Voltar à Página Inicial

Ranking de patrocínios nas camisolas 2009/10



Notas Prévias:

Andamos nós aqui e aolá aflitos para termos um sponsor das camisolas do futebol.

Olhando para o que estes clubes recebemanulamente, qualquer verba que já ouvi falra do limite mínimo pelo qual se está disposto assinar uma contrtao de sponsrorização é quase nada.

Mas como arealidade desses emblemas também é oda diferente, sendo certo que cabe aos outros tentat imitá-los e não o inverso.

Apesar dos recentes recordes batidos em novos contratos de patrocínios nas camisolas pelos gigantes europeus Manchester United, Liverpool e Real Madrid, o relatório da Sport+Markt relativo às receitas totais provenientes desde tipo de patrocínio, demonstra apenas uma ligeira recuperação em relação aos valores do ano anterior. Espera-se a recuperação total e um aumento significativo neste tipo de receitas apenas em 2009/10.

Segundo a consultora, na temporada de 2008/2009 as receitas geradas pelos clubes das 6 maiores ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Holanda), provenientes de patrocínios nas camisolas, alcançou um total de 395,5 milhões de Euros, apenas mais 2,3 milhões do que na temporada de 2007/08, mas ainda inferior ao total de 2006/07 que se situou nos 405,3 milhões de Euros.

Os clubes da 1.Bundesliga geraram um total de 108,6 milhões de Euros, que no entanto representou menos 5,2% que na época anterior. No mesmo sentido os clubes da Premier League registaram uma queda, arrecadando apenas 83,5 milhões de Euros, tal como os clubes Franceses, que fruto das restrições a publicidade relacionada com alcool e jogo, tiveram uma queda de 12,2 milhões de Euros, para um total de 37,8 milhões de Euros. Em contrapartida, os clubes Espanhóis, Italianos e Holandeses registaram aumentos no valor total deste tipo de patrocínio.

Ranking de patrocínios nas camisolas 2009/10 (valores anuais):

1.CF Real Madrid (Espanha) / Bwin – 25 milhões de Euros
2.Liverpool FC (Inglaterra) / Standard Chartered Bank – 22,5 milhões de Euros
3.Manchester United FC (Inglaterra) / Aon – 21,5 milhões de Euros
4.FC Bayern Munique (Alemanha) T-Home – 20 milhões de Euros *em renegociação
5.FC Schalke 04 (Alemanha) / Gazprom – 12 milhões de Euros
6.Chelsea FC (Inglaterra) / Samsung – 11,6 milhões de Euros
Em média, os 112 clubes das 6 maiores ligas europeias recebem 3,5 milhões de Euros por ano em patrocínios nas camisolas, embora só 108 tenham iniciado as respectivas ligas com patrocinador. Em termos nacionais, é de registar que apenas FC Porto, Benfica e Sporting conseguem alcançar o valor de 3,5 milhões de Euros gerados pela média dos 112 clubes europeus, enquanto os clubes de topo do Brasil conseguem dobrar o mesmo valor.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker