Voltar à Página Inicial

Vou sair para votar



Caros leitores e leitoras, decidi hoje que não escreverei aqui mais nenhum artigo sobre eleições, salvo este que vos apresento agora.

Este período eleitoral, que ao nível das campanhas constato já estar praticamente encerrado (com as tais "jantas"), passou para mim e do meu ponto de vista por algumas fases distintas, mas com uma tendência certa. Essas fases, diga-se, foram sendo determinadas essencialmente pelo comportamento de uma das listas em particular, a lista A do Dr. Mendes Palitos. Quanto à lista B, do Engº Cabral Ferreira, "bastou-lhe" em boa medida refutar e desmontar alguns dos argumentos do adversário. É este o filme resumido, de que anteontem vimos um interessante e conclusivo "trailer" em debate na Sport TV.

Contra a minha intenção inicial, não vou aqui comentar esse e outro debate, dada a suficiência do último deles para desfazer eventuais dúvidas. Da parte que me toca e desde o início da campanha até agora, o sentimento e o sentido de voto foram-se reforçando cada vez mais em torno do que propôs Cabral Ferreira e a sua equipa, em detrimento do que tentou defender Mendes Palitos, não tendo ainda muito claro qual foi o papel da sua equipa e em que termos, para além da possível influência de outros elementos. O seu "produto final", a sua alternativa, não o foram. Esfumaram-se por entre as próprias contradições, as tantas "cambalhotas".

No entanto aceito divulgar o repto transmitido por um dos poucos "visitantes" que são confessos adeptos da lista A (ou elementos da própria lista, uma vez que as suas capas de anomimato poderão esconder essa condição). Pois é, não devendo abordar de novo este tema, gostaria de fazer os comentários finais, "saindo" em seguida para votar, ainda que seja daqui a mais três dias.
Apelo a todos os Belenenses que vão votar, que vão votar de acordo com a sua consciência. É um Sábado, poderá ser a variadas horas, complementada a ida ao Restelo com um passeio pela zona, das mais apropriadas para o efeito, para quem goste de uma "escapadela" do aborrecimento de casa ou do "stress" dos hipermercados ou centros comerciais. Se têm filhos, aproveitem para mostrar a história que vive em cada pedra de Belém, em cada macia ondulação do Tejo. E porque não, a história do Belém. E já agora aproveitem, mostrem-lhes e ensinem-lhes o que é o exercício dum direito conquistado há não muito tempo dentro dessas mesmas "histórias", o de voto.

Mas faria ainda mais um apelo, aplicável também a mim próprio. Apelo a que todos os Belenenses procurem participar mais activamente na vida do Clube. Que pensem pela sua cabeça e que vão por exemplo às Assembleias Gerais puxar pelas cabeças de quem mais deveria pensar pelo Clube. Aqui o papel do futuro Presidente da Assembleia Geral é determinante, pedindo eu que não tenha pudores quanto à necessidade de maior participação dos sócios. Por favor, não marquem reuniões da AG para maus dias e más horas. Chamem o mais possível os sócios para o debate e, idealmente, a união na diversidade, em prol do nosso Belenenses. O Belenenses não pode começar e acabar quando começam e acabam as eleições.

Deixei por concluir muitos artigos sobre as eleições. Gostaria de ter complementado a série "Mudar as Mudanças", mas constatei que não valia a pena. Com efeito, não é desta que a "mudança" muda muito, muito embora acredite que muitas coisas podrão mudar, para melhor. Para não confundir mais certos "analistas" e porque tais assuntos não perderão validade a partir do dia 10 em diante, a eles voltarei quando fôr a hora de exigir trabalho à nova Direcção.
Ficou também por comentar a quarta-parte dos "frente-a-frente" do Record, sinal evidente da especial atenção dedicada por Hélio Nascimento ao Belenenses ("seu" Belenenses, salvo erro). Palavra ainda para a TSF, a Sport TV e a RDP Internacional, que em boa hora entenderam dar voz aos candidatos deste Clube, enquanto a sua importância (ainda) o permite (a do Clube, claro).

Da minha parte reafirmo, a lista B constitui quanto a mim a única alternativa credível, para crescer, continuando o bom trabalho de estabilização das Direcções imediatamente anteriores, mas desta vez procurando novas e mais distantes metas, sobretudo no futebol. Para inovar, muito para além de todas (e foram tantas já) as fórmulas já gastas que conduziram bons e maus ao marasmo que o nosso Clube vive há décadas, estando até já incorporados "ciclos" de desgraça (as descidas de divisão, impensáveis para quem fundou este Clube). E, por fim, para vencer, esperando eu muitas e nóveis alegrias na modalidade rainha, no desporto-rei, naquela autêntica paixão que faz com que haja Belenenses por todas as partes, que se quer renovada.
Do que peço à nova Direcção, voltarei em breve à carga. Até lá, cumpramos o nosso papel. Vamos escolher qual o futuro próximo do Clube.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker