Voltar à Página Inicial

O desabafo de um consócio



Notas Prévias:

Este post tem como inspiração um e-mail da autoria do Nuno Libânio.

Sob autorização do autor e porque concordo em absoluto com os pontos 1 e 2 deste desabafo produzido na Mailing List do Belenenses pelo nosso consócio Nuno Libânio a nossa difrença de opinião, neste momento, está apenas no ponto 3.

Este mail teve como causa próxima a pesada derrota com o Paços de Ferreira, coisa que muito indignou toodos os sócios e adeptos do Belenenses, tendo servido de pretexto para que os nossos dirigentes tivessem aproveitado o ensejo para manteremm a confiança no actual treinador.

A prudência aconselharia a,no mínimo, sob a matéria tivessem optado pelo silêncio, já que tem sido essa a postura da Administração da SAD quando as coisas não correm bem, dando aso a que os jornalistas inventem notícias sobre nós para preencherem a nossa quadrícula nos respectivos jornais.

Não estou completamente de acordo no que ao ponto 3 diz respeito, mas estou crente que se eu e ele nos sentássemos na mesma mesa conseguíamos chegar com a maior das facilidades a um consenso sob a matéria.

No seguimento daquela triste derrota esperei alguns dias para reflectir o que se está a passar no clube:

1- OS SÓCIOS

Fico surpreendido pela reacção dos sócios após a recepção ao Paços de Ferreira tirando a Fúria Azul, muito poucos contestaram os jogadores, o treinador ou mesmo a Direcção, assumindo uma postura de conformismo, aquela de deixa andar e nada há a fazer porque não há dinheiro. Mas esquecem-se que equipas com muito menos dinheiro fazem muito mais do que esta, inclusive aquela que jogou contra nós com jogadores que mandámos embora.

Normalmente, quando vou ao futebol assumo uma postura de low profile, mas este jogo tirou-me do sério larguei a minha cadeira e tive de ir contestar o treinador, pelo que ele representa pelas suas ideias, mas essas vou dissecá-las mais abaixo.

Neste ponto quero falar sobre a postura dos adeptos ou falta dela, o que me deixa muito apreensivo em relação ao futuro. Neste jogo cheguei mesmo a trocar uma palavras com um outro consócio que argumentava que esta equipa era de 8 tostões e que com 1800 sócios a assistir, nada havia para fazer. Argumentei que se não há nada a fazer contra uma equipa com o Paços de Ferreira, o melhor seria não entrar em campo e preparáramo-nos desde já para a 2ªliga.

Noutros tempos este treinador não tinha o discurso que teve como se tudo fosse natural, noutros tempos teria levado um apertão, que equacionava logo a sua saída. Mas o conformismo é tanto que nada é feito e o futebol (ou falta dele) é natural, e dos 1800 sócios como o outro argumenta no próximo serão 800, eu sou um deles. Não pactuo com o conformismo mas não quero fazer parte dele.

2- O TREINADOR

Pior que os resultados são as exibições, eu não gosto de perder mas pior que perder é ver aquela equipa a jogar, neste caso a não jogar. Uma equipa que não corre e alheia-se do jogo, mais vale não entrar em campo. Mas o treinador é o responsável?

Em grande parte sim porque é responsável pela estratégia implementada, pode-se argumentar pela qualidade dos jogadores, mas se puséssemos a equipa de râguebi a jogar futebol faziam mais do que esta.

O futebol que esta equipa pratica leva-me a pensar que não devem treinar, os jogadores não correm, os laterais não ultrapassam o meio campo, os médios são lentos, o futebol é baseado no toque curto sem qualquer profundidade e quando chegam aos últimos 30 metros, não sabem o que fazer à bola, ninguém desce tudo é feito lentamente ou então previsível.

Tudo isto é mal demais para ser verdade e mais grave do que isso, é não constatar a proclamada progressão que o treinador advoga, bem pelo contrario de jogo para jogo as coisas vão piorando.

É POR ISSO QUE TREINDADOR TEM DE SE DEMITIR OU SER EMPURRADO PARA TAL IMEDIATAMENTE, a sua continuação é só um agonizar desta situação e um prolongar de tempo o inevitável, é que não é preciso ser bruxo para adivinhar que este treinador não vai chegar até ao fim da época. Quanto mais tempo ele se mantiver maior será a dificuldade em mantermo-nos na 1ª liga, e menor será o numero de sócios e numero de espectadores.

3- A DIRECÇÃO:

A SAD do Clube Futebol “Os Belenenses” deveriam tomar de exemplo o que aconteceu num dos clubes da 2ª circular neste caso o Sporting e deveriam fazer o mesmo, isto é, a culpa não pode morrer solteira além da DEMISSÃO DO TREINADOR, exige-se a DEMISSÃO DO VICE PRESIDENTE MIGUEL FERREIRA, E DO SECRETRÁRIO TÉCNICO TUCK. O primeiro porque a sua demissão já vem tarde, o que é que este sr. percebe de futebol? Só se for daquele dos matraquilhos!

Quanto ao Tuck, ocupa um lugar à qual não o vejo com capacidade para tal, e isso é demonstrado pela total inércia que existe no departamento de futebol.

É por esta razão que estou apreensivo em relação ao futuro!

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker