Voltar à Página Inicial

'Cantera' de Belém dá frutos



À semelhança do Sporting, o Belenenses é, neste momento, um dos clubes que mais aproveitam os talentos dos seus escalões mais jovens. O clube de Belém conta com quatro jogadores provenientes da formação, nomeadamente Ruben Amorim, Rolando, Gonçalo Brandão e Mano, sendo que os dois primeiros serão titulares frente ao Sporting, que ainda assim surge um pouco à frente do azuis, com Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Yannick, Carlos Martins, Tiago, Custódio entre os prováveis convocados de Paulo Bento.
Aos de Belém pode-se, ainda, acrescentar o Carlos Alves, o Sandro Moreira ou o Tiago que irão ser aproveitados dentro du esquema de adaptação ao profissionalismo.

As condições, evidentemente, não são as mesmas que as dos leões, mas o emblema da Cruz de Cristo sente-se orgulhoso pelo trabalho feito até ao momento. E o futuro promete ser diferente, já a partir da próxima temporada. "Temos algumas dificuldades, infelizmente não podemos ombrear com Benfica, FC Porto e Sporting. Eles têm condições completamente diferentes, ainda para mais agora com os centros de estágios. Mas queremos inverter a nossa situação e para isso é necessário que sejamos mais agressivos no que aos escalões de formação diz respeito", começou por revelar ao DN Miguel Quaresma, coordenador da formação do Belenenses, revelando os planos imediatos para esta área.

"Na próxima época vai ser novamente montado o departamento de prospecção de jovens talentos. Infelizmente neste momento ele não existe, mas tudo vai ser reestruturado. Vão entrar pessoas para o departamento de futebol juvenil, pois esta é uma área onde queremos investir", assinalou o dirigente do Belenenses, revelando logo depois que, neste momento, os craques que aparecem em Belém surgem por indicação de pessoas amigas.

"É esta a nossa realidade. Eles indicam-nos alguns jogadores, nós depois analisamos e tomamos uma decisão. Infelizmente tem sido assim. E depois também é verdade que aproveitamos alguns jogadores dispensados por clubes como Benfica e Sporting", afirmou Miguel Quaresma. À falta de condições de infra-estruturas e financeiras, a aposta tem sido em treinadores capazes de formar grandes jogadores.

"O Rui Jorge [ex-jogador do FC Porto e Sporting], entre outros, está a fazer um grande trabalho nos juniores. Este ano acabámos em quarto lugar e tenho uma reunião marcada com o Jorge Jesus para falarmos na possibilidade de três ou quatro juniores poderem vir a integrar o plantel na próxima temporada. É uma possibilidade, vamos ver", referiu o responsável pelos escalões jovens do Restelo.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker