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5 direitos dos adeptos como investimento futuro



O futebol movimenta milhões, criando outros tantos empregos e transformando todos habitantes e adeptos do planeta em potenciais consumidores. O adepto de futebol tem direitos que devem ser respeitados, sobretudo levando em consideração que o futebol deve sua magnitude às imensas multidões. Desta forma os clubes, tendo em vista um investimento futuro, devem adequar as suas estruturas e iniciativas aos anseios e necessidades dos adeptos.

A criação de excelentes condições para os adeptos traz resultados financeiros e desportivos como se constata nas inúmeras iniciativas da “Premier League” inglesa, do Barcelona e no Brasil do Internacional. O adepto, cada vez mais exigente, irracional e apaixonado, capaz de distorcer a realidade pelo seu clube, deve ser tratado como protagonista.

Os 5 principais direitos do adepto como investimento futuro

[1] As competições devem possuir regulamentos transparentes e critérios técnicos, bem como arbitragem justa e independente.

[2] Os bilhetes devem ser vendidos de forma organizada, sendo garantida a celeridade, eficiência e segurança na venda. A mesma deve ser feita em diversos locais e por diversos meios (ex. internet).

[3] Os estádios devem ser acessíveis por transportes públicos, devendo possuir como infraestrutura: estacionamento, restaurantes, WCs, etc… Tudo, com acessos amplos, facilitando a entrada dos adeptos além de assegurar acessibilidade aos deficientes.

[4] O adepto tem direito de receber informações claras por recepcionistas, ou funcionários do clube, bem como o direito de acomodar-se num assento confortável e numerado. A numeração deve corresponder à do ingresso.

[5] Finalmente, a segurança deve ser garantida no interior e exterior dos estádios. A mesma deve estar presente durante, antes e após as partidas, com policiamento visível, monitorização por câmaras e limitação do acesso a adeptos sem ingresso.

Estas medidas trarão, além de benefícios aos adeptos, uma fidelidade ao clube, aos eventos e aos seus participantes. Adeptos bem tratados são sinónimo de estádios e cofres cheios, independentemente dos resultados desportivos, da venda de bilhetes, de direitos TV, ou de produtos licenciados. Percebe-se o resultado do respeito aos direitos do adepto pelas receitas da “Premier League” inglesa, a terceira mais rentável do mundo (atrás das norte-americanas: MLB – Basebol – e NFL – futebol americano).

Os jogos da Liga Inglesa têm em média uma ocupação de 91% , independente da classificação do clube, e em alguns casos, como o Manchester United 100%. Esta fidelidade coloca 9 clubes ingleses entre os 25 mais ricos do mundo, 2 entre os 10 mais valiosos nas diversas modalidades e 3 entre os 6 com maiores patrocínios.

O respeito pelos adeptos conduz ao resultado desportivo, como se apreende de exemplos como o Barcelona que é o actual campeão do Espanhol, da Copa e da Supercopa da Espanha, da Uefa Champions League e do Mundial de Clubes; e o Internacional que conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2006, a Copa Sulamericana em 2007 , tendo sido em 2009, vice-campeão Brasileiro e da Copa do Brasil. Assim, mais do que atender aos direitos da imensa comunidade de adeptos, a atenção aos seus anseios corresponde a um investimento com retorno financeiro, de visibilidade e em títulos.

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