Voltar à Página Inicial

Os Belenenses decidiram



Lista B vencedora
O próximo Presidente do Clube de Futebol "Os Belenenses" será o Engº Armando José Cabral Ferreira


A lista B do Engº Armando José Cabral Ferreira foi eleita pelos sócios do Clube de Futebol "Os Belenenses" para assumir os destinos do nosso emblema. Como é habitual, saúdam-se os vencedores, devendo palavras de reconciliação e união a todos os Belenenses, com especial atenção aos candidatos vencidos e seus apoiantes. O Belenenses é um, todos somos Belenenses.

No entanto o acto eleitoral é mais do que uma simples escolha, é o corolário de um largo período de reflexão e debate quanto ao futuro. Se agora escolhemos que o futuro imediato esteja a cargo de Cabral Ferreira, é em seguida chegada a hora de exigir, sem no entanto faltar com o apoio que o nosso Clube sempre necessita, independentemente de quem vence ou perde. Quanto a Mendes Palitos, sem dúvida um apaixonado Belenense, volto a louvar a coragem de ter assumido uma alternativa. No entanto não deixei de anotar certas e determinadas atitudes e certos mas velados intuitos com vista ao mesmo futuro. Tanto mais que algumas dessas atitudes e alguns desses intuitos se fizeram notar, ao que sei, no decorrer do próprio acto eleitoral. Enfim, voltarei a página, mas fica escrita, porque a memória guarda tudo o que pode.


Os Resultados Definitivos

Nº total de votantes: 1718
Lista A - 3036 votos, com 31,2% do total
Lista B - 6567 votos, com 67,4% do total
Brancos - 78 votos, 0,8% do total
Nulos - 62 votos, 0,6% do total


Comparação com eleições anteriores

Nº total de votantes em 2005: 1 718, de um total de 7 934 com direito de voto (abstenção de 78%)
Nº total de votantes em 2003: 1 175, de um total de 7 233 com direito de voto (abstenção de 84%)
Nº total de votantes em 2000: 2 379, de um total de 9 660 com direito de voto (abstenção de 75%)

Listas concorrentes e resultados:

2000
Lista A (José Farinha): 4 364 votos, com 37%
Lista B (Sequeira Nunes, onde se integravam os dois últimos candidatos, de 2005): 7 407 votos, com 63%
Lista Excluída (Mendes Pinto)

2003
Lista A (única, de Sequeira Nunes): 6 357, com 98%

Como notas, é de destacar o relativamente escasso número de votantes em 2005, já de si agravado com a diminuição do número de sócios com direito de voto (relativamente a 2000). A comparação com o acto eleitoral de 2000, tendo ainda em conta a exclusão de uma lista, é elucidativa.
Considerando agora os que votaram, os resultados de 2005 em pouco diferem da vantagem conseguida por Sequeira Nunes em 2000 (sendo de assinalar novamente o facto de Mendes Palitos e Cabral Ferreira terem concorrido por essa mesma lista).
Olhando para os votos brancos e nulos, entre cujas justificações se misturam erros e uma genuína intenção de protesto, não se revestiram, uma vez mais, de particular relevância. Um total de 140, contra 143 em 2003 e 294 (!) em 2000.
Ao contrário do que alguém escreveu nesta campanha, estas eleições não "excitaram" particularmente os Belenenses. E isso é pena. A culpa? De todos e cada um de nós.

Quanto ao acto eleitoral, confesso que quando depositei os meus votos fiquei com a impressão de que a participação iria ser maior. Não o foi. E nestas matérias de participação, urge desde já um apelo, que por hoje entendo como devidamente dirigido ao também recém-eleito Dr. António Machado Rodrigues, próximo Presidente da Assembleia Geral: que chame e cative os Belenenses para uma participação activa, consciente e interessada na vida do Clube!


Sondagens

Quanto a sondagens, a Mailing List mostrou uma vez mais as suas qualidades. A sondagem aí realizada foi a que se mais aproximou do resultado final, embora o peso dos votos brancos e nulos tenha sido naturalmente inferior. Vejamos:
ML: A - 16%, B - 71%, Brancos+Nulos - 8%
Blog CFBelenenses: A - 52.8%, B - 37%
Record: A - 49%, B - 51%
O Jogo: A - 74%, B - 26%
De notar os resultados da última, que deixam a entender que alguém se divertiu como com uma consola de jogos. Os votos de certa lista na sondagem superaram até o número de votantes realmente afectos...


Blogosfera e ML na primeira linha

Quanto ao acompanhamento "virtual" das eleições, atingiu contornos cada vez mais interessantes. No nosso caso, tivémos uma curiosa "triangulação" entre o Pavilhão Acácio Rosa (obrigado Abel) e Sines (obrigado Luís) para aqui deixar as últimas (ver artigos abaixo).

Agora, MÃOS À OBRA!
TODOS!

VIVA O BELENENSES!

Hoje como antigamente
Nada temos que temer
Belenenses para a frente
COM A CERTEZA DE VENCER!



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker