Voltar à Página Inicial

A candidatura de Mendes Palitos



Estive ler com atenção possível ao manifesto eleitoral da candidatura do Dr. Mendes Palitos.
Cherou-me a um déja vu.

Image hosted by TinyPic.com

Digo apenas que existe uma aparente afluência de idéias entre 5 associados que protagonizaram um manifesto eleitoral aqui publicado e este candidato.
Candidato este que à partida, na parte que se refere à apreciação por parte do signatário, protagonizou uma sucessão de tristes episódios com o terinador Marinho Peres, do qual resultou a sua inevitável saída do colégio de membros da Direcção do Belenenses.
O manifesto eleitoral é, no meu enendimento, não um conjunto de medidas, essas sim eu gostaria de ler e de preferência com quantificações nos objectivos a atingir, item por item, mas uma carta de intenções.
E é como tal que deve ser lido ou entendido.Começa por nada falar sobre o modelo de gestão para o Belenenses. ou seja:
1.se um Clube tal como está,
2.se um Clube eclético com redução de modalidades profissionalizadas, se de um Clube direccionado fundamentalmente para o Fuetebol Profissional.
É igualmente omisso quanto à redução de despesas na área administrativa, onde os custos com pessoal são de 32% do total.Além do mais, os 20 objectivos a que o candidato se propõe galvanizar o Clube para patamares superiores surgem algo desorganizados ou mal estruturados na sua sequência, o que em nada augura de bom.Portque é que digo isto?
Simples.
Candidato que se preze, devia começar por explorar o que está de facto menos bem, e não vou dizer o que está mal, porque isso compete ás candidaturas fazer ou apresentar melhor.
A meu ver, existem as seguintes áreas sequênciais pelas quais um manifesto devia ser apresentado como entendível para o comum do associado:
1. Modelo de Gestão do Clube.
2. Prioridades para a SAD e articulação Clube/SAD
3. Articulação entre a SGPS e o Clube
4. Objectivos dos centros de custos como sejam os casos da Área Administrativa e Complexo de Piscinas
5. Metas para a redução de custos nas instalações desportivas.
E dentro de cada grande categoria aqui enunciada, como exercício teórico-académico, surgiriam as medidas a tomar, cada uma delas perfeitamente quantificável face ao objectivo a atingir.
No caso do futebol, existem os itens 1, 3, 4, 10, 11 e 15. E mesmo assim, como é possível começar-se um manifesto eleitoral para o futebol pelo telhado? Veja-se que o objectivo para a área do futebol juvenil surge em 15º lugar em contraponto com os restantes dirigidos ao futebol profissional.
Como se enquadra o Clube no complexo mundo do futebol profissional construíndo uma equipa que não pode descurar os valores que vai produzindo com os jogadores que os empresários lhe queira ofercer e com os jogadores colocados através dos fundos de investimento internacionais?
Sem empresários e estas empresas os melhores futebolistas fogem para outras paragens.
E com que investidores e capitais iriamos contratar?
Todas estas questões são para mim centrais nesta eleição, as quais se não forem devidamente esclarecidas não há votos em consciência, mas um simples tiro no escuro.
Acho engraçado defender-se a democraticidade interna do Clube.
Se ela não existisse, não haveriam eleições, mas de facto a democraticidade interna está ligada ás questões dos sócios, á reabilitação de ex-sócios, dando-lhes prerrogativas para o seu regresso, para já nessa condição e depois para as bancadas.
Mas atenção, sem uma equipa competitiva não há sócios que resistam de uma forma perene.
Ao pretender-se dar mais democracia ao Clube, tal condição passa inexoravelmente pela extinção, por inutilidade, do Conselho Geral.
Ao propor-se o aumento das receitas, do marketing ou do marchadising, há que avaliar os contratos celebrados nessa área, os quais para mim são algo leoninos para o Clube, por impedimento de venda da nossa marca por nós prórios.
Com este manifesto eleitoral, este candidato não me convence nem um pouco.
Voltemos a página e veremeos quem se segue na análise e prometo que falarei sobre a outra candidatura, a qual julgo conhecer bem melhor.
Saudações Azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker