Voltar à Página Inicial

O endividamento e retorno financeiro do Real Madrid



Segundo o relatório e contas do Real Madrid referente ao exercício de 2007/2008, as dívidas do clube alcançavam os 563 milhões de Euros, sendo que 22% correspondiam a dívidas de curto prazo, enquanto as receitas batiam recordes chegando aos 365,8 milhões de Euros, sendo que os custos salariais representavam 46% desse valor. Nos últimos 7 anos, as receitas do Real Madrid aumentaram 165%, passando dos 138 milhões de Euros em 2001 para os actuais 365,8 milhões de Euros, isto já sob a primeira época galáctica de Florentino Perez.

Segundo o anterior presidente Ramon Calderon, nos cofres do clube ficaram 90 milhões de Euros, mas Perez contraiu mais uma série de empréstimos; 60 milhões de Euros que financiaram a sua campanha eleitoral, 76,5 milhões de Euros à Caja Madrid e 85,5 milhões de Euros ao Banco Santander, ambos para financiar contratações. Como garantia bancária, foram dadas as receitas provenientes dos direitos de transmissões televisivas, onde o contrato com a Mediapro prevê um pagamento de 157 milhões de Euros ano, durante as próximas 7 temporadas.

Desta forma para financiar a segunda época galáctica, o presidente Florentino Perez terá ao seu dispor 316 milhões de Euros para contratar novos jogadores, sendo 162 milhões de Euros provenientes de empréstimos bancários. Deste valor e até ao momento já foram gastos em contratações cerca de 244 milhões de Euros; Cristiano Ronaldo (94), Kaká (65), Benzema (35+6), Raúl Albiol (15), Negredo (5). Mas a grande aposta de Florentino Perez, prende-se com o retorno que estas grandes contratações podem trazer em termos de marketing e merchandising.

A quando da passagem de David Beckham pelo Real Madrid de 03/04 a 06/07 o clube aumentou as receitas de merchandising em 137%, estimando-se que durante os 4 anos da sua presença no clube tenha gerado receitas de mais de 400 milhões de Euros ao clube, em venda de camisolas e merchandising relacionado. As estimativas para a nova época galáctica indicam que apenas com Cristiano Ronaldo e Kaká, o clube pode gerar mais de 120 milhões de Euros em receitas extra anuais. A corrida já começou, numa semana em Espanha 2.000 camisolas de Kaká foram vendidas ao preço de 85€, imagine-se quando abrir o mercado Asiático.

É de prever que as receitas do Real Madrid sofram mais um aumento considerável sob o comando de Florentino Perez e da sua equipa galáctica número 2, no entanto a questão prende-se com o gigantesco aumento das dívidas do clube e se o retorno previsto será suficiente para cobrir as dívidas do clube, que após os empréstimos desta temporada, subiram para os 725 milhões de Euros. Mas o factor chave em todo este projecto é a conquista de títulos, em particular a Champions League.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker