Voltar à Página Inicial

Um olhar sobre as Eleições 2009



Notas Prévias:

Em um ou outro comentário aqui recebido, observo que os leitores deste espaço supõem que o facto de eu ter um blogue dedicado ao Belenenses teria, se calhar, na opinião deles, que ser isento, imparcial ou não emitir uma opinião sobre as eleições.

Esquecem-se esses que isto é um blogue, portanto, uma página pessoal dedicada ao que eu e convidados pensam do Clube de Futebol "Os Belenenses" em cada momento da sua Vida. E nunca me dei conta que em relação aos que aqui escrevem ou escreveram ter exercido um qualquer tipo de orientação ou de censura. Isso faço eu na moderação de comentários, apenas para que não devassem uma coisa que faço com carinho pelo Clube.

Por sua vez, o signatário viveu largas dezenas de anos com forte componente política ao ter aderido em determinada fase da minha vida a um partido político, o qual, por sinal, está agora no poder.

Eu, como sou do contra, isto é, quando todos os independentes deste país reentraram para lá, eu saí, justamente porque reprovo projectos pessoais que não estejam sediados na participação da vida cívica que é assim que entendo a política em todas as suas vertentes.

Ora, esta minha passagem pela política obriga-me a ter opinião sobre tudo o que rodeia e não me refugiar no politicamente correcto e é isso que me faz pena eu não ver no Belenenses, onde a maioria alinha pelo politicamente correcto.

Eu que tendo já 57 anos, desde há muito que entendo que o País devia ser entregue aos jovens. Penso o mesmo em relação ao Belenenses, mas confesso-vos que me faz uma tremenda confusão ver determinada candidatua com alguns jovens por lá alinhando pelas velhas idéias qu têm norteado o Clube nas últimas dezenas de anos.

Ou seja, os jovens do Belenenses com apetites de poder mais não personificam que o status quo em que o Clube tem vivido e é isso que me aflige. Onde está a lufada de ar fresco que devia ser protagonizada pelos jovens?

Estamos em período eleitoral, onde a máxima de uma pugna eleitoral se baseia no ditado "Quem não é para elas, não se mete nelas", e observo uma confrangedora ausência de debate de idéias entre candidatos, os quais se limitam a umas entrevistas aos órgãos de comunicação social, vindo o outro a reboque quase plagiando o que o primeiro antes disse e, depois, em vez de lançar algo de novo, a chamada inovação no debate, não senhor.

Prefere, aqui sim, entrar no esquema do ataque pessoal ao seu parceiro da pugna eleitoral, sendo certo que, a meu ver, os sócios eleitores são tudo, menos burros, e quem assim pensa só pode esperar perder o acto eleitoral, no dia 18, se nada houver que decida em contrário.

Um debate de idéias consiste na discussão do que cada candidato propõe de diferente para o Belenenses e não consiste em plagiar o que determidao candidato disse ou escreveu, ofuscando-se o outro na manifesta falta de idéias em contrapor algo de diferente.

Falta, també, algo que apimente a campanha eleitoral, por forma a gerar o intersse dos eleitores, neste caso dos associados e, também, da opinião pública.

E aqui Viana de Cravalho ao ter aberto o seu jogo, e sem atacar nada ou alguém, disse ao que se propunha em todas as vertentes do Clube (Património, SAD, Modaliaddes, Fundação, Associados e por aí fora).

Depois, veio Barbosa falar e quase disse o que o Viana tinha dito, só que de forma mais tosca e rebuscada que em nada contibui para o debate de idéias.

Convenhamos que Viana de Carvalho teve, se calhar, a sorte de lhe sair primeiro na rifa em ser entrevistado pelos órgãos de comunicação social, obrigando Barbosa a escudar-se no evasismo de idéias diferentes do adversário da pugna eleitoral.

Verifico que Viana de Carvalho teve a preocupação de fazer anunciar o seu site de candidatura, coisa que, por exemplo, desconheço em relação ao do seu opositor, se é que existe, embora um associado me tenha dito que parace que já viu algo em algum lado. Como não tenho o poder da adivinha...

Também Viana de Cravalho preferiu ter uma relação com diversos blogues, enviando informação diversa, coisa que aqui recebi, apesar de aqui vos conefssar que tenho evitado aqui colocar posts de propaganda recebida da candidatura de Viana de Carcvalho apenas porque isto é um espaço pessoal dedicado ao Belenenses.


Portanto, verifico que houve da parte de Viana de Carvalho uma maior abrangência em relação aos sócios, que incluíu uma missiva particular em jeito de circular pelos associados. Missiva que me chegou ontem na caixa do correio.

Não observo tal atitude da parte do outro candiadato que se limita à possível campanha na área das quintinhas do Restelo, terreno onde ele terá alguma influência.

Portanto, a lamentar a falta de debate de idéias, debate esse que a haver seria difícl de progonosticar um vencedor já que quando falam fazem-me lembrar as figuas de Hergé: Dupond e Dupont.

Já tomei posição favorável à Lista A, mais pelos componentes da lista que pelo aliciamento do programa.

Dão-me mais garantias de seriedade do tratamento das questões e dão-me mais garantias para o Futuro do Clube.

E por falar em seriedade na abordagem das questões, não significa tal que não reconheça o seu mérito à acnidadtura da Lista B, mas lá está, numa época em que os números aflam mais que as pessoas e no interesse das instituições, tenho mais confiança num economista que num indiferenciado.

E por falar em Futuro do clube, um e-mail aqui recebido ontem fez-me lembrar que o futuro do Clube e da SAD se joga mais no em Maio que nestas eleições, pelas seguintes razões:
1. a 7 de Maio realiza-se a AG da SAD que elegerá os órgão sociais para o triénio de 2009/11, sendo certo que Deus nos ilumine para sabermos escolher quem é que queremos da Adminsitração da SAD e
2. a equipa de futebol joga o seu futuro próximo na Liga Sagres, sendo que uma descida de divisão nos garante uma tremenda dor de acbeça, não só para a SAD, como para todo o Clube e é bem verdade que esta Comissão de Gestão em nada contibuiu para a estabilidade do Clube na Liga Sagres.

Não sei se haverá, ou não, um terceiro candidato ou se o tribunal decide adiar o nosso futuro. E aí fica tudo estragado, porque se estas eleições já eram para terem ocorrido o ano transacto, imagine-se agora se forem realizadas em função dos tempos da Justiça.

Que Deus nos acuda.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker