Voltar à Página Inicial

"Por um Belenenses com Alma e Emoções"



Não é meu hábito trazer para aqui cópias de textos de pessoas que não conheço, em especial jornalistas, mas este, em particular, identifica-se no blogue Terceiro Anel como sócio do Belenenses, tendo sido publicado no passado dia 29 de Março, a propósito da reacção negativa da candidatura da Lista A aos bloguistas e a todos os sócios intervenientes neste tipo de espaço da internet.

Image hosted by TinyPic.com

"Contam-se pelos dedos das mãos e são sempre os mesmos apelidos. Entopem furiosamente os blogues, como se antes da Internet não tivessem existido. Verdadeiros cruzados, espreitam um perigo em cada esquina. Elogiam-se os postes de cada qual, com uma intimidade ambígua que remete para outros territórios. Qualquer opinião dissonante, merece-lhes a sorte dos Távoras. São uma, e a mesma face, do Portugal da Inquisição: o que combateu os cristãos novos e os liberais de oitocentos. O que exorcismou as esquerdas de antes de 1974 e, logo a seguir, as direitas. Parecem avençados da Lista B, mas será exagerada a conclusão, porque, quem tem amigos assim, não precisa de adversários. O seu problema será mais do foro psiquiátrico, pelo comportamento compulsivo que evidenciam. Que Deus os guarde no seu autismo. Inch’Alah, que é disso mesmo que se trata. Haja saúde, que bem precisam de tratamento."

Este bonito e educado pedaço de prosa pode ser encontrado no website alusivo à candidatura de António Mendes Palitos à direcção do Belenenses. Tenho duas ideias a transmitir a este senhor.

1 - se tão facilmente se incomoda com opiniões divergentes - como este misto de boçalidade e estupidez bem atesta - e se assim reage a sentimentos e perspectivas de votantes, profere um sério atentado contra a liberdade de opinião que este espaço confere. Mais. Fá-lo em oposição a meros votantes. Como se o combate de alguma eleição pudesse estar na luta contra os eleitores. Além de detestável, consegue patentear uma rica ignorância. Sabe o que podia ter feito? Tentava enganar todos com o charme ou os bons modos que de facto não possui. Eu sei, ia ser complicado. Mas, lá está, nisso o seu programa não mente. Quando você diz que não é homem para calar as suas ideias, fala a sério. Na plenitude da ignorância, claro está.

2 - Não pode querer a internet só para si. Não é possível. Aprenda a viver com a livre opinião dos outros. A verdade, Sr. Palitos, sabemo-la todos. Aliás, é bastante simples, e com algum cuidado pode ser encontrada nas suas próprias palavras. Se alguém entope furiosamente a internet, é o senhor, e isso só acontece por lhe ter chegado à atenção o tal fenómeno dos blogues que tanto detesta. Primitivo esse seu marketing. Infelizmente, debate-se com um outro problema. Estes adeptos existiam muito antes da Internet. Quase todos são sócios, fazem tenções de votar, e a julgar pelos números de sócio, terão direito a uns quantos votos. E agora, Sr. Palitos? Agora tem uma última oportunidade. É que, nisto das eleições, os perdedores têm sempre acesso garantido a último momento de perdão. Podem felicitar os vencedores. Com certeza que o fará. Afinal, e como achou oportuno revelar (para dar uma pinta de saudável conviva da democracia), os da outra lista até são seus amigos. E mais tarde, quando voltar a ser apenas mais um votante, comum mortal por amordaçar, saber-lhe-á bem a livre opinião, a tal que não tinha antes de 1974. Afinal de contas, lembra-se ou não?
Sócio n.º 5276, em nada ligado à outra lista



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker