Voltar à Página Inicial

Os direitos de naming de Stamford Bridge



Notas Prévias:

Ando na saga de procurar receitas alternativas ás receitas normais do meu Clube, o qual conta, como se sabe, apenas do seguinte: receitas da quotização, que dantes chegava para tudo, incluíndo uma excelente equipa de futebol, e agora dá para coisa nenhuma com a explosão do ecletismos profisssionalizado; receitas de venda de artigos avulso; receitas do bingo e pronto, não há mais receitas para ninguém.

Interrogo-me porque é que ainda não temos um sponsor para as camisolas, ou seja, para o futebol e einterrogo-me da razão de termos sponsors para as modalidades profissionalizadas e não há tal no futebol;

Interro-me da razão pela qual não vendemos o nome do Estádio a uma empresa que queira investir no Restelo, o dito naming, palavrão pelo qual se qualifica a venda da palavra Retelo pelo da marca de uma empresa. Tão simples quanto fazer cartas convite a uma série de empresas para o efeito.

E para que tal fique bem claro, o naming dos estádios é algo que já passou de moda, tornando-se uma fonte de receita habitiual nos clubes da Premiere League e de outras divisões no futebol inglês, assim como o é nos clubes saxónicos e ibéricos, com excepção de Portugal, on de, por norma, andamos todos a dormir na formatura, com execepção do Braga, que já tem a AXA a facturar 1,5 milhões/ano pelo naming do Estádio de Braga.

Quando correm rumores que Roman Abramovich pode estar interessado em vender o Chelsea FC, Ron Gourlay o substituto de Peter Kenyon como novo chefe executivo do clube pretende trazer novas ideias para no sentido de expandir as fontes de receita. O investimento inicial de Abramovich serviu para adquiri o clube e construir uma equipa competitiva, no entanto a fonte terminou e actualmente o Chelsea luta para saldar os mais de 780 milhões de Euros de dívidas (ao seu proprietário/sem juros) e perdas anuais de mais de 70 milhões de Euros.

Os actuais responsáveis do Chelsea constataram agora que embora tenham construído um equipa vencedora, esqueceram-se de planear o futuro, algo que os seus rivais de Londres, Arsenal e Tottenham não descuraram, através do planeamento e construção de novos estádios. Eis alguns dados fizeram despertar os dirigentes do Chelsea:

■ O estádio do Chelsea (Stamford Bridge) tem capacidade para 42.000 espectadores, o Emirates Stadium do Arsenal para 60.000 e o novo estádio do Tottenham em construção terá capacidade para 58.000 lugares. Para não falar dos 75.000 de Old Trafford e dos 70.000 planeados para o novo estádio do Liverpool.
■ O Chelsea em 07/08 gerou aproximadamente 80 milhões de Euros em receitas de bilheteira, o rival Arsenal no seu novo estádio conseguiu alcançar os 105 milhões de Euros, uma diferença que se acentua quando o preço mínimo de um bilhete no Emirates é de 37€ e em Stamford Bridge de 50€.
■ Devido à zona de implementação do estádio do Chelsea, não existe possibilidade de e xpandir ou aumentar a actual capacidade do estádio. A construção de um novo estádio poderia significar o dobro da dívida actual do clube e respectivo aumento das perdas anuais, isto se o projecto fosse suportado pelo dono do clube sem o acréscimo dos juros.
Desta forma Ron Gourlay anunciou que o Chelsea pretende vender os direitos de naming de Stamford Bridge por cerca de 165 milhões de Euros pelos próximos 15 anos, ou 11 milhões de Euros anuais. O maior negócio efectuado em termos de direitos de naming num estádio pertence ao Arsenal, com o naming do Emirates Stadium a render 100 milhões de Euros por um período de 10 anos, ou 10 milhões de Euros por temporada.

A venda dos direitos de naming dos estádios de futebol explodiu no inicio da década através dos clubes Alemães. Em Portugal este tipo de receita continua a não ser aproveitado por diversas razões. O Estádio AXA do SC Braga é a excepção, gerando 1,5 milhões de Euros por ano, no entanto O Benfica poderá estar a negociar um contrato de cerca de 6 milhões de Euros ano, o que a acontecer colocará o clube ao nível dos maiores clubes europeus em termos de receitas provenientes da venda do naming do seu estádio.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker