Recuperação de ex-sócios do Clube, criando mecanismos que fomentem o seu regresso ao nosso convívio, através da sua reintegração, sem custos adicionais, nem pagamento de quotas atrasadas, a título excepcional, podendo estes conservar o nº de sócio, sempre que possível.

· Reactivação da modalidade de Hóquei em Patins, no seguimento do efectuado com outras modalidades, como o Basquetebol, e com a criação do Voleibol feminino, Futsal e, eventualmente, do Ciclismo. Esta é uma modalidade em que o investimento tem retorno quase imediato em notoriedade, propaganda do Clube, visibilidade aos patrocinadores, devido à grande audiência que a modalidade mantém junto do público em geral.

· Reactivação dos Troféus Pepe, por forma a homenagear em vida todos aqueles que mais se distinguem ao longo do ano no engrandecimento do Belenenses, sejam eles praticantes, responsáveis técnicos, dirigentes, funcionários ou associados do Clube. Premiariam assim todos aqueles que de uma forma ou de outra, prestem serviços de notória relevância para o desenvolvimento e projecção do Clube. Esses troféus seriam entregues no Jantar de Gala anual, em Outubro, no Casino Estoril.
· Elaboração de um questionário junto dos sócios por forma a conhecer melhor os gostos e motivações de cada um, acima de tudo, porque é que são associados do Belenenses, e adequar a oferta de produtos e serviços conforme a procura.

· Voltar a chamar as forças vivas do jornalismo, nomeadamente do jornalismo desportivo, do meio artístico, empresarial e outros, por forma ao nome do Belenenses ser de novo falado e noticiado, nacional e internacionalmente.

· Dinamização do Departamento de Marketing e do Departamento Comercial, por forma a aumentar a oferta existente de produtos de marca e imagem Belenenses. A recente agenda “Os Belenenses” é disso um excelente exemplo. Promover a venda de produtos, nomeadamente equipamentos de jogo ou de passeio das várias modalidades, em outras superfícies comerciais espalhadas pelo país, através de uma linha padronizada de preços, e sua disponibilização assim que os mesmos sejam utilizados pelos atletas. Recuperação da gestão da Loja Azul para o clube, sua ampliação e dinamização. Designação de um Gerente, profissional, para a Loja. Extensão do conceito “Loja Azul” para outros locais que não exclusivamente o Complexo Desportivo do Restelo.


Para o Futebol (SAD):

· Prioridade máxima às acções tendentes ao aumento das assistências no Estádio do Restelo. Todas as medidas possíveis devem ser tomadas nesse sentido, começando pela análise de viabilidade de propostas já existentes e entregues à direcção do Clube, que agora termina o mandato.

· Diminuir drasticamente o número de jogos com transmissão televisiva, em dias e a horas impróprios, no Estádio do Restelo, por forma a não afastar cada vez mais pessoas do Estádio, procurando assim fidelizar os adeptos ao hábito de ir ver os jogos no Restelo, e a apoiarem o Clube a um dia de semana e a uma hora habituais.

· Prossecussão de uma política de preços condizente com o real poder de compra dos portugueses e com a qualidade do espectáculo, por forma a atrair cada vez mais assistências, dentro dos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

· Criação dos bilhetes de época nos jogos de futebol no Estádio do Restelo.

· Implementação de um sistema de controlo de acessos no Estádio do Restelo.

· Verdadeiro reforço da equipa de futebol, sem nunca pôr em causa a estabilidade económico-financeira. Acima de tudo driar uma mentalidade ambiciosa, por forma a que possamos voltar a lutar ano após ano por classificações elevadas, e mesmo títulos, nas modalidades em que competimos. Uma mentalidade ao nível da actual capacidade financeira do Clube, sua projecção e dimensão da massa associativa e simpatizante em Portugal e pelo Mundo fora.

· Pôr fim à política de constituição do plantel, no início da época, em jogadores emprestados, nomeadamente de Benfica, Porto e Sporting, com quem se têm estabelecido acordos, ilegais diga-se, que não permitem a utilização desses jogadores contra os clubes de origem.
Na nossa opinião, empréstimos apenas seriam aceitáveis em caso de reajustamento forçado do plantel, de jogadores oriundos de clubes não portugueses e com cláusulas pré-fixadas de opção de compra no final do empréstimo. Mesmo assim, reduzidos a um mínimo estrictamente necessário.

· Criação, e verdadeira dinamização, de um Gabinete de Prospecção, não só a nível dos escalões secundários nacionais, mas também a nível internacional nos mercados que tenham jogadores ao alcance da capacidade financeira do Belenenses. Esse Gabinete deverá ser coordenado pelo Director-Técnico e dirigido por um profissional do Clube a 100%.
O Gabinete de Prospecção deveria trabalhar igualmente com uma base de observadores escolhida entre sócios, adeptos e dirigentes de filiais, espalhados pelo país, sendo-lhes ministrado uma mini formação pelo clube e sendo disponibilizado durante a pré época um período de tempo para analisar e observar os jogadores referenciados por estes elementos em pleno Estádio do Restelo, sendo que esta observação dos jogadores não importaria em custos para o clube. Construção urgente do Lar do Jogador.

· Escolha de um fornecedor de equipamentos que se adeque à imagem, símbolos e cores do Clube. É inadmissível ter 3 logotipos do fornecedor em cada peça do vestuário, com cores completamente diversas das nossas, e apenas um símbolo do Clube.

· Remodelação da estrutura da Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Deverá ser constituída por um Presidente, o Presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”, um Administrador, que deverá ser um Vice-Presidente do Clube, e um outro Administrador que deverá acumular com a função de Director-Geral para o Futebol do Clube, sendo este um profissional remunerado com poder executivo sobre as áreas técnicas. Ao Presidente e ao Administrador cabe um poder não-executivo. Deverão constituir o garante do seguimento, pela SAD, dos valores, ideais e da estratégia definida pela direcção do Clube. A estes poder-se-ão juntar os administradores que vierem a ser designados, em Assembleia Geral da Sociedade, pelos restantes accionistas.

· Utilização de “Velhas Glórias” do Clube como motivo de mobilização e transmissão da mística azul, fazendo parte das equipas técnicas do futebol jovem ou somente em acções de formação e ensinamento da história azul e do seu passado no clube.

· Concertação das eleições da SAD com as da direcção do Clube por forma a ser efectuado um trabalho com os timings acertados e conjugados, evitando quebras de políticas de objectivos por alteração das estruturas dirigentes destes órgãos que devem trabalhar em perfeita simbiose.



Os Proponentes:

Pedro Patrão – Sócio nº 1771
Luís Lacerda – Sócio nº 2750
Paulo Jesus – Sócio nº 4883
Nuno Gomes – Sócio nº 28078
Pedro Domingues – Sócio nº 29087
Notas Finais, do editor:
1-Tentou-se junto de 2 outros blogues que fosse possível numa matéria tão sensível como é o acto eleitoral para este ano marcado que se fizesse coincidir no mesmo dia a publicação do presente manifesto, o que de todo não foi possível.
2. O agendamento para esta 3ª Feira, tem a ver com a tentativa da não perturbação da equipa de futebol, no seu todo, dado que tal manifesto nos foi solicitado para ser publicado no dia da eliminatória da Taça de Portugal e antes, também, do jogo do campeonato, jogos considerados fundamentais para a definição do próximo futuro da euipa.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker