Voltar à Página Inicial

Mini-defeso e a Explosão Azul na Blogosfera



As contratações de Dezembro/Janeiro já têm tradição no nosso futebol (o português), não sendo poucos os clubes que a elas recorrem para tentar colmatar lacunas entretanto evidenciadas. Na maior parte dos casos não é razoável pensar que tal é devido a um "upgrade" dos objectivos estabelecidos no início da época mas sim porque de uma forma ou de outra o cumprimento desses mesmos objectivos, no que já correu do campeonato, é discreto ou mesmo medíocre. No caso do Belenenses eu diria que foi... discreto, tal como já descrevi em artigo anterior.

Assistimos então a um "mini-defeso", com uma breve interrupção da Superliga e a chegada de reforços. Independentemente da quantidade e qualidade desses reforços, uma paragem deste tipo permite sempre um "carregar de baterias". Sobretudo em termos de expectativas dos adeptos, é quase inevitável (quase, repito) pensar que algo vai melhorar. Pensar, esperar ou sonhar. E falo dos resultados, é claro.
Da minha parte penso que de facto podemos melhorar, mas não tanto como a maioria parece esperar (quanto a sonhar, nada muda, sonho com muitas vitórias). Olhando por exemplo para as expectativas que depositei na maior parte dos reforços de pré-época (com uma ou outra excepção), não deixo de ficar desiludido:

- Um dos melhores marcadores da época passada, Rodolfo Lima conta agora com um solitário golo;
- José Pedro tem sido irregular;
- Lourenço idem, mas mais pelas lesões graves que contraiu (seriam de esperar?);
- De Cristiano, confesso, não esperava nem mais nem menos;
- De Cabral não esperava muito mais, sendo de facto melhor que o reforço anterior. Mesmo assim é difícil que volte a ser o Cabral de outrora;
- Amaral e Juninho Petrolina têm sido mais regulares, embora Juninho não tenha conseguido a influência que esperava.

No quadro geral salvou-se a (re)descoberta da veia goleadora de Antchouet, responsável pelo bom número de golos marcados pela equipa. Mesmo assim, não fossem os golos excedentários em certos jogos (na medida em que não foram relevantes para os pontos conseguidos), o saldo total seria bem negativo dado o impressionante número de golos sofridos. Seria quase tão mau como por o exemplo o do Penafiel... que afinal de contas só está a 1 ponto do Belenenses...
Enfim, há que trabalhar... mas se calhar com ênfase no "aperfeiçoamento" do tal 4-4-2 e na "terceira dimensão" (ver artigo). Vocês sabem do que estou a falar! :)

Em seguida e ainda em jeito de "balanço" de 2004 não podia deixar de referir capítulo especial, onde por sinal se insere este mesmo blogue: a expansão do Belenenses na Internet. Apareceram novos blogues, os que já existiam consolidaram-se e o site oficial elevou a quantidade e qualidade dos seus conteùdos (bem como o jornal).
Quanto aos espaços onde regularmente participo, assisti a um certo "arrefecimento" da Mailing List, mas mesmo assim mantém a subscrição de mais de 100 membros, volvidos praticamente 7 anos sobre a sua criação.
Quanto ao Canto Azul, no momento em que escrevo deve estar a atingir as 6 000 visitas, confirmando o seu lugar especial no "universo" azul. Uma vez mais, parabéns à equipa. Ainda por cima quando a chegada à barreira dos 5 000 não foi há muito.
Para 2005 tratámos de dar uma cara nova ao blogue, embora sem grandes alterações de conteùdo (nesse aspecto estamos em crer que bastará manter o nível, os leitores assim o dizem). Aqui ficam alguns dos retoques:
- Alteração de cores: embora não muito significativa, foram substituídas certas cores... não azuis. Para um Canto mais Azul.
- Inclusão de um link para adicionar o blogue à lista de sites favoritos: serve para tornar um tudo nada mais prático o processo. E a respectiva visibilidade talvez ajude quem aqui volta mais vezes, para acabar de uma vez por todas com "esquecimentos" do endereço.
- Inclusão de um link para imprimir o blogue: também para facilitar, ainda que marginalmente.
- Inclusão de um link explícito para a página de cada artigo (no final dos mesmos): sobretudo para quem quiser imprimir cada artigo (só o último por exemplo).
- Na página de cada artigo (que abre em nova janela) foi omitida a barra de links para evitar a impressão de páginas desnecessárias. Foram ainda incluídos links para enviar a referência do artigo por e-mail a amigos e para imprimir o artigo em causa.
- Os comentários pelo Haloscan já apareceram um pouco antes, facilitando - e muito - os contributos dos leitores.
Mais melhorias estão na calha, sendo avaliada a sua utilidade.

Vamos lá então "tratar da saúde" a 2005.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker