Voltar à Página Inicial

Frente a Frente - II



Hoje continuarei com as análises das sucintas mas interessantes entrevistas "mano-a-mano" publicadas - em boa-hora - pelo jornal Record. São sucintas, pois, mas tal circunstância permite também avaliar melhor quais são as verdadeiras e mais importantes idéias de cada candidato, longe das "bengalas" que são os respectivos staffs, e porque não, dos próprios blogs que tanto parecem inspirar certos elementos.

Sim, sobre os "blogs" poderia fazer alguns comentários mais, mas não gostaria de perder muito tempo. Há coisas engraçadas. Por exemplo, sugeri a certos elementos afectos à lista A que a dita candidatura se concentrasse em assuntos mais importantes, para bem do Belenenses. E um desses assuntos, que reconheci e reconheço ter sido bem levantado, tem sido a questão das piscinas. Pois bem, parece que aceitaram a "dica", mas com "brinde", pois adicionaram ao seu apartado sobre o Complexo de Piscinas uns quantos comentários meus e de outros consócios feitos noutro blog. Com "vénia" mas sem autorização, para mais sendo evidente a minha "assinatura" e o meu nº de sócio, tal como costumo revelar em cada comentário que faço nos blogs e, mais importante ainda, ao contrário de quem (não) assina os tais artigos. Será o próprio Dr. Mendes Palitos a aceitar "dicas" minhas?
Mas não, afinal não foi senão mais um rocambolesco episódio do relacionamento da lista A com os blogs. Pois se a sugestão de acentuar a questão das piscinas foi aceite, o destaque de 1ª página do site de Mendes Palitos afinal foi para um texto... que me recuso a adjectivar. Chama-se "bloguistas excitados". Mas lá está, foi elegido como assunto importantíssimo de 1ª página. Como também não está assinado, presumo que também seja autoria do candidato, o que acentua a minha desilusão para com o Dr. Mendes Palitos. Enfim, o nível em causa não merece correspondência, pelo que entendo que basta uma leitura do mesmo, será esclarecedora.

Voltando ao assunto de hoje, vamos lá então apreciar o que disseram os candidatos ao Record. Porque não há nada melhor do que pensar com a própria cabeça, diria eu.

O Tema: As Modalidades, os Sócios e as Filiais.

Record - Se for eleito, o eclectismo é para manter? Ou aumentar?

Mendes Palitos - O eclectismo, claro que é para manter, fazendo-se também a avaliação de todas as modalidades. Fomentar aquelas que têm história no clube e nos deram já alguns títulos, sempre tendo por base a formação e tentando reforçar os orçamentos, dentro das possibilidades. E isso poderá ser feito através de novos patrocínios e tencionamos – porque estou a falar sempre em equipa, porque vamos gerir o clube com uma sólida e capaz equipa, liderada por mim – mantê-las e desenvolvê-las. É o caso, por exemplo, do futsal, que é uma modalidade com uma progressão muito grande e creio até que é a modalidade com mais praticantes a seguir ao futebol e na qual o Belenenses vai subir certamente à I Divisão. Vamos acarinhá-las todas. Não vamos fazer política de terra queimada...
Comentário: Parece-me uma resposta demasiado "politicamente correcta", como que a querer reconfortar os mais receosos em relação a uma eventual "sangria" de amadoras. E porque pensarão esses consócios assim?
E como é que isto "pega" com o que diz a sua candidatura (sim, já percebemos que candidatura é uma coisa, candidato é outra)? Não sei até que ponto esta resposta será sincera. Até eu que sou futeboleiro esperaria algo diferente. Como a garantia de auto-suficiência de cada "amadora", por exemplo. Por outro lado vejo que Mendes Palitos acentua a sua "liderança" também nesta área, o que como futeboleiro também me preocupa, já que Mendes palitos também pretende ser o Presidente da SAD do futebol. Será que consegue conciliar as duas coisas? Eu fui dos que apoiou a "chegada" de Sequeira Nunes à SAD, mas tal foi porque não era mais sustentável o vazio de autoridade que por lá grassava (para o qual contribuiu o próprio Mendes Palitos, recorde-se). Porque em circunstâncias normais desejo um Presidente forte para a SAD e que se ocupe apenas de futebol. Que não se tenha de ocupar do último reforço do Andebol ao mesmo tempo. Acho que assim ganha o futebol mas ganham também as modalidades. Mas é claro, isto exige que hajam 2 nomes "fortes".


Cabral Ferreira - O eclectismo faz parte da cultura belenense. Será política da minha direcção, através de investimento correcto e aumento da «sponsorização» manter e, eventualmente, incrementar mais modalidades, desde que não se inviabilize as já existentes e que tão boas prestações têm rubricado. Mais importante ainda é a aposta na formação em modalidades como o andebol, o râguebi, o basquetebol, o futsal e todas as outras: é uma forma de crescer.
Comentário: Neste caso a resposta é sincera e clara, mas diria eu que, já como seria de esperar, não é do meu agrado. Sendo apologista da auto-suficiência e dado que esta já é de certa forma comprometida actualmente, confesso que faz-me muita confusão ouvir falar em incremento de modalidades. Cabral Ferreira diz que "é uma forma de crescer". Eu diria, como já comentei uma vez, que é crescer para os lados e não para cima (no futebol, diria eu). Lamento o humor fraco (concerteza aproveitável por certos "piadistas" da nossa praça), mas traduz fielmente o que penso. Até porque Mendes Palitos, como se viu acima, pouco mais diz. A menos que ainda esteja a ser menos sincero.


Record - Andebol e basquetebol serão de novo as maiores apostas?

Mendes Palitos - O andebol, o basquetebol e ainda o futsal e, dentro das nossas possibilidades, não vamos esquecer o râguebi, que muitas alegrias nos tem dado.
Comentário: Mais "politicamente correcto", isto são o género de coisas que esperaria ler de Cabral Ferreira (e de facto lê-se). Ou será que uma vez mais o candidato pensa uma coisa e a candidatura outra? É porque "aqui" (no Frente-a-Frente) Mendes Palitos parece mais comedido, mais ponderado...

Cabral Ferreira - Todas as modalidades definirão no princípio de cada época os objectivos a atingir com o orçamento aprovado. Regularmente, será avaliado o cumprimento ou não desses objectivos. À partida, o andebol, pelos títulos conquistados, e o basquetebol, pelas recentes prestações, continuarão a ter forte apoio.
Comentário: O que seria de esperar? Em parte. Mas, um grande "mas", introduz um pouco inesperadamente um elemento interessante, a questão dos objectivos. Resta saber quão rigoroso vai ser o controlo dos tais objectivos e dos orçamentos. Contrariamente ao que esperava, Cabral Ferreira foi um pouco mais longe que Mendes Palitos ao responder a esta pergunta.


Record - Como vai ser gerido o futsal? Dando-lhe autonomia?

Mendes Palitos - O futsal, em princípio, vai ser gerido com autonomia de modalidade superamadora, quase profissional e, com o decorrer do tempo, veremos a possibilidade de integrá-lo na SAD, porque se trata de futebol. Mas, como se trata de uma modalidade muito jovem, vamos dar tempo e avaliá-la.
Comentário: Aqui é uma das "cambalhotas" que já vão sendo marcantes. Foi notória a correcção de discurso em relação ao Futsal. De modalidade de viabilidade por averiguar, já quase passa à SAD do futebol, "porque se trata de futebol".
Mas para mim e a bem do futebol propriamente dito, não devo concordar. Nem para bem do próprio futsal. Ao nível dos adeptos, vejo sinergias grandes, vejo uma convergência natural de gostos pelos dois desportos. Mas daí até "juntar" debaixo da mesma SAD... É que não são a mesma coisa, nem são 100% complementares (de vez em quando lá há um bom futebolista que foi bom "futsalista" ou vice-versa). Mais depressa veria com bons olhos a integração da formação do futebol, porque o que mais interessa, os objectivos, aí sim, são convergentes (se não são deviam ser, faço novamente a recomendação ao artigo de Rui Casaca no Jornal do Clube).

Cabral Ferreira - O futsal competirá na próxima época na I Divisão concluindo, assim, o projecto iniciado há dois anos com este objectivo. Terá de definir metas, com o orçamento previsto, de modo a que seja um factor de melhoria da imagem do clube.
Comentário: Em linha com o esperado de Cabral Ferreira, sendo de notar outra vez as "metas" e o "orçamento previsto". Poderá vir a ser mais exigente? Ou será que a subida à Iª Divisão já dá para uns tempos de comodidade? Como o Basquete aqui há uns anos? (que não largávamos o último lugar).


Record - Que tipo de intervenção espera dos sócios?

Mendes Palitos - Espero a intervenção dos sócios e todos somos poucos para fazer este clube ainda maior. Conto com a ajuda de todos, independentemente do seu voto. Após as eleições, somos todos do Belenenses.
Comentário: Ai a "cambalhota" das procurações, ai a pueril e súbita demonização dos sócios da "net"... Não bate certo, não é? Ou será que só somos Belenenses de 2ª até às eleições (incluindo estas, claro).

Cabral Ferreira - Os sócios são a essência do clube. Sem eles não há actividade. E são também «clientes». Urge por isso melhorar a qualidade de atendimento e a prestação de serviços. Satisfazer o «cliente-sócio» é um dos objectivos. Vamos promover mais vantagens e criar benefícios. Os sócios, cuja paixão é implícita, merecem mais regalias.
Comentário: Interessante, mas ainda vago. Interpretou a questão de forma diferente de Mendes Palitos, mas observe-se: Cabral Ferreira escolheu falar do que os sócios deveriam poder esperar de si e do Clube, não o inverso. "Marketing" a funcionar, é certo, mas é sempre melhor que as "pedradas".


Record - E que atenção quer dedicar às filiais e núcleos?

Mendes Palitos - As filiais têm de merecer toda a nossa atenção, na medida em que são lanças espalhadas por todo o País e até pelo mundo. Queremos reforçar os laços com todas as nossas filiais e desenvolvê-las na medida do possível.
Comentário: Muito correcto, mas novamente parece-me pouco... e até algo "deslocado" de algumas idéias que apresenta (ou apresenta a candidatura). O marketing através das filiais, por exemplo. Esqueceu-se?

Cabral Ferreira - Participei com o presidente Sequeira Nunes em algumas das etapas da Volta Azul a Portugal. Os belenenses espalhados pelo País estão ávidos de contactos com a casa-mãe e esta direcção irá promover as relações com as filiais, quer no aspecto desportivo (friso que todas elas são clubes com actividades desportivas) quer no social. O Congresso Internacional é para manter e valorizar.
Comentários: Estou certo que Cabral Ferreira dará seguimento a uma política que foi bem conduzida por Sequeira Nunes neste aspecto. Mas há que ir de encontro aos sócios das filiais, não ficar por encontros de dirigentes. O "dia azul no Restelo" foi um bom exemplo. Para repetir e generalizar.


Concluindo, foi um frente-a-frente algo atípico, com Mendes Palitos na "defensiva" e Cabral Ferreira a avançar com pouco mais na sua postura algo rígida nestas questões.
Curiosamente nesta entrevista destoam do que está a ser a sua campanha, nomeadamente a que se pode ler nos respectivos sites:
- a lista A tem estado muito activa, embora sejam visíveis alguns recuos e correcções significativos (alguns motivados por opiniões dos blogs, nitidamente) que não abonam muito à sua credibilidade e coerência. Já nem falo de certo nível, pois estou em crer que mesmo na lista A haverá quem tenha o bom-senso de pensar, escrever e falar de outra forma. Como o Belenenses, um clube elevado e honrado. Que apareçam!
- quanto à lista B e olhando para o site, é de admirar o tão pouco que por lá se escreveu. Umas linhas de acção, mas uma aposta maior no "endosso" de apoios que vão chegando. É muito pouco, sem margem para dúvidas. Ficam as intervenções devidamente assinadas por um "vice" nos blogs (já não é mau), mas só isso é pouco. Será que o voto em branco ganhará valor? Porquê? Estarão erradamente à espera da auto-destruição da lista A? Mas afinal trata-se de derrotar a lista adversária ou de ganhar o Belenenses?

Já aqui escrevi que votaria B, porque mesmo na minha ingenuidade encontrando 1000 razões para votar A, bastam 1001 razões para votar B. E a diferença de razões é maior, note-se. Ainda que da lista A haja quem queira aproveitar as 1000 para fazer 10000. Mas isso é politiquice. Não quero fazer campanha. Quero discutir estes assuntos com quem quer que seja, sem insultos baratos.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker