Voltar à Página Inicial

Eleições e a dança das cadeiras



Este ano é marcado no Clube por ser mais um ano eleitoral e para que o Clube se possa melhor afirmar no espectro desportivo, seria saudável e muito conveniente que pudessem haver mais que uma lista com chances semelhantes em competição para os Corpos Sociais.
De facto, o que se tem passado nos 2 últimos actos eleitorais quase faz desencorajar o mais arrojado em apresentar-se ao acto eleitoral.
Há 5 anos, houve o celebérrimo caso da exclusão admistrativa da lista do então candidato Mendes Pinto.
Neste caso, o celebérrimo Regueira não só excluíu um candidato que me parecia reunir boas condições para um sério debate sobre o Clube, como excluíu os sócios subscritores de tal lista, que no entender dessa figura parda, não reuníam as condições para apoiar tal candidatura e só no minha casa excluíu 4 sócios (eu, a minha mulher, a minha filha e o sócio nº 222, o meu pai), os quais por viverem fora de Lisboa cometeram o "pecado original" de serem apenas sócios-correspondentes, situação esta que foi finalmente revista numa alteração estatutária dando mais direitos a esta categoria de sócios (Nota: sei que sou considerado em alguns meios algo corrosivo, mas se não lutasse pelas boas cuasas não estaria cá a fazer nada).
Tal facto, em minha opinião, condicionou de forma decisiva o aparecimento de outra candidatura no acto eleitoral seguinte.
A situação vigente é pouco saudável, porque na prática fica-se reduzido sempre ás mesmas pessoas que hoje são uma coisa e amanhã outra no Clube, mais parecendo um sucessão dinástica determinada por um órgão que todos sabemos ser o "conselho não-sei-das-quantas" assim o determinar e que de eleições tem nada a ver.

Dede 1981 que temos tido sempre mais do mesmo

Ou seja, estamos confinados a uma dança de cadeiras entre as mesmas pessoas desde algumas décadas atrás sob a égide desse órgão nefasto para revitalização do Clube que é o Conselho Geral.
Pode-se marcar um calendário eleitoral, mas a partir do momento em que se condicionam o aparecimento de outros candidatos que não sejam do regíme instalado, não há debate de idéias, não haverá a discussão do modelo de gestão desportiva, enfim, é um deserto de idéias que convidará, tarde ou cedo, o mais inexperiente a ser Presidente dum Clube como o nosso.
E foi há cerca de 5 anos que se viu a RTP1 em preocupar-se a apresentar o debate dialético entre as duas candidaturas que então se apresentaram ás urnas: Sequeira Nunes e José Farinha.
Convenhamos que 5 anos é muito tempo.
E na altura, a sobranceria de Sequeira Nunes foi tal que no debate televisivo, face à questão formulada sobre exclusão de uma lista por parte do Alberto Regueira, ele declarou muito simpaticamente: "Se fossemos três em competição, ganharia mais facilmente". Esta frase, aliás, é típica neste senhor na sua forma de estar no Belenenses ou a forma como ele interpreta o clube em relação a si próprio, porquanto numa AG não muito distante disse quase taxativamente que "Estarei no Belenenses enquanto me apetecer".

Image hosted by TinyPic.com

Mendes Palitos: o candidato do faz-de-conta

Teria sido bom que aparecesse um outro candidato mais forte e menos comprometido que Mendes Palitos. Assim, quem votar no Cabral Ferreira vai, também, votar no SN, no JB e cias.
E digo isto porque entendo que o candidato Mendes Palitos, por ter já ocupado cadeiras nos jogos de poder do Belenenses em nada pode rivalizar com o candidato Cabral Ferreira, que ora ocupa uma vice-presidência. Nem muito menos pode tecer comentários menos abonatórios a SN, dado que fez parte da sua lista de há 5 anos.

Image hosted by TinyPic.com

Cabral Ferreira: a evolução na continuidade

e o óbvio vencedor numa campanha descolorida

Sem o contraponto de oposição de listas reais, com iguais chances de competição, que não é o actual quadro destas eleições, não há possibilidades reais de discutir o Clube e um modelo alternativo para o Clube que seja presente aos sócios.
E na minha opinião, as duas listas em confronto estão desde há muito comprometidas com um passado que desejava ver ultrapassado.


Saudações Azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker