Voltar à Página Inicial

De preferência, ao vivo!



O mundo “virtual”, que hoje em dia ocupa uma parte importante de vários sectores da vida de quase todos nós, acabou também por invadir e tomar conta de uma boa parte da nossa condição de belenenses. É um fenómeno natural que, a meu ver, trouxe benefícios ao Clube e, se bem aproveitado, poderá trazer ainda mais num futuro próximo, assim queiramos e saibamos rentabilizar os trunfos que temos na mão.

Tudo começou há uns anos atrás com a Mailing List que, a breve trecho, veio a tornar-se um importante fórum de reflexão e discussão sobre a vida do Clube e onde todos nós, pese embora alguns (menores) acidentes de percurso, aprendemos a praticar o bom exercício de expôr com civismo e elevação as nossas ideias e a respeitar as dos outros. Seguiram-se os blogues, acompanhando a evolução natural destas tecnologias de comunicação, numa clara demonstração de vitalismo e de actualidade dos belenenses, existindo hoje em dia um apreciável número de “espaços” deste tipo, onde belenenses de todas as idades e dos quatro cantos do mundo onde haja um coração azul contribuem decisivamente para o universo que é hoje o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Esta realidade virtual, se assim lhe podemos chamar, adquiriu uma importância que ultrapassa mesmo os seus próprios criadores, e uma prova disso é o modo como as duas listas concorrentes às eleições que actualmente ocorrem no CFB procuraram relacionar-se com essa mesma realidade. Uma delas, a lista B, onde muitos dos seus membros são “gente da casa”, habituada a debater opiniões na ML e nos blogues, a exprimir as suas ideias e a ouvir as dos outros, manteve o espírito de diálogo que a frequência destes espaços lhe ensinou. A outra, a lista A, com gente de cujo belenensismo não duvido, mas saída dos corredores da “elite” e pouco habituada à “conversa” das teclas, apercebendo-se da importância da “net azul” nela tentou entrar, mas de maneira algo forçada, tardia e, a meu ver, sem sucesso.

É pois inegável o peso e a importância que a “net azul” adquiriu no universo do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Referi já o contributo, que considero inestimável, que a discussão de ideias na ML e nos blogues deu no sentido da democratização do Clube, da sua abertura aos sócios, da motivação destes a uma participação activa. É uma mais valia que o Clube adquiriu e para que todos contribuímos. Mas não fica por aqui, o que já não seria pouco. Embora sendo uma “entidade virtual”, a “net azul” contribuiu para que a “realidade” se fortalecesse e se alargasse. Quantos de nós nos viemos a conhecer “ao vivo” nos almoços da ML ou através de contactos estabelecidos entre os vários colegas bloguistas? Há uns anos atrás, cada belenense conhecia algumas pessoas, que por acaso também eram do Belenenses, dentro do seu círculo de relações pessoais e, quando muito, dois ou três vizinhos de bancada. Hoje já não é assim. Mas ainda há muitos belenenses que não se conhecem e gostariam de se conhecer. Quantas vezes na net não lemos já um texto de alguém, com quem por uma ou outra razão, ou sem ela, sentimos empatia e gostaríamos de saber quem é? Já lá iremos...

É já razão bastante, maior, e muito nobre, em minha opinião, para continuarmos a participar neste movimento, a possibilidade que a “net azul” oferece a todos nós de debater ideias e opiniões sobre o nosso querido Clube e alargarmos o nosso conhecimento mútuo. Mas haverá outras, muitas outras, até porque o futuro do Belenenses passa por aqui, se é que não está mesmo aqui. Faço esta afirmação por três razões. Primeiro, porque uma boa parte dos belenenses verdadeiramente interessados nos destinos do seu Clube e com ideias válidas e concretas está aqui. Segundo, porque este universo é constituído por belenenses de todas as faixas etárias, incluindo uma boa fatia da juventude que é o futuro do Clube. Finalmente, porque este movimento congrega pessoas que pela sua formação, experiência profissional e empenho serão capazes de pôr o seu saber ao serviço do Clube nas várias áreas de competência em que for necessário. Resta portanto juntarmo-nos, e mãos à obra!

Este texto, que já vai algo longo, serve como introdução e tem como objectivo um repto que quero hoje fazer a todos os belenenses deste “mundo virtual azul” e a todos aqueles que a ele queiram aderir para o tornar mais real: VAMOS ENCONTRAR-NOS E CONHECER-NOS! A exemplo do que aconteceu no passado com os célebres almoços da ML (que se mantém de boa saúde, com o que muito me regozijo), por que não fazermos um encontro de todos os membros da ML, blogues e espaços de opinião afins? Fica aqui lançado o repto; quando, como e onde, será assunto que vamos discutir em conjunto, ficando desde já um espaço aberto a todas as sugestões, boas vontades e colaborações.

Este texto, publicado inicialmente no blogue “Cantoazulaosul”, será depois remetido para a ML, e enviado, com pedido de publicação, aos responsáveis pelos restantes blogues afectos ao Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Fico aguardando com interesse, e alguma ansiedade, direi mesmo, as reacções a este desafio. Enquanto elas não chegam, deixo aqui o meu forte abraço azul e a expressão do meu desejo de vos encontrar a todos, em breve, de preferência ao vivo...

Saudações azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker