Voltar à Página Inicial

Não abanem que faz TILT



Caro amigo Luís Oliveira,

Esta história do recado do Juan Carlos ao Chavez, "porque não te calas?", fez-me voltar ao tempo de juventude, ao meu amigo e pastel Lãzinha, craque temperamental dos flippers e um orador de saídas que mereciam o coro num tom enfático e uníssono "Cala-te Lãzinha!".

Para lhe dar um exemplo, certo dia numa estação de metro meti uma moeda numa máquina de sucos e chocolates, como a máquina não deu acesso à gaveta dei uma palmada na empena para a desencravar e o nosso amigo Lãzinha exclamou:

- Cuidado que ainda fazes TILT !!!

Ao que todos responderam:

- Cala-te Lãzinha!

TILT era a penalização das máquinas de flippers por abanão ou impacto sobre a máquina se bem se lembra e implicava a paragem do jogo ou a perda da moeda.

Perguntar-me-á o que é que a história, o Lãzinha ou o TILT tem a ver com o Belenenses?

Para além do bronco ser Belenenses e apesar de não o ver há muitos anos, faz lembrar o andebol quando abana a máquina a pensar que dá o produto e não sai nada, mas quando se espera mais que a máquina pode, dar o abanão resulta em TILT.

Como sabe e já lhe escrevi, senão existe condições é minha opinião "the end", apesar de respeitar os que pensam de forma diferente, sem que tal lhe faculte mais valor que na realidade têm.

Tenho lido muita coisa sobre o tema, críticas e afirmações que não lembra ao diabo, com argumentos veementes e pouco sólidos que mais não são que teatrinho nconsequente de derrotados da vida ou vozes de burro que não chegam ao céu.

Escritos à parte, uma corrente defendeu uma série de items que incluía a abertura de uma conta bancária de apoio ao andebol, garantindo que no site oficial seria publicado o saldo diário para análise e conhecimento dos sócios.

Admito que fiquei tentado a enviar um contributo, como o faço para algumas instituições nesta quadra, até para as iluminações de natal ou actividades conexas, ora uma dezenas de euros ou centena sempre vai dando uma ajuda para a festa.

É certo que me cheirou a esturro algumas afirmações, ataques à direcção e lenga-lengas de mau gosto dos seus admiradores que "virados de pernas para o ar nem cotão deitam" e não é que não consegui ver saldo nenhum? Será que existem assim tantos admiradores do andebol? A avaliar pelos contributos não parece.

Estranho ainda ter lido um comentário cuja autoria não aferi de legitimidade mas que me permito transcrever:

"Volto a este blog nao para dizer "Eu bem que avisei" porque nao gosto de ter razao no futuro do meu Belenenses.
Toda a gente sabe que Cabral Ferreira é incompetente. Toda a gente sabe que Cabral Ferreira tem neste momento uma doença muito séria e que nao quer abdicar porque sente que está a cumprir uma "última missao". Deixei de criticar Cabral Ferreira desde que se soube da sua doença.
Mas o Clube está a definhar e nao posso deixar de me congratular de ver aqui tantos "efusivos Cabralistas" a malharem forte e feito em CF. Creio que temos que ser coerentes e admitir que quando votámos em ABRIL DESTE ANO nos enganámos...e enganaram-se a maioria dos sócios. É bom ver aqui meas-culpas mas infelizmente isso nao é suficiente. Neste momento, a única saída está nas maos do Homem que todos vocês agora criticam: CF. Ele mesmo...terá de ser ele a ver que nao tem condiçoes a a abdicar dando lugar ao Belenenses e sua sobrevivência.
Gostava de ver aqui expressas as opinioes de Cabralistas confessos (e acérrimos defensores) como Luis Lacerda ou Miguel Barreiros. Se estao descomprometidos com esta Direcçao entao poderao dizer livremente o que pensam. Tenho pena de ver que Pedro Santos continua completamente enganado na análise do nosso Belem...dando ainda uma réstia de confiança a Cabral Ferreira. Na vida de associado do Belenenses temos que ter coerência e infelizmente este blog nao a tem. Por último, só 1 desabafo: Cabral Ferreira (ainda assim) é melhor JA Matias que foi de longe o pior Presidente que o nosso Clube já teve. Cabral Ferreira o segundo pior. Qualquer iniciativa de
o derrubar contará com o meu efusivo apoio. Oxalá Gouveia da Veiga esteja ainda disponível para liderar o Clube cortando forte e feio nos custos e eliminando modalidades do Clube que nao têm tradiçao: Ex. Futsal e Basquetebol.
Duarte Ferreira - Sócio 3666 | 20.11.07 - 11:18 pm | # (in Blog
CFBelenenses)

Será que é a pessoa que estou a pensar?

Deixo-lhe algumas preocupações para o caso de se confirmar a autoria do comentário.

Desde quando um conselheiro com responsabilidades no clube se permite a vir a público tecer comentários deste calibre?

É pressuposto um conselheiro dar conselhos quando lhos pedem (a entidade a quem deve aconselhar) e NUNCA vir à praça pública dá-los gratuitamente e contra a instituição que lhe reconhece o mérito para ter essa dignidade.

De facto, o Belenenses que quase bateu no fundo ao regressar à tona não merecia este volte face.

Em oposição a estas querelas insignificantes, mas que minam o clube e traiem a sua primordial função, vi-me confrontado ontem ao jantar, com outra área que o amigo é crítico.

Na natação, não se participa em meetings onde até se atribuem prémios financeiros aos nadadores porque não existe verba para deslocações e estadias, prevendo o orçamento apenas o campeonato de verão, de inverno e clubes, onde o valor limite de 7 e 15 euros, respectivamente por refeição e estadia são negociados à distância de 4 meses para não haver inflação.

A gestão é rigorosa e está tudo planeado ao cêntimo e onde os nadadores estão empenhados nas condições, por exemplo, já podemos ver bancadas próprias oferecidas pelo pai de uma nadadora, onde cada módulo está avaliado em 900 euros (vieram 3 mais um com escadas) quer dizer que os praticantes são empenhados e contribuem efectivamente para as condições do espaço onde praticam, mais que o seu dever.

Os treinadores não recebem a maior parte das vezes remuneração pelas provas e eventos como até o deveriam receber enquanto profissionais, mas não é por esse facto que não acompanham os seus nadadores.

Será que vê semelhanças nas modalidades? Nos modelos de gestão e no rigor orçamental? No apoio efectivo para com a modalidade ou a prática?

A ser verdade e porque sou crente por natureza, pelo menos quando se refere ao Belenenses, apesar de algum cepticismo inerente ao incomum, pergunto-lhe o que raio andam a fazer em algumas modalidades?

Ou será que a direcção não é a mesma ou o orçamento não é o que está aprovado em AG?

É que quando se abana a máquina. ela faz "TILT" como diz o Lãzinha.

Um abraço,

Zé dos Cucos

Nota 1: Agradecido ao pessoal que me fez chegar a foto.

Nota 2: Os meus postais endereçados ao Luís Oliveira têm direitos de autor e já têm pai, portanto não precisam de ser atribuídos a outras pessoas como parece estar a acontecer lá para os lados do Restelo. Quem tiver dúvidas sobre o autor confirme para o meu email zedoscucos@gmail.com .

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker