Voltar à Página Inicial

Ponto de ordem



À laia de preâmbulo

O escriba-mor do CAS faz questão de me pedir opinião de amíude sobre temas quentes do clube e se fosse na conversa estaria a publicar diariamente a minha humilde opinião sobre alguns temas que vão fluindo sem que os ilustres leitores achassem pertinente, mesmo que os frequentadores tenham a consciência do tipo de blogue a que acedem.
Dá-me algum prazer discutir o clube com quem sabe e o seu conhecimento se firme na realidade da vida do clube, na gestão e nos estatutos com especial ênfase no futebol, património e gestão. Não há muitos sócios/adeptos disponiveis para isso mas sempre vou encontrando um número significativo que quer ouvir a minha opinião sobre os temas quentes, incluindo quando não estou para aí virado, o que se transforma em incómodo apenas suportado pelo gosto de falar sobre os Belenenses.
Dia 28 passado pelas 16h30m o nosso escriba-mor (gosto de retomar o conceito e aproveitar para cometer inconfidência), trocou uma série de mensagens comigo sobre a AGE e a sua necessidade. A opinião de abos à partida era semelhante e concluía pelo dispensável da AGE e o meu argumento ou se calhar cenário confirmou-se, pecando apenas por defeito no prazo do arrendamento. Este foi um dos muitos episódios que para nós são previsíveis por força do domínio das matérias atrás mencionadas. Inovação mesmo foi à forma política como foi conseguido e a utilização de recursos duros que cada vez mais começo a pensar se não serão os ideais, face aos interesses instalados para os lados do Restelo.

AGEs

Não fui à AGE apesar de particularmente convidado, porque não lhe atribuí a importância que os promotores sugeriram, porque a achei desnecessária numa primeira análise e no cenario que se verificou garantida, para além dos compromissos pessoais e profissionais já assumidos anteriormente.
Carece de alguma reflexão o recurso a AGEs no Belenenses, pelo ritmo a que se sucedem desde à um ano e meio a esta parte. Por este andar qualquer dia não é preciso direcção e os sócios reunem-se mensalmente para deliberar, seja por conta dos estatutos, seja para decidir o que diz respeito à direcção.

Estatutos

O que interessa e deve estatutária e ordinariamente ser submetido aos sócios, são os orçamentos, as contas anuais e a eleição dos orgãos sociais, de resto só a excepção contemplada nos estatutos deve ser tida em conta. Pois, peca esta direcção em ter pedido uma AGE para tal tema sem que a tenha feito juntar à apresentação de contas em falta e a um orçamento que se justificaria. Resolvia tudo por atacado numa sessão e cumpria com a sua obrigação, uma vez que os seus antecessores se borrifaram para os estatutos. Por falar em estatutos, bem que podia mandá-los publicar ou explicar o ponto da situação, como medida mínima para os consócios em geral e em especial para os que se empenharam no documento.

Medidas e comunicados

Faz tempo que os sócios se queixam dos cartões, dos autocolantes medievais e dos pagamentos por MB e tranferência bancária. O tema foi sobejamente discutido para o reverter para aqui.
Viana de Carvalho anunciou em Novembro/Dezembro de 2007 que o processo de substuição se iria iniciar em Janeiro de 2008 com prioridade para quem aderisse ao sistema bancário/crédito, essa iniciativa falhou. A Comissão de Gestão lançou o pagamento por transferência bancária (juntando duas quotas) e os torniquetes e a iniciativa não viu a luz do dia.
É certo que a renumeração dos associados é um imperativo e a substituição dos cartões também, devendo estar associadas por razões de custos e reorganização da massa associativa que se desconhece os contornos.
Para quando as medidas mínimas?

Alexandre Pais

Lia hoje um “passe curto” que recebi de Alexandre Pais do Record, assumido Belenenses mas nunca o vi pelo Restelo (nem este facto é importante), mas o consócio não anda distraído e sabe o que lá se passa.
Atribuí ele importância à mudança de treinador como resposta imediata e no pós-eleições. De acordo e diria mais, pedi isso mesmo na noite das eleições a Miguel Ferreira e que fosse feito de manhã, almoço com direito às orelhas dos jogadores para um confronto com o Braga à noite aberto e de tensão. Não fui ouvido ou fui com atraso de 24 horas. (quanto às piscinas o nosso Alexandre vem com 3 anos de atraso em relação às minhas pretenções).

Ligas

Vitalis versus Sagres tem sido um fartote.
Por mim estou convencido que o Belenenses fica na Sagres e até à divulgação das equipas nem me dou ao trabalho de preocupar com o assunto. Não vou deixar de dar um olhinho pela pouca vergonha e pelos métodos utilizados pelos adversários. Gosto do estilo bacoco do António Fiúza e da forma como ele não consegue mexer os “cordelinhos” para contratar um treinador, como gosto do outro António, ali para os lados da Amadora que não quer pagar os salários que deve, já não tem jogadores e continua na senda de enganar o fisco, o IAPMEI, etc., depois de embarretar a SS.
Não sei como ficará ou será o destino do Estrela e duvido que o montante das dívidas seja o que está em cima da mesa, uma coisa é certa o rapaz é arguído pelo fisco e tem a suprema lata de apresentar a candidatura à Sagres informando que não cumpre os pressupostos. No mínimo e com uma LPFP a sério não era só a notificação que não cumpre os items, como era uma participação de má fé ao CJ e uma acção judicial por falsas declarações. Veremos os próximos capítulos.

Futebol

Quer queiramos ou não, o plantel tem que avançar para não suceder o que aconteceu no ano transacto. Chega de retardamentos porque atrasar o processo significa ir buscar o refugo e a inflação dos valores de contratação.

Modalidades

Tenho sido questionado sistematicamente sobre as modalidades, com especial destaque pelo nosso escriba-mor. Sobre o assunto falarei um dia destes, mas sempre vou dizendo que numa organização, incluindo as políticas ou de estado, é normal os dirigentes nomeados colocarem o lugar à disposição. Quanto a não serem sócios os dirigentes ou atletas fica para depois, até porque tem a ver com questões estatutários que quiseram fazer passar.

BINGO

Este tema tem muitas vertentes, mas se os ordenados estarem em atraso 24 horas merece notícias no jornal e pedidos de reunião do sindicato com a direcção, este país não existe, este clube não existe é um gozo completo comparado com o que se passa no país e no mundo.
Não me lembro de ter lido este tipo de notícias com o Estrela ou muitos bingos e salas de jogos por esse país fora, muitas delas já fechadas e quando aparecem são meia dúzia de linhas a concretizar o finito, mas fico satisfeito por o Belenenses ser tão grande ao ponto de se falar em salários em atraso com esta inusitada velocidade, pena que o pessoal do futebol que é o nosso principal negócio não tivesse essa atenção, bem como os restantes clubes.

Ricardo Ferreira demite-se

O difícil seria conjugar duas forma de estar diferentes e pensamentos antagónicos.
Nada demais ou a explicação para o meu sorriso quando li a lista de candidatura.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker