Assuntos vários
1. Pagamento de Quotas – antes de mais descancem que não vou falar de pagamentos por MB ou débito directo em conta. Acho que esse assunto já foi por demais discutido e só não está implementado devido ao total amadorismo que gere o nosso clube.
Vou falar sim do final da minha odisseia em relação ao pagamento das quotas. Finalmente e após 5 tentativas frustadas consegui finalmente pagar as quotas. Mas não se pense que isso signifique que tenho comigo as quotas... Pois fui informado que por motivos de contenção económica as quotas dos sócios devedores à mais de 1 ano não foram impressas. Tenho assim um recibo que prova que paguei as quotas sendo que as restantes serão enviadas para casa dentro de “pouco tempo”. Mas não deixa de ser estranho que um clube que gasta quase 1 milhão de euros com “tiro às tabelas” e “futebol para anões” (duas modalidades para aumentar o ego – e não só... - de certas pessoas) ande agora a poupar uma dezenas de euros na impressão de quotas de sócios que embora tenham as quotas atrasadas ainda não estão fora do prazo estipulado pelos estatutos para serem corridos (2 anos)... Até porque casos como o meu devem tornar a impressão de quotas avulsas para cada um muito mais caras...
Enfim são opções que se fazem e terei apenas e só de verificar qual é a definição de “pouco tempo” para quem “gere” o clube...
2. Modalidades de Ginásio – Muitas das modalidades do nosso eclético clube são as chamadas modalidades de ginásio (Yoga, Manutenção, Danças de Salão, Aikido, Capoeira, Budo Karate, Fitness, etc, etc).
Para quem não conhece a realidade dos nossos ginásios deixa muito a desejar ou dito de outra forma, aquilo não oferece o mínimo de condições para a prática das mesmas. Basta ir a um desses clubes mais pequenos como o JOMA ou o Centro Shotokai de Queluz ambos no Monte Abraão para verificar que as condições aqui são muito melhores que as que o nosso clube oferece.
Vem isto a propósito da ida do meu pai ao clube para saber as condições para a prática de uma das modalidades. Começo logo por dizer que foi uma viagem absurda pois um clube que tem 27 modalidades e um site só tem mesmo é de publicitar as condições para a prática das mesmas (horários, professores, mensalidades, etc, etc).
E depois temos de nos debruçar e recordar um episódio triste que aconteceu esta semana com uma menina de 6 anos que praticava ballet e que veio a falecer devido à queda de um espelho. Mais uma vez friso que temos de uma vez por todas de apostar na qualidade em detrimento da quantidade. A qualidade tem sempre procura... a quantidade vai por modas.
E ainda mais importante que tudo isso é lembrar a todos que o desporto é saudável mas que quem o pratica sem condições sujeita-se a acidentes que podem marcar alguém para o resto da vida. É importante que casos como o do campo Nº 3 onde jovens futebolista se lesionavam devido ao mau estado daquilo.
Para terminar este assunto deixo aqui os horários e preços da prática de várias modalidades. Já que quem deve não publica... publicamos nós. E atenção... não se trata de uma tabela feita por mim mas sim distribuída pelo clube. A ausência de símbolos do clube e mesmo do nome do clube não é da minha responsabilidade mas sim do autor da mesma.
3. Reforços de Inverno – este Janeiro fomos presenteados com 2 reforços e 4 dispensas sendo que uma delas foi por empréstimo de um nosso jovem jogador. Não vou comentar seja o que for individualmente mas dá-me a ideia que desde que Cabral Ferreira foi eleito presidente o nosso clube mais parece um entreposto de jogadores que uma SAD.
Em menos de 2 anos a nossa SAD contratou 25 jogadores (Ahamada, Candido Costa, Carlitos, Costinha, Dady, Djurdevic, Fábio Januário, Fernando, Garcés, Gaspar, Mancuso, Manoel, Marco Gonçalves, Marco Pinto, Meyong, Nivaldo, Pinheiro, Ricardo Araújo, Rodrigo Alvim, Roma, Romeu, Rui Jorge Sandro Gaúcho, Silas e Vasco Faísca) e promoveu 3 juniores a seniores (Carlos Alves – temporariamente, Sandro Moreira e Mano). Por outro lado dispensámos/vendemos/emprestamos 28 jogadores (Ahamada, Anderson, Antchouet, Cabral, Catanha, Ceará, Cristiano, Fábio Januário, Fábio Montes, Jorge Tavares, Juninho Petrolina, Lourenço, Manoel, Marco Paulo, Meyong, Neca, Paulo Sérgio, Pedro Alves, Pelé, Rafael, Renato, Rodolfo Lima, Rui Ferreira, Rui Jorge, Sandro Moreira, Tuck, Vasco Faísca e Wilson).
Ora estas contratações se bem que a “custo zero” (cof, cof) custam dinheiro. E no caso das dispensas só os casos de Pelé e Meyong trouxeram alguma coisa para os nossos cofres. Mesmo tendo sido duas boas vendas o saldo é claramente negativo. Para além disso dispensamos Fábio Montes, Jorge Tavares, Neca, Pedro Alves e Rafael que eram produtos das nossas escolas e cuja formação custou muito dinheiro ao clube.
Continuando assim é fácil de ver que os comissionistas (sejam lá eles quem forem...) vão continuar a encher os bolsos e a nossa SAD a endividar-se. É “giro” ver que há jogadores que foram contratados e apresentados com grande alarido por esta Direcção e que já foram a andar...
4. Torniquetes
Muitos de nós temos falado nos torniquetes que seriam a maneira de termos números exactos sobre as assistências dos nossos jogos. E claro que isso seria uma boa medida! O grande problema é termos um estádio com 50 anos e cujas especificações não se enquadram muito nos dias de hoje. A entrada para os lugares seria feita sem qualquer problema com os torniquetes. O problema é mesmo a saída para se ir ao WC ou ao bar tanto no intervalo dos jogos como durante o mesmo. Nos lugares cativos os torniquetes teriam de ser colocados no inicio das escadas mas isso por outro lado levantaria problema de segurança por estrangular a saída caso fosse necessária uma evacuação rápida. E o mesmo se passa na chamada bancada inferior.
Poderíamos colocar os torniquetes bancada a bancada mas isso não controlaria quem entraria sector a sector...
Ou seja por mais volta que dê aqui ao miolo chego sempre à conclusão que o nosso estádio não cumpre as medidas mais básicas hoje em dia exigidas a um estádio.
Podem continuar embevecidos porque muita gente diz que aquilo é um estádio muito bonito mas eu ainda no CFB-SLB constatei in loco que aquilo não tem as condições necessárias para o século XXI. É do tipo Palácio de Versailles... muito lindo mas meus amigos se a bexiga ou os intestinos apertarem façam o favor de se dirigirem ao jardins... (para quem não sabe o P.V. não tem WCs). E o nosso estádio é um pouco assim... uma vista linda por causa do topo sul aberto mas a ventania que essa caracteristica oferece só prejudica a comodidade e até o futebol praticado. Se querem disfrutar das vistas... que tal uns restaurantes e bares por cima do topo norte? De certeza que estavam sempre cheios...
5. Futebol e Ambição
- estamos em 9º Lugar portanto os primeiros da 2ª metade da tabela;
- temos o 10º melhor ataque
- temos tantas vitórias como derrotas
- no confrontos com os nossos rivais perdemos duas vezes com o Benfica, empatámos com o Sporting em casa e perdemos com o Porto também em casa
Um clube com a dimensão do Belenenses só não consegue mais porque é continuamente mal gerido. É impensável que numa cidade e numa região com mais de 1,5 milhões de almas apenas consigamos convencer 10 mil a serem sócios e 3000 a irem ver os jogos de futebol. Nem faço a percentagem porque o número só causaria mais tristeza...
Para terminar deixo desde já a resposta ao anónimos e pseudónimos irreverentes ou santificados que de certeza deixarão a sua marca no haloscan. Pela minha parte não conseguirão evitar que me cale ou que deixe que consigam criar um clima de discórdia entre os Belenenses de modo a que os problemas e erros de gestão não sejam debatidos. Essa estratégia é antiga mas caros anónimos e pseudónimos... onde vocês querem chegar já eu fui e voltei.