Voltar à Página Inicial

Gonçalo Brandão e Eliseu na selecção A



Notas Introdutórias:

Deixo-vos aqui um artigo de opinião expresso pelo Hugo Henriques na Mailing List do Belenenses, o qual é publicado coma devida autoriazção dele. Adiciono, igualmente, o testemunho na primeira pessoa de Gonçalo Brandão para se perceber como não aproveitamos as camadas formadas nasequipas de juniores.

Isto que ora tem vindo a suceder nas nosas escolas de formação tem sido um desbaratar de jogadores que mete impressão.

O Gonçalo Brandão esteve no Belenenses desde os seus 6 anos, conforme ontem li no Record e o Fernando Sequeira nem quis ouvir qualquer argumentação dele e do pai (redator do Record) para ele continuar. Não se lhe conhecem tiques de vedeta.

O Eliseu foi um problema gerado pelo Jorge de Jesus.

Mas leiam a opiniãpo do Hugo para não ser sempre eu a malhar nisto.

A. Opinião de Hugo Henriques

Esta chamada do Gonçalo Brandão e do Eliseu à selecção "A" pode ser encarada como mais um desperdício do clube no que diz respeito á formação de jovens jogadores. No entanto, eu tenho uma visão diferente disto e é uma realidade não só no Belenenses, mas também noutros clubes portugueses que não os 3 eucaliptos.

O Gonçalo Brandão mesmo sendo pouco utilizado no Belenenses sempre foi presença constante nas selecções jovens. De qualquer forma, é um facto que conheceu vários treinadores e que nunca se impôs com nenhum deles.

O Eliseu, a quem reconheco valor e garra dentro de campo, depois de saber as atitudes que tomou relativamente à sua renovação pelo Belenenses, acho muito bem que o tenham mandado à vida!

Reparem no caso do Rolando. Esteve 5 anos no Belenenses mas nunca prestou, lá foi sendo chamado de vez em quando às selecções jovens mas quase sempre para aquecer o banco (e não se esqueçam que o Rolando com a saída do Filgueira e depois do Wilson, foi sempre titular indiscutivel). Mal foi para o FCP, já é chamado à selecção, é um grande central, blá, blá...

Tudo isto para dizer que em Portugal, tal como em quase tudo o que diz respeito ao futebol, em termos de selecção nacional só interessam 3 clubes e os clubes no estrangeiro. O resto é m... Alguém está a ver o Eliseu e o Gonçalo Brandão a serem chamados à selecção mesmo sendo titulares indiscutivel no Belenenses? Eu não! Mas agora que jogam nesses colossos europeus chamados Málaga e Siena, já lá estão!

O Mano se estivesse a jogar da forma que está (a mim está a surpreeender-me bastante pela positiva) num clube qualquer do estrangeiro (mesmo que fosse o Pontevedra ou o Cesena) também era convocado. Mas se continuar no Belenenses, nunca há de lá chegar...

E esta situação deve-se a quê? Interesses de empresários? É que isto não é um problema exclusivo do Belenenses...

Enfim, isto é só mais uma das muitas coisas sujas que abundam no futebol português...

B. Gonçalo Brandão na primeira pessoa:

Realmente, quando apareci, o F.C. Porto quis assegurar uma cláusula de opção com o Belenenses. Foi algo entre os clubes, mas tinha mesmo um acordo, sobre mim e sobre o Ruben Amorim. Mas entretanto, a transferência não se concretizou», recorda Gonçalo Brandão, em conversa com o Maisfutebol.

Manuel José saiu do Belenenses mas Gonçalo Brandão e Ruben Amorim continuaram a conquistar espaço. «O Augusto Inácio também apostava em nós, mas acabou por sair. Depois, acabei por sempre emprestado ao Charlton, algo que eu não queria depois de tantos anos a crescer no Belenenses. Nos anos em que lá estive, fui sempre capitão de equipa, mas depois saí e quanto voltei, já não foi a mesma coisa», explica o central.

«Na vida só se consegue chegar longe com trabalho. Essa situação no Belenenses nunca foi por falta de empenho da minha parte. Nem guardo rancor ao treinador. Aconteceu. Agora, continuo a achar que se calhar, a mentalidade dos clubes é olhar primeiro para fora e só depois para dentro. O Eliseu também esteve no Belenenses mas só está a chegar agora à selecção», concretiza o actual jogador do Siena./div>

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker