Voltar à Página Inicial

Cândido Costa: «Ninguém anda feliz»



Cândido Costa é um dos nossos capitães da equipa de futebol profissional e é um dos jogadores que mais sabe interpretar o ser belenense dentro daquela equipa, exibindo todo o seu espírito raçudo na abordagem aos jogos.

Todavia, nos últimos tempos, parece ter desaprendido de jogar à bola, tendo perdido velociadde nas pernas e aparentemente denota alguma frustração pelo status quo da equipa.

E não foi só ele que desaprendeu de jogar à bola. Jorge Jesus do qual fiquei hoje a saber que anda amargurado com a sina que está a acontecer este ano ao Belenenses, deixou ainda assim lá 10 jogadores e nenhumd deles está a ter 1/3 do rendimento que teve com JJ.

Outros jogadores já externos ao Belenenses andam, também eles, amargurados com o que de mal se vai passando pelo Belenenses e é ver declarações públicas de Eliseu e de Ruben Amorim.

Não quero pensar que haja da parte do Cândido Costa ou de qualquer outro jogador intenção deliberada para estar a jogar mal, como tem estado.

É algo que concedo não estar a acontecer.

Tenho a acerteza que o "jogar mal" naquela equipa é uma emanação daquilo que os jogadores parece já terem feito sentir em algumas instâncias de não perceberem que é que o treinador pretende deles.

É aí, efectivamente, que bete o busílis da questão: a clara falta de sintonia enter treinador e jogadores, dando no que está adar.

E pelos contactos que tenho, existe a quase convicção que a não operar-se um milagre, vamos mesmo descer de divisão.

É uma inevitabilidade para a qual chamei aqui a atenção no jogo treino efectuado no Bonfim em Agosto de 2008, embora tenha visto e lido muita gente contente com o resultado (2-2).

Em 20 de Novembro, Cândido Costa dizia isto:

"Olhávamos para a tabela, víamos quatro pontos, mas agora estamos mais perto da 'confusão', o que dá outro moral. Com isto os jogadores ainda vão dar mais e jogar com outra confiança, porque a pressão negativa é diferente da pressão positiva", defendeu o jogador que deixou claro que o próximo adversário - Setúbal na segunda-feira - vai ter tarefa difícil.

"Estamos a subir e a começar a jogar entrosados, com muita atitude dentro do campo. Não vai ser fácil, a partir de agora jogar contra o Belenenses", realçou Cândido Costa, destacando que o Setúbal é uma equipa recheada de bons jogadores. "Tem um bom treinador, que eu conheço, e têm bons jogadores. Esta época já jogámos duas vezes contra eles, em particulares, um empatámos e outro perdemos. Os jogadores do vitória podem desequilibrar e dar a vitória à equipa deles", advertiu.

A forte presença de adeptos no Estádio do Restelo, na passada segunda-feira, deixou a equipa surpreendida e segundo Cândido Costa foi mesmo "motivo de conversa no balneário". "No último jogo tivemos aqui muita gente, para o que é normal no nosso estádio, e isso reflectiu-se em nós. Queremos continuar a jogar com a presença desta massa associativa", pediu o jogador, revelando que vários sócios lhe mostraram a sua satisfação pela primeira vitória do Belenenses esta temporada no campeonato nacional.

Agora, diz isto, em função do penúltimo lugar na I Liga, ou seja, o Belenenses piorou de 20 de Novembro para cá:
Cândido Costa não esconde a tristeza por ver o Belenenses no penúltimo lugar da Liga Sagres, assumindo que 'ninguém anda feliz. Nas últimas épocas tivemos um percurso diferente. A ansiedade vai da experiência de cada um e da forma como lidamos com as emoções. Ninguém pode esconder-se, temos de dar a cara como nos bons momentos'.

O defesa acredita que a paragem no campeonato pode ser um tónico para a desejada recuperação, se bem que um resultado mais positivo ante o E. Amadora (os azuis empataram 2-2) poderia ter feito a diferença.

'Se tivéssemos ganho era melhor. Estes dias serão bons para trabalhar as coisas que estão menos bem, para aparecermos mais fortes', sublinhou, salientando a importância que teve o estágio de Quiaios. O defesa/médio dos azuis deixou ainda um apelo ao adeptos: 'Não baixem os braços e continuem a apoiar-nos.'

Pergunto: porque é que desaprendeu de jogar à bola, ele que tão bem o fazia?

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker