Voltar à Página Inicial

O perfil ideal do treinador



Por Nélson Neves, treinador de futebol
Muitas das vezes costumamos ouvir falar na rua, nos cafés, etc, por exemplo "aquele treinador é que era o ideal para o clube".

Então mas e o que é isso do treinador ideal? E que perfil deverá ter?

Pois bem daquilo que aprendi e vou aprendendo deixo-vos aqui a minha visão sobre o que deve ser o perfil do treinador ideal.

Deve ser educador, principalmente aqueles que estão mais ligados à área de formação, devem-se preocupar não apenas em orientar os seus jogadores dentro de campo, mas também em incentivar os futuros craques a concluir os seus estudos, a mostrar as armadilhas da carreira e orienta-los na sua conduta pessoal.

Deve estar atento aos sistemas tácticos, devem ser estudiosos do assunto e ficarem atentos às novas estratégias de sucesso empregues pelos seus colegas treinadores.

Deve estar sempre aberto a novas metodologias de treino para aumentar a capacidade competitiva dos seus jogadores e não fazer sempre o mesmo tipo de treino.

É também importante que o treinador se adeque e se prepare para a imprensa pois normalmente esta é feroz. Deve saber falar com a imprensa e saber lidar com os problemas do dia-a-dia que cercam as equipas.

Os treinadores não precisam de ser "hackers" em informática, mas precisam estar familiarizados com os recursos que a tecnologia oferece: informações, softwares para as mais diversas finalidades.

E por fim ter uma visão holística. A meu ver uma das mais importantes competências que um treinador tem que ter.

O treinador tem que tentar ajudar o jogador sabendo quais as as suas fraquezas, angústias, medos e outros vários aspectos que acabam por interferir no estado emocional e, consequentemente, no seu desempenho. O treinador deve saber trabalhar de forma integrada, com bons interlocutores, dentro de uma visão interdisciplinar.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker