Voltar à Página Inicial

Belos tempos...o tempo do debate passou



Parece que foi ontem que no Verão de 2004 abandonei o debate na Mailing List por efeitos de uma turra com um Amigo meu.
E como não queria ter mais turras daquelas, optei por abandonar a Mailing List.
Hoje, digo eu, e certamente que alguns do meu tempo o dirão também, que tempos daqueles não voltam mais, tanto mais que havia um aceso debate entre os diversos membros da então Mailing List, com trocas de opinião sobre o que cada um pensava sobre o caso específico aventado por determinado membro.
O debate era aceso, mas simultâneamente cordial, amigável e de entreajuda na busca da melhor solução para cada caso concrecto. Cada um acrescentava uma ou mais sugestões a cada proposta inicial. Era giro, civilizado e elevado.
Ainda me encontro lá registado e ainda vou lendo o pouco que por lá se escreve.
Tem uma virtude excedentária aos blogues. É em circuito fechado, não "obriga" aos editor do e-mail como obriga ao editor do blogue a ter maiores precauções na salvaguarda da Imagem do Clube.
A Ml do tempo de 1998 ou 1999 não sei já bem até 2003/04 era um espaço cujo debate nada tem a ver com o que muitas pessoas acrescentam na caixa de comebtários, muitas vezes nada tendo a ver com o post, artigo de opinião então publicado.
Recorri ao blogue para obviar tais tipos de turras. E é certo que fui incentivado a abrir esta loja.
Mas os tempos do debate do Clube com pessoas como Salema Garção, Henrique Amaral, Pedro Guedes ( o pai da ML), Rui Castelo Mendes, Hugo Henriques, Vítor Ferreira, Cabral Ferreira, Alexandre Trindade, Nuno Dominguez, Jorge Carvalho, Luís Silva, etc e etc e desculpem os outros cento e tal não citados, os tempos do debate à séria, dizia eu, eu já lá vão.
Os blogues ou a facilidade de se criar um blogue, desviou a atenção do essencial para o acessório. E o essencial é o debate da Vida do Clube, prsetigiando-o sempre, sejam quais forem as condições e não um de permanente bota abaixo só porque não se gosta de A ou B.
O acessório, aquilo que nem Mialing List ou blogue devem fazer é serem um campo de pseudo intelectuais ou intelectuais de meia tigela, os quais de repente, julgam terem eles descoberto aquilo que já antes era uma realidade: o Belenenses com todas as suas virtudes e todos os seus defeitos próprios da sua identidade. Que se quer própria e não uma fotocópia de algo ali ao lado, tipo fastfood.
Não é no blogue que o debate existe. E a falta de educação por parte de alguns é desmesurada.
Aqui, o que mais há são tentativas de esforço e agressões verbais pelo singelo facto de o signatário, até ver, ainda pensar pela sua própria cabeça.
Leio barbaridades e como tal de três uma, ou apago-as, ou apago e faço banir o autor da barbirade ou liminarmente faço banir os autores de barbaridades.
A lista de banidos já é extensa e o Haloscan não comporta mais que determinado limite.
Este blogue não nasceu em razão da vossa existência, mas do prestígio e da imagem do Clube de Futebol "Os Belenenses", o qual ao pé de vós é um gigante não passando as vossas mentes de algo tipo "Mentes Brilhantes" (a Michelle Pfeiffer que me desculpe).

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker