Voltar à Página Inicial

Aperitivo



Hoje resolvi publicar a "dobrar", sendo que podem encontrar o artigo inicialmente previsto (e diria mais importante) logo abaixo deste, que mais não é do que um "aperitivo" complementar. Não só porque é uma nota ligeira mas porque trata das listas já apresentadas pelos dois candidatos à Direcção do Belenenses. É que os nomes só por si e na maior parte dos casos, pouco dizem.

Nós primeiro queremos idéias, projectos, só depois quem os vai encabeçar. E confesso que quer num quer noutro aspecto - e para o comum dos sócios - esta eleição, para não variar, pode ser um enigma. Alguns há que se limitam a tentar detectar resquícios de Direcções "malditas" (Ferreira de Matos/Cabrita, Matias), nas idéias e nos nomes apresentados. Outros há que dão o aval imediato aos nomes que estejam mais próximos de certa dinastia. Sendo uns mais radicais que outros, no fundo todos os sócios precisam de referências mínimas. Mas ao que me parece e houvesse algum candidato potencialmente "nefasto", teria sempre boas hipóteses de vingar (como vingaram outros!). Não creio que seja muito o caso, mas lá irei noutra oportunidade.
Outros há ainda que já viram tudo o que tinham a ver (isto é, pouco ou nada do que desejavam) e estão a optar pelo nulo.
Tudo isto mais a tradicional (e bem portuguesa) abstenção são motivos para reflectir.

Mas vamos então aos nomes. Não fui consultar ainda os livros do Acácio Rosa para averiguar o passado de "dirigismo" de cada um dos nomes, pelo que isto vai só de memória. Vou-me cingir aos candidatos à Direcção, por ora.

Na lista de Cabral Ferreira, estou como o Pedro Guedes. Encontro muitos nomes conhecidos, muitos deles antigos e actuais participantes da Mailing List, como o próprio candidato reconheceu em mensagem recente. Assim são nossos velhos "compinchas" o Cabral Ferreira, o Miguel Barreiros e o Vítor Ferreira. Quanto a Ricardo Schedel, só por acaso ainda não tive o prazer de conhecer, para além das frequentes mas impessoais trocas de mensagens na ML. De resto, um familiar meu conhece bem Álvaro Ruas, enquanto que de João Barbosa e de João Gonçalves conheço o que tem sido tornado público sobre os respectivos desempenhos.
Agora de forma mais objectiva, é notório o "contingente" que transita dos elencos de Sequeira Nunes, não só do Clube mas da SGPS (onde estava o Miguel Barreiros) e SAD (de onde saíu João Gonçalves). Notam-se também algumas ausências, como a de Vieira de Freitas, apontado por alguns como potencial candidato. Pessoalmente lamento também a "desaparição" do estimado Salema Garção.
Ao todo Cabral Ferreira apresenta 10 vice-presidentes, sendo que o próprio Cabral Ferreira, o Vítor Ferreira e João Gonçalves poderiam explicar porque têm um número de sócio superior ao meu (belém desnaturado de 31 anos que só se inscreveu para aí aos 6 ou 7 anos). Isto é pirraça!

Quanto à lista que apresenta Mendes Palitos, confesso, não conheço a maioria dos elementos (nenhum pessoalmente). Também conheço quem conheça Mendes Palitos, que como todos sabemos também integrou uma das SAD de Sequeira Nunes. Pelo menos um ou outro dos nomes apresentados é reconhecível como tendo integrado anteriores Direcções. No entanto sobressai o de Miguel Ferreira, filho de um ex-presidente e que tencionava apresentar uma candidatura própria. Que por sinal poderia ser interessante e jovial, dada a idade do consócio, que parece movimentar em certos bastidores do futebol.
No total Mendes Palitos apresenta 8 vice-presidentes (dado curioso e que à partida parece-me mais "saudável"), sendo que o próprio Mendes Palitos mais quatro elementos têm um número de sócio superior ao meu.

Grandes conclusões? Poucas. Bom, uma coisa parece certa, o próximo Presidente do Belenenses terá um número de sócio maior que o meu, apesar de ser mais velho. Curioso!
Quanto ao meu voto e para não perturbar os meus exercícios de reflexão, revelá-lo-ei mais tarde. No entanto (e tal como o Pedro) a proximidade e a amizade que tenho para com alguns dos membros da lista de Cabral Ferreira são factores importantes que seria de muito mau tom escamotear. Mais ainda, já manifestei a intenção de continuar a colaborar tal como tenho vindo a fazer até agora (ok, não revelo o voto mas... já sabem), embora tal intenção seja extensível a qualquer direcção.
No entanto e de momento o melhor contributo e compromisso que devemos ter com o nosso Belenenses é o de promover o debate e o esclarecimento. E para isso, tanto um como outro candidato sujeitam-se!
Seja quem fôr o vencedor, têm muito para fazer para tirar o nosso Clube do estado de "cinzentismo" em que se encontra (como tantas vezes refere o Abel). Que ganhe o melhor e que ganhe o Belenenses na medida do possível. Por princípio não irei aderir à campanha do voto "nulo", mas no que puder tudo farei para que os que protestam possam ver materializados os seus desejos. Se não fôr nesta eleição, que seja na próxima.
Quanto às "hostilidades" que agora se parecem abrir, já lá vamos. Noutro dia.
Para já, convido-os então a seguir a leitura do artigo em baixo.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker