Voltar à Página Inicial

Cansado e entristecido



Ando meio cansado e deveras entristecido com o que se passa no neu Clube.

De repente, dou comigo a pensar que os associados resistentes mais se dão ao trabalho de denegrir o nome dos seus pares que a defenderem o Clube que juraram defender.

A melhor imagem que posso aqui transmitir daquilo em que o meu Clube se transformou é a do Nero a ver Roma incendiada e ele a tocar a sua rabeca, no dia 18 de Julho do ano 64 DC.

Quem é, no nosso caso, o Nero? É uma boa pergunta com vários actores, numa espécie de cumplicidade silenciosa, onde a maioria dos sócios são meros plebeus docilmente manietados pelos vilões a mando dos Neros que por lá temos, sendo autênticas marionetes dos tempos actuais.

E desenganem-se aqueles que pensam que os Neros do Belenenses são só os nomes de proa. Não, há muitos que se fazem emproados, andam em bicos de pés a imitar os sons da rabeca do Nero e vão deixando arder, isto porque os Neros de verdade vão semeando pasto para o incêndio.

Vamos lá ver uma coisa.

Esa coisa de se ser do Blenenses não é bem a mesma coisa que ser-se de uma religião e digo isto porque a minha avó materna foi seduzida por uma dessas seitas que por aí andam e num ápice quase deixámos de ter avó (no meu caso), mãe(no caso da minha mãe) ou sogra (no caso do meu pai), tal era a obsessão por tal seita.

Nós belenenses somos, por naturza, mais fanáticos que os adeptos dos tais do costume e acreditem, ou não, o que matém este Clube ainda vivo é justamente estes sócios resistentes, não descurando também muitos adeptos, afinal em maioria em relação a nós, associados, que, tal como nós, sofrem pelo Belenenses e bem sei disso, porque só em 1983 me fiz sócio tendo, em simultâneo, recuperado a condição de associado para o meu pai, o qual já há muito tinha deixado de acreditar no seu Clube.

Nunca fomos muitos, por natureza, mas éramos seguramente mais fanáticos que os outros todos juntos, quando não o Clube já teria sucumbido a uma morte que o meu pai me anunciou por volta da minha infância/adolescêbncia quando começaram a surgir os primeiros sinais de instabilidade, algures nos meados dos anos 70.

Sempre convivi de uma forma consciente, com a possiblidade de o Clube ser sempre instável, com o futuro mais ou menos ameaçado, com presentes de qualidade duvidosa.

O que não havia nos anos 70 e até anos 80, eram os dirigentes medianos e até medíocres e naquela época também o meu pai me dizia que fulano queria ser presidente do Clube para se promover socialmente para colher benesses de fontes governamentais.

Tivemos muito disso, mas como íamos ganhando e os tempos ainda não eram de amplo de debate, os sócios e os adeptos lá íam engolindo o que lhes davam.

Hoje em dia, já não é assim.

Dantes, só os dirigentes eram objecto de alguma contestação pública, o que era natural, pela visibilidade que emprestaram ao nome. Hoje, um sócio absolutamente normal, como é o meu caso, é, também ele, objecto de contestação pública embora não ocupe um qualquer cargo no Belenenses, limitando-me a transmitir aqui a minha opinião sobre o que penso da Vida do Clube, nas suas múltiplas facetas.

Isto cansa e olho para o que aqui tem sido escrito, para aquilo que sei que outros pensam e vejo a realidade íntriseca de outros clubes comparada com a nossa realidade e verifico que estamos fora da última carruagem do combóio e mais reparo que o combóio está em andamento e nem ainda alçámos a perna para apanhar o primeiro degrau da última carruagem.

Tudo isto me entristece e me deixa cansado e quiçá sem vontade para nada, senão parar e recarregar baterias. Já era para o ter feito, mas nem sei bem a razão pela qual ainda me leva a continuar, recordando-me eu do conselho que dei ao Cabral Ferreira: "vai-te embora, larga aquilo e cura-te". Pois...

Até há pouco tempo pensava que a Mailing List ainda era um local de refúgio de gente sã e com as idéias alinhadas e , afinal, dou comigo a verificar alguma anarquia de idéias, também, naqueles lados.

Afinal, se um presidente do meu Clube bate com a porta sem razões plausíveis, que é que podemos esperar dos restantes associados, face a tão nobre exemplo?

Se, depois disso, me metem lá uma medíocre Comissão de Gestão que tinha por missão poupar dinheiro e nada fez nesse sentido, que esperar deste Clube?

Se, após estas eleições, iremos ficar com dirigentes medianos ou medíocres, conforme o resultado das ditas eleições, nada ou pouco poderemos acrescentar ao mal instalado no Belenenses.

As imagens que vos deixo para ilustrar este meu escrito, tem tudo de actual e se tiverem o previlégio de visitar Roma, como eu já o fiz, verão que á noite, por volta das 22H00 o Coliseu nas suas cores, durante 30 minutos, dá-nos o espectáculo do incêndio que Nero pegou por lá.

Arrepia.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker