Voltar à Página Inicial

Uma entrevista de Gonçalo Brandão




Gonçalo Brandão, defesa do Siena, mostra-se orgulhoso pela primeira internacionalização e agradece ao técnico do Inter de Milão as indicações dadas a Carlos Queiroz. Aos 22 anos, diz-se fã de Bruno Alves, do futebol italiano, e confessa ter uma costela benfiquista


Correio Sport – Estreou-se na selecção nacional frente à África do Sul (vitória por 2--0). Como se sentiu?

Gonçalo Brandão – Bastante bem. Ao início foi complicado, estava um pouco ansioso, mas com o decorrer do jogo senti-me bastante confiante.

– O facto de ter sido um encontro de carácter particular retirou pressão?

– Não. Encarámos o jogo sempre de forma séria e em momento algum pensámos que era um particular.

– Como analisa as críticas feitas ao seleccionador nacional e a alguns jogadores depois dos recentes resultados nos jogos de qualificação?

– Injustas. Ninguém mais do que nós quer vencer e assegurar a qualificação para o Mundial o mais rápido possível. As coisas não têm corrido bem mas temos praticado bom futebol e as vitórias vão aparecer.

– Como foi conviver num balneário com jogadores como Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Pepe, Deco...?

– Maravilhoso. São todos cinco estrelas. Deram-me muito apoio e puseram-me à vontade desde o primeiro minuto.

– Como reagiram os jogadores ao facto de Ronaldo ter dito que se todos fossem como ele Portugal já era campeão do Mundo? Disse isto na véspera do jogo com a Suécia (0-0)?

– Prefiro não comentar.

– Os jogadores estão com Carlos Queiroz?

– Não há razões para o contrário. Temos um grande grupo. Regressámos às vitórias – e tudo vai ser diferente agora.

– É verdade que quase não conhecia ninguém no segundo estágio na Selecção, para os embates com a Suécia e África do Sul [o primeiro foi com a Finlândia, jogo em que não foi utilizado]?

– (risos) Sim, mas agora tive a oportunidade de fazer mais amizades.

– Destaca algum colega em particular depois do que viu durante o estágio?

– Fiquei impressionadíssimo com o Bruno Alves, devo confessar. Está um craque de nível mundial e a jogar assim será titular em qualquer equipa do Planeta. Depois, gostei muito do Maniche, do Deco... Tudo jogadores de grande classe.

– Carlos Queiroz confessou, depois da vitória diante da África do Sul, que tinha apostado com alguns jogadores que 'faria a barba' quando Portugal voltasse a marcar dois golos. Quem foram os apostadores?

– Por acaso, não sei (risos). Só soube disso quando li os jornais.

– Formou-se como central mas tem sido utilizado como defesa-esquerdo. Em qual das posições prefere actuar?

– Não tenho preferência. No início considerava-me defesa-central mas agora é-me indiferente.

– Também na Selecção se estreou como defesa-esquerdo.

– Exactamente. Uma prova da confiança que o ‘mister’ Queiroz tem em mim e na minha polivalência.

– Por falar de estreias: estreou-se a titular com a camisola do Siena frente ao Inter Milão de José Mourinho (derrota por 2-1). No final, o técnico português elegeu-o como um dos melhores em campo. Como se sentiu?

– É motivo de grande orgulho. Estamos a falar de um dos melhores treinadores do Mundo. Falámos um pouco ao intervalo. Disse-me que estava maior [risos], mais forte e com grande personalidade a jogar. Fiquei muito feliz.

– Sente que essas palavras ajudaram à chamada à selecção principal?

Sei que foi Mourinho quem me indicou a Carlos Queiroz. E só tenho a agradecer.

– Está em Itália já depois de ter experimentado a liga inglesa ao serviço do Charlton em 2005. Como foi a experiência em Inglaterra?

– Muito boa. Cresci imenso como jogador. É um campeonato muito evoluído.

– Tem saudades do Belenenses, clube onde se formou? Gostava, de facto, de regressar a Portugal?

Nunca vou esquecer o Belenenses. Claro que gostava de regressar.

– Para actuar num ‘grande’?

- É o sonho de qualquer jogador. Não tenho preferência. O meu clube é o Belenenses. No entanto, quando era pequeno torcia pelo Benfica.

– Notou grandes diferenças entre o futebol português e o italiano?

– Tive a sorte de ter Jorge Jesus como treinador, o que me ajudou muito. Quase não senti diferenças. O ‘mister’ Jesus pode treinar qualquer equipa do Mundo. É muito evoluído em termos de treino e preparação de jogos. Um apaixonado pela táctica e pelo futebol. Os seus ensinamentos prepararam-me da melhor forma.

– Fala-se que pode estar a caminho do FC Porto...

– Que seja o melhor para ele. O FC Porto ou qualquer outro grande só ficarão a ganhar. É um treinador de topo.

PERFIL

Gonçalo Jardim Brandão nasceu a 9 de Outubro de 1986 (22 anos, 1,86m e 72 kg), em Lisboa. Formado nas escolas do Belenenses, onde se destacou pelo seu imponente jogo aéreo, seduz os olheiros do Charlton, que tudo fazem para garantir o seu empréstimo em Janeiro de 2005, então com apenas 18 anos. Regressa ao Restelo mas nunca consegue um lugar na equipa principal de Jorge Jesus. Volta a emigrar, desta feita para o futebol italiano, em que é um dos pilares da defesa do Siena.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker