Voltar à Página Inicial

Carta aberta ás modalidades profissionalizadas do Belenenses



Caras modalidades amadoras,

Eis aquilo que o signatário bem gostava que acontecesse em sede de revitalização e de reafirmação do Clube de Futebol "Os Belenenses"

A vossa sorte é terem quem seja minoritário no politicamente correcto e seja a maioria, alguma dela silenciosa, que vos vai mantendo em actividade no Clube.

Têm, também, a sorte destas eleiçõse serem a vossa morte ao retardador até que apareça um candidato à séria, tipo Rosa Freire, o qual quando olçho para as contas do Hóquei em patins nos anos 80's mandou aquilo à fava. Sem um único ai.

Mas tarde ou cedo aparecerá outro Rosa Freire e pode ser que volte a haver Belenenses.

Daqui até lá, será um faz-de-conta de Belenenses, onde todos se entretêm e de nada sai de um fruto que está prestes a cair da árvore sem que niinguém o apanhe.

Portanto, ninguém me peça para vibrar seja por que vitória seja de alguma outra modalidade enquanto o futebol estiver como está a resvalar direitinho para a segunda divisão e, confesso a minha tristeza por ex-futeboleiros aderirem a uma qualquer modalidade, só para vaidade pessoal ou afirmação não sei bem do quê.

Aliás, se até aqui defendia a pura elminação de muitas das modalidades que por lá andam, da maneira como algumas delas estão internamente a concorrer com o futebol, a fazer dispersar as poucas energias e os baixos recursos financeiros, passarei para uma fase nova e que consiste a apelar à elininação pura e simples de modalidade a modalidade. Sem mais ais.

E aqui os candidatos terão de ser claros. Se querem um Belenenses prestigiado ou um Belenenses que quase nada ganha e onde ganha não se ouve falar.

Mas, enquanto a actual ordem subistir não há Futuro para o Clube e quase que garanto que vamos passar o nosso centenário numa triste divisão inferior, mas com modalidades a darem largas à sua maquiavélica auto-destruição do Clube que as albergou.
O destino que daria ás modalidades ou que gostava que fosse dado:

Modalidades Profissionais
Evolução imediata do basquetebol à condição de modalidade de praticantes tout court e a pagar.

Futsal deve ser intergrada na SAD do futebol, já que tal como na generalidade do Futsal está integrado na FIFA, UEFA e FPF, assim este no nosso Clube, deve ser integrado na SAD do Futebol. Deve a modalidade, dentro da SAD, evoluir conmdicionado aos princípios da primado do futebol sobre o futsal, nem se entendendo tal de outra forma.

Tentava manter o Andebol no nível que tem, com os patrocínios possíevis. Na inversa, evoluíria para o quadro de um classificação tranquila, à Futebol Profissional, ou entrava na liga inferior onde outros já lá têm estado, mas isso até nem os nossos adversários tradicionais querem.

O Rugby...pois bem, o rugby nas palavras do responsável pela secção deveria evoluir para o tão falado Clube de Rugby "Os Belenenses". Alinho nisso.

Modalidades Amadoras
Eliminava de imediato o Voleibol, Golf e Trialtlo.
Mantinha o Atletismo e a Natação mas no mais puro amadorismo.

Praticantes
Budo Karaté, Capoeira, Fitness,Kick boxing e Taekwondo podem ficar, desde que os praticantes paguem todas as despesas e dêem lucro. Se não quiserem podem ir para um health club qualquer ou um SPA.

Opinião diferente tenho da Ginástica e desde miúdo que ía com o meu pai aos saraus de ginática do Belenenses. Ai que saudades desse Belenenses...

Todavia, o suporte da Ginástica terá de passar pelo princípio de utilizador/pagador.

Recreação
Campismo, Dança, Danças de Salão, Hoquei de sala, Hoquei de campo, Pentatlo moderno, Polo aquático, Patinagem artística, Karting, Motorismo, Xadrez e Desporto Adaptado são para extinguir no imediato.

Patrocínios

Quando se fala em, modalidades amadoras, surgem sempre os respectivos arautas da manutenção do actual status quo, com o nível de endiavdamento quase sempre crescente e fundamentam a sua contiunuidade nos patrocínios obtidos,m num afâ para os conseguir e disso se valendo para justificarem a quintinha. Pois bem, para um Belenenses á BElenenses, não é necessário a dispersão de esforços.

Concentremo-nos no essencial e canalizemos os patrocínios que se obtêm para as modalidades em razão do futebol, o qual é a razão de ser e da existência das ditas e, por maioria de razão, de algum prestígio e disseminação pelo território nacional e estrangeiro do nome do nosso Clube.

Os patrocínios, mais a mai nesta crise finaceira, estão pela hora da morte, podendo gerar a falência dum clube se assentar os orçamentos em patrocínios e não em capital humano - lei-se sócios.

E ainda nenhuima modalidadee, até hoje, gerou mais sócios para o Clube.

Leiam-se as palavras do economista Nicolau Santos publicadas recentemente no Expresso.

O economista e subdirector do semanário "Expresso", Nicolau Santos, ouvido por O JOGO, não tem dúvidas em considerar que a crise financeira internacional também vai ter efeitos no futebol português. "A nível internacional, já se começa a ouvir que o Abramovich, o patrão do Chelsea equaciona vender ou o iate ou o clube, do mesmo modo que a seguradora AIG, patrocinadora do Manchester United, renegoceia contratos, e outros milionários, russos e não só, se pensam desfazer de posições que detêm nos clubes. Por cá, sei que o BES se prepara para reduzir os apoios à Selecção e não só, e a PT também. Aproxima-se um ano complicado, e muitos clubes terão dificuldade em reunir os montantes a que estavam habituados a nível de patrocínios", declarou o jornalista.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker