Voltar à Página Inicial

Música no Restelo!



Hoje a música volta ao Restelo com mais um grande concerto. Desta vez são os Queen, embora sem a sua alma (para mim), o falecido Freddie Mercury. Pessoalmente não faz muito o meu género, embora há uns anos (valentes) fosse uma das minhas bandas favoritas. No entanto implica que o nosso complexo apareça de novo no mapa dos grandes eventos. Adiante veremos como o Restelo tem marcado gerações através da música.

Image hosted by TinyPic.com
Cartaz de apresentação dos Queen+Paul Rodgers

Ainda sobre os Queen diz-se até que o concerto no Restelo poderá entrar em directo nas transmissões do Live 8, o mega-concerto que decorrerá em simultâneo em várias cidades.

Nota: Para quem não saiba e quem não se lembre, o Live 8 visa celebrar os 20 anos do Live Aid (eh pá, também já estou a ficar velhote), um autêntico "Woodstock" dos anos 80 que reuniu praticamente todas as melhores bandas do Reino Unido e Estados Unidos em redor de uma causa: a luta contra a fome em África (se foi eficaz ou não, é outra história). Desta vez o objectivo é mais ambicioso, tentando sensibilizar o G-8 (que se reunirá na Escócia) para a luta contra a pobreza em África (contra as causas, mais que os efeitos).
Mas para quem como eu assistiu em 1985 à maratona de música dividida entre Londres e Filadélfia (EUA), foi simplesmente inesquecível. E os Queen lá estavam, numa das mais memoráveis actuações de sempre. Por isso o Live 8 também quererá fazer uma "perninha" no Restelo, juntando Lisboa à lista das suas capitais.

Mas voltando a Belém, aqui fica uma compilação provisória da lista de concertos que já decorreram nos nossos Pavilhão e Estádio. É impressionante. Grandes bandas, grandes concertos. Para todos os gostos: Pop, Rock, Metal, Punk, Grunge, Indie, Música Brasileira, Música Africana, Música Clássica... senão vejamos:

1978 - Arte & Ofício, Psico, Faíscas
1980 - The Police, Rui Veloso (1ª parte)
1980 - Tangerine Dream, Street Kids (1ª parte)
1981 - Festa do 2ª Aniversário do "Rock em Stock": Street Kids, NZZN, GNR, Jáfumega, Roxigénio, UHF, Arte & Oficio
1982 - Alvin Lee
1982 - Roxy Music, King Crimson, Heróis do Mar (1ª parte)
1982 - Classic Nouveaux, Ferro & Fogo, Street Kids (1ª parte)
1983 - Rod Stewart
1983 - Wilko Johnson & the Solid Senders, Xutos & Pontapés, Aqui del Rock (1ª parte)
1984 - Echo & The Bunnymen, Siouxsie & The Banshees
1984 - Diamond Head
1985 - Marillion
1987 - The Cure, Mler If Dada (1ª parte)
1988 - Xutos e Pontapés
1988 - Jesus & The Mary Chain, Tom Cat (1ª parte)
1993 - Napalm Death
1993 - James, Radiohead (1ª parte)
1993 - INXS
1993 - Bruce Springsteen
1993 - Xutos & Pontapés + Orquestra Metropolitana de Lisboa
1996 - AC-DC
1996 - Metallica, Corrosion of Conformity (1ª parte)
1996 - Tina Turner
1996 - Joe Satriani
1997 - Júlio Iglésias
1998 - Plácido Domingo
1998 - Daniela Mercury
1998 - The Mission
2000 - Pearl Jam, The Vandals (1ª parte)
2000 - Smashing Pumpkins
2001 - Clawfinger
2001 - Rammstein
2002 - Festival Ozzfest: Tool, Drowning Pool, Ill Niño, Ramp, Slayer
2002 - Lenny Kravitz, Macy Gray (participação especial)
2003 - NOFX
2003 - Audioslave
2003 - João Pedro Pais, GNR
2004 - Rammstein, Clawfinger (1ª parte)
2004 - Kassav
2004 - Phil Collins, Mike & The Mecanics (1ª parte)
2004 - Gentleman, Terrakota (1ª parte)
2005 - Festival Deconstruction Tour: Strike Anywhere, Devil In Me, Aside, Only Crime, Boysetsfire, Strung Out, Mad Caddies


De memória (e das bandas que conheço melhor), aqui ficam algumas curiosidades, alguns dos concertos que marcaram a música em Portugal e até a história de alguns grandes grupos (havendo pelo menos 2 álbuns gravados ao vivo no Restelo):
- O mítico e pioneiro concerto dos Police (de Sting e Cia.), então no auge da sua carreira;
- A festa do 2ª Aniversário do "Rock em Stock", comprovando o papel fundamental do Restelo na afirmação de bandas de rock nacionais, que já lá vinham dando concertos desde os últimos anos da década de 70;
- A mítica série de 3 concertos que finalmente consagrou em apoteose os Xutos e Pontapés em 1988 - gravados no álbum "Xutos ao Vivo" que chegou a disco de platina;

Image hosted by TinyPic.com
O álbum dos Xutos "made in" Restelo

- Os ainda relativamente desconhecidos Radiohead a fazerem a primeira parte de James, cujo "bootleg" é material concorrido entre os mais acérrimos fãs;
- O mítico concerto de abertura da tournée europeia dos Pearl Jam em 2000, imortalizado no preciosíssimo "bootleg oficial", editado em CD à venda em todo o lado (tenho o meu, não me canso de ouvir). De assinalar que o concerto inicialmente era para ser no Pavilhão Atlântico, tendo sido emitidos os bilhetes para este recinto... mas a procura foi tanta que decidiram vender mais bilhetes e passar o evento para uma "sala" maior (o nosso estádio);

Image hosted by TinyPic.com
O palco montado no estádio para o concerto dos Pearl Jam

- O último concerto de sempre dos Smashing Pumpkins, etc, etc...

Lembro-me também que o nosso Pavilhão foi durante uns anos a sede de um dos mais badalados "réveillons" de Lisboa (salvo erro com direito a anúncio na TV), contando com a presença de uma lendária escola de samba (salvo erro eram "Os Vapôres do Rego".) Não sei exactamente qual era o nível da coisa, mas que era badalada era!

Restelo com música? Eu gosto! Desde que não se danifique o património... o que sucedeu em certas ocasiões (sobretudo com o relvado do estádio, notoriamente "pelado" quando os concertos eram próximos de dias de jogo). Mas é uma interessante fonte de receitas, na qual já temos experiência invejável.
E porque não associar grandes concertos a festividades do nosso clube? Já aqui falei num caso (bem como na minha página pessoal), que serão os 50 anos do Estádio do Restelo: "Uma sugestão que já recebi seria a de fazer um festival com algumas das grandes bandas e artistas que já passaram pelo Restelo em memoráveis concertos. Como os Xutos e Pontapés ou os GNR... A estes poderia-se juntar a belíssima "prata da casa", artistas azuis como os que demonstraram o seu gabarito na Gala de Aniversário (2003). Neste caso falamos de Carlos do Carmo, Pedro Barroso, a família Câmara Pereira, João Pedro Pais, Luís Represas (que não pode estar presente em 2003) entre tantos outros, não esquecendo os muitos fadistas que são azuis. Que tal uma festa pop+rock mais uma gala de Fado? Aqui também só não valerá a pena grandes vôos. Por excelentes que sejam Plácido Domingo, os Pearl Jam ou os Police (teria de ser o Sting), creio que os "nacionais" chegam e sobram."



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker