Voltar à Página Inicial

Ponto de situação à 7ª Jornada



Image Hosted by ImageShack.us



As coisas na tabela classificativa à 7ª jornada começam já a ter um padrão que há muito se adivinhava.
Isto é, as equipas melhor estruturadas começam a sobressair das restantes, havendo já uma décalage assinalável entre duas metades bem distintas da tabela.
Justamente onde acaba a nossa posição actual começa, depois, o afundanço dos demais elementos da tabela.
A metade inferior tem vindo a exibir um nível futebolístico de não fazer inveja ao Belenenses, permitindo extrair-se a conclusão que desses 8 clubes/SAD's, dois descerão de divisão, não sendo crível que saia algum do lote dos actuais 8 primeiros.
Ao mesmo tempo, suponho que de entre os actuais 8 primeiros, 2 a 3 ficarão abaixo do Belenenses, residindo a dúvida na capacidade actual do Marítimo, do qual se pode esperar um competidor mais sério que no ano transacto.
Não creio que Vitórias de Guimarães e Setúbal cossigam manter-se nos lugares onde estão, tanto mais que vêm de uma experiência secundária e com plantéis reestruturados, mais o de Setúbal que o de Guimarães, vislumbrando neste um competidor tipo Paços de Ferreira do ano transacto.
A fazer fé nas últimas notícias, o estado de graça dos remendados como boa gestão que se dizia que tinham foi à vida, assim como tarde ou cedo a corda vai partir do lado do clã Loureiro, o qual para se livrar de mais escolhos em sede de Apito Dourado e afins (Metro, CM de Gondomar, àrea Metropolitana do Porto, etc e etc) farão, sem dúvida, que se agarre aos anéis e que se lixe o clube da rotunda, tanto mais que pode sempre argumentar pertencer ao Conselho Leonino.
Coisas do nosso futebol, onde um presidente de um clube pode ser membro de um órgão de outro clube concorrente das mesmas provas e não só em futebol.
Até no capítulo de goal-average se notam profundas diferenças entre as duas metades, com tendência para sinal positivo, que não é ainda o nosso caso, na 1ª metdade e um claro pendor negativo na 2ª metade. E estou em crer que esta tendência é para se acxentuar e não para ser aligeirada pelo andar do campeonato.

Daqui resulta que Jorge Jesus não pode sequer dar-se ao luxo de perder mais pontos em casa em compita com este tipo de adversários, nem sequer perder pontos como o fez na Figueira da Foz, esperando-se que vá buscar algures os pontos perdidos, que são 5, com a Naval e Braga, em relação aos resultados observados na época passada.
De facto, Jesus procura calibrar as contas por idêntico período do ano transacto.
Eu calibro as coisas com os mesmos adversários e julgo estar mais correcto nesta avaliação.
E já agora, já vai sendo tempo de começarmos a ganhar uns pontos aos tais 3 estarolas, coisa a que Jesus perece ser avesso. A não ser que haja um pacto de "não agressão" a esses clubes...

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker