Voltar à Página Inicial

Entrevista a Matateu



Existe alguém que nunca tenha ouvido falar de Matateu?????

A título de curiosidade, bastará dizer que foi João Pedro Belo, antigo atleta do clube a viver em Moçambique, quem o descobriu. Matateu chegou em Setembro de 1951, viu e venceu. Estreou-se uma semana depois, a 16/09/51, contra o Futebol Clube do Porto (3-3), e deslumbrou o público das Salésias oito dias mais tarde, a 23 de Setembro - dia de aniversário do clube -, dando uma vitória ao Belenenses com dois golos da sua autoria. Foi levado em ombros.

Conquistou a primeira "Bola de Prata", na época de 1952/53 (29 golos), e outra em 1954/55, com 32 golos.

O "canal do Além" é uma rubrica sobre hipotéticos programas não acontecidos na TV.
Desta vez, o "entrevistado" foi o falecido Matateu.

"Recentemente falecido, o grande jogador que foi Matateu, do Belenenses, é o nosso convidado desta semana para nos falar do Jogo Limpo.

Jogo Limpo - Costuma ver o programa? O que pensa dele?
Matateu - Sabe, eu acabei os meus dias no Canadá e sei muito pouco acerca desse programa.

JL - Mas o que sabe permite-lhe ter opinião?
Matateu - De certo modo, sim. bem vê, eu tenho muita dificuldade em perceber o mundo do futebol que hoje se faz em Portugal. Eu fui do tempo em que só nos faltava levar as balizas ás costas e tive que jogar até depois dos 50 anos para conseguir sobreviver. Hoje só vejo vedetas, oiço falar de milhões e mais milhões, só oiço falar de SADs que continuo a não saber o que são, mas penso serem o nome das empresas do Sr. Vale e Azevedo. É tudo muito confuso para um pobre homem como eu, que dava o litro todos os domingos e não sabia o que era amuar, fazer intrigas nos balneários e amandar bocas para aumentar as tiragens dos jornais desportivos. Como vê, é tudo muito confuso para mim.

JL - Mas acha, pelo menos, que o jogo deve ser limpo, não acha?
Matateu - Lá achar, acho, só que não vejo como é que há-de ser, até porque só quando o jogo é sujo é que verdadeiramente sobem as audiências. Não sei se está a ver.

JL - Estou a ver perfeitamente, e percebo que está desencantado com o mundo do futebol em Portugal e com a maneira como a televisão trata este assunto...
Matateu - Aí acertou em cheio. Eu acho que o futebol deixou de ser desporto para se tornar espectáculo e indústria com regras pouco claras, e a televisão ainda quer fazer mais espectáculo com isso para subir mais as audiências. Claro que quem perde é o futebol. Se calhar, é por isso que ainda se lembram do Matateu.

JL - Com vê o seu Belenenses na actualidade?
Matateu - É-me difícil falar num Clube no qual não me revejo de todo. Sabe, o meu Belenenses era um Clube de gente humilde, de gente de bem, que propagava um fim missionário da arte do Futebol e era por isso que eu e o meu irmão fomos jogar lá.

JL - Isso significa que no actual Belenenses era-lhe difícil, caso pudesse, jogar?
Matateu- Seria muito complicado, porque eu e os meus colegas de então pouco exigíamos ao Clube e este quase nada nos dava. A nossa maior glória era sermos admirados pela qualidade do jogo que oferecíamos aos espectadores...

JL - Mas isso poderia continuar a fazer.
Matateu- Como? Acaso vocês veriam eu ou os meus colegas termos de jogar ao lado de quem ganha milhões e ainda por cima a jogarem pior que nós? Não, felizmente não pertenço a este tempo.

JL - E quanto aos sócios ou até adeptos, não mereciam eles que vocês pudessem fazere algo.
Matateu - Nós estamos a sempre a torcer pelo nosso Belenenses, mas diga-me como seria possível algum de nós jogar para uma plateia vazia...nós sempre jogámos em estádios cheios.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker