Voltar à Página Inicial

Os objecivos de Viana de Carvalho



Suponho que já encontrei razões suficientes para optar pela lista de Viana de Carvalho, além do que mal iria o meu Clube se, na SAD, tivesse de levar com o João Barbosa. Opções pessoais.

O Clube, a definição de uma Estratégia, o Património, as Modalidades e a SAD


Ex-"vice" financeiro no último mandato de Cabral Ferreira, o economista, de 54 anos, decidiu avançar às eleições de dia 18 em nome de um projeto que garante ser razoável. Licenciado em 1979 pelo ISCTE, em Organização e Gestão de Empresas, o sócio n.º 1747 está convencido de que o Belenenses vai ficar na Liga, mas deixa um alerta aos eleitores.

RECORD - Porque razão tomou a decisão de candidatar-se à presidência do Belenenses?


VIANA DE CARVALHO - Nesta altura de crise que o Belenenses atravessa achei que o melhor contributo que poderia dar ao clube era formalizar uma candidatura e proporcionar aos sócios uma opção para a Direcção. Penso ser um dever dos sócios chegarem-se à frente e darem a cara para ajudar o clube. Foi essa a motivação, além de querer continuar algum trabalho que foi pensado na altura da candidatura do eng. Cabral Ferreira e que, por razões infelizes que todos nós conhecemos, acabaram por não se concretizar. Havia uma série linhas que queremos explorar.

R - Assume, portanto, uma linha de continuidade em relação ao malogrado eng. Cabral Ferreira?

VC - Não, não se trata de uma linha de continuidade. Havia ideias e uma série de questões que foram pensadas e debatidas, mas que não foram implementadas. Portanto, esta será uma nova linha sem esquecer que tanto eu como o Miguel Ferreira fizemos parte da última Direção do eng. Cabral Ferreira. Logo, pensamos aproveitar e desenvolver algumas das ideias que ficaram por concretizar.

R - Considera que essas ligações da sua lista ao passado recente do clube serão uma vantagem ou desvantagem na hora dos sócios decidirem em quem votar?

VC - Olhe, cada cabeça sua sentença. Tive muita honra de servir o Belenenses na Direção do eng. Cabral Ferreira que, alguma forma, acabou mal começou pois tomámos posse em maio e, em junho, deram 7 meses de vida ao presidente. A partir daí, foi uma situação muito difícil e desgastante em termos psicológicos e de trabalho. Mesmo assim, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora já que me deu um conhecimento muito grande do clube e uma perspetiva exata do dia-a-dia. Portanto, considero tratar-se de uma vantagem.

R - Porque motivo os sócios hão-de votar em si e não no seu adversário?

VC - Basicamente pelo nosso projeto, que é estratégico, coerente e integrado. Além disso, defende o património do Belenenses até às últimas consequências e é um projeto desportivo, sendo suscetível de puxar este nosso sentir o Belenenses para patamares muito mais altos daqueles que têm sido alcançados nos últimos tempos. Se os sócios querem mudar e, de facto, querem mais do que têm hoje, só têm uma alternativa que é votar em nós!

R - A tónica do seu discurso é, portanto, a mudança...

VC - O clube precisa de mudar no dia 18 e, de facto, a avaliação que fiz num artigo de opinião em Setembro, para o jornal Record, confirmou-se em absoluto. Defendi na altura que uma Comissão de Gestão não era boa para o clube, dei a cara pela minha opinião e disse que o clube precisava de uma cara eleita pelos sócios. Devia ter havido eleições e, se calhar, se isso tivesse acontecido não estávamos na situação em que estamos. A realidade dos factos, hoje, veio dar-me razão.

R - No seu programa eleitoral propõe-se apostar numa equipa profissional competitiva que possa lutar pelos primeiros lugares da tabela. Dada a conjuntura atual, com a equipa nos últimos lugares, acha possível fazer isso já na próxima época?

VC - Penso que devemos tomar boas decisões e as boas decisões tanto se tomam em alta como em baixa. Uma das questões que consideramos essencial é termos bom-senso, pragmatismo e tomar boas decisões sem andar ao sabor do vento. Só sabendo exatamente o que queremos fazer é que poderemos construir o caminho degrau a degrau. Com uma estratégia clara estou plenamente convencido de que poderemos melhorar a competitividade da equipa e gerir o grupo de trabalho com compreensão e diálogo, mas com decisões objetivas sem fugir aos problemas.

R - Insisto. A equipa está no penúltimo lugar da Liga. Para a colocar a lutar pelas posições cimeiras será preciso uma profunda remodelação do plantel...

VC - Permita-me discordar. Acho que esta equipa tem valor, mas não consegue ter a tranquilidade necessária para apresentar no relvado o futebol que sabe praticar. E isso tem a ver, provavelmente, com uma série de situações que poderão extravasar o próprio recinto de jogo. Daí ser importante deixar esta mensagem de tranquilidade à equipa. É necessário que os jogadores joguem aquilo que sabem e, mantendo-se o grupo de trabalho coeso, estou convencido de que é possível fazer melhor. Tenho muita fé que a equipa vai superar as dificuldades, sem prejuízo de estarmos disponíveis para, logo no dia 20 ou mesmo a 19, tomarmos conta da SAD para começar a inverter a situação porque há que mudar. Há que tomar boas decisões, acompanhar o plantel dia-a-dia e ajudar a equipa a superar esta fase difícil. É preciso fazer uma rápida avaliação da situação real, a qual desconhecemos. Pedimos algumas informações ao presidente da AG em exercício, que ainda não nos deu porque, certamente, ainda não lhe facultaram.

R - E Jaime Pacheco será o seu treinador?

VC - Jaime Pacheco é o treinador do Belenenses e é com ele que nós contamos. Em termos futuros, será necessário fazer uma avaliação do que existe em cima da mesa, nomeadamente em termos da duração do contrato. Diz-se que é válido até final da época, mas diz-se tanta coisa. Uma coisa é certa: o treinador será das primeiras pessoas com quem vamos falar.

R - Até ao final da campanha eleitoral vamos ver anúncios de reforços para a próxima época por parte da sua candidatura?

VC - Já disse que não sou um vendedor de sonhos. Interessa-me o rigor, apostar na tranquilidade desta equipa e que ela jogue aquilo que sabe. Não vou destabilizar com anúncios de qualquer ordem porque, acima de tudo, quero que o Belenenses ganhe sempre e, repito, esta equipa vai ganhar!

R - Até onde chegam as reais possibilidades do clube em termos de orçamento para o futebol?

VC - Olhe, não gosto de falar daquilo que não conheço porque gosto de me suportar em coisas reais e concretas. Teorizar não é o meu forte, mas falam-me que o orçamento da SAD é muito alto, entre 8 e 10 milhões. Portanto, tenho dificuldade em pronunciar-me quanto a isso porque não sei se é mais ou menos. O que é importante é, logo no dia a seguir às eleições, fazer uma avaliação do que está em cima da mesa e ter a capacidade de tomar as melhores decisões consoante aquilo que encontrarmos. Preocupa-me se esse orçamento não tem cobertura financeira, ou seja, se a despesa não tem cobertura do lado da receita. Temos medidas pensadas e programas para aumentarmos a receita pois não podemos ter défice! Em rigor, isso não deverá acontecer, mas se houver temos de avaliar qual a real dimensão.

R - Caso seja eleito, qual será a primeira medida que tomará?

VC - A primeira coisa que vamos fazer é uma avaliação rápida. Depois, há medidas que teremos de tomar a curto, a médio e outras com impacto a longo prazo. Estamos preparados para tomar essas medidas. Claro que não é logo no dia a seguir que vamos resolver os problemas do clube e da SAD, mas temos a capacidade para avaliar bem e tomar as melhores decisões.

R - As eleições em clubes de futebol têm sempre uma forte componente emocional. Sente que a conjuntura negativa da equipa pode ajudar a sua candidatura?

VC - Penso que sim. Logo a seguir às eleições vamos estar a falar com os jogadores, incentivando-os, motivando-os e resolvendo os problemas que estejam pendentes como, por exemplo, os alegados ordenados em atraso. Será das nossas primeiras preocupações e, caso se confirme, resolveremos isso desde logo. Isto tudo para que a equipa possa, ainda esta época, ultrapassar os desafios que se colocam e garantir a permanência na Liga.

R - Há quem diga que cada derrota do Belenenses representa mais votos para a sua candidatura...

VC - Quero que o Belenenses ganhe todos os jogos, em todas as modalidades! Temos uma mensagem e um programa independentes dos resultados desportivos. Agora, os sócios têm de valorizar o nosso projeto por aquilo que ele diz e pelo que representa. Que fique claro: não fico nada contente e tenho sofrido muito nos últimos jogos por ver a equipa com resultados menos positivos. Quero que o Belenenses ganhe sempre!

R - Caso o Belenenses venha a ser despromovido à Liga Vitalis, o seu projeto continuará a fazer sentido?

VC - Sempre. Se calhar ainda mais na medida em que será preciso ainda maior rigor, bom senso na tomada de decisões e não cair na tentação de fazer asneiras. Logo, como o nosso projeto é alicerçado na razoabilidade das coisas, mais importante ele se torna para o Belenenses. Contudo, não nos passa pela cabeça descer de divisão. Acho que, independentemente do resultado do próximo sábado, com o V. Setúbal, a partir do dia 20 vamos ajudar a equipa a superar os seus problemas.

R - Sente que vai vencer no dia 18?

VC - Sinto, claramente, que vou ganhar. Tenho recebido bastante apoio das pessoas, as quais são recetivas à nossa mensagem e ao nosso programa porque sentem que é preciso mudar já que não é possível continuar como está.

As Salésias e a Fundação

Em que consiste o projeto de criar uma Fundação Belenenses?

VC - O Belenenses é um clube com uma posição privilegiada no âmbito desportivo e social, mas pode ir mais além. Podemos aumentar a nossa intervenção ao nível social e, nos tempos de crise que vivemos, temos essa responsabilidade e dever. A criação dessa fundação pode contribuir para que várias crianças desfavorecidas possam ter acesso ao desporto, educação e saúde. Se isso acontecer, enquanto adepto, ficarei bastante contente. Mas, se calhar, também poderá desenvolver programas visando a melhoria da saúde dos sócios, sem esquecer a vertente cultural. Temos sócios de referência no clube, já falei com alguns e estão disponíveis para ajudar em diversas ações numa lógica paralela ao clube.

R - Vai pugnar pela recuperação das Salésias?

VC - É um objetivo que todos os sócios gostariam de ver concretizado. Será preciso juntar as boas vontades de, pelo menos, 4 entidades e que haja estabilidade, tanto da parte dessas entidades como do Belenenses. Uma vez que há várias eleições neste ano, não será o mais indicado para resolver este assunto. Mas, pensamos que também podemos gerir as Salésias e não vamos deixar cair esta pretensão que atravessa diversas Direções.

Preservação do Património

Qual é a sua posição quanto a um eventual projeto imobiliário para o Restelo?

VC - Diria que o nosso primeiro compromisso com os sócios é preservar o património do Belenenses. Se alguma vez o clube cair na tentação fácil de alienar o seu património, na minha opinião pessoal, terá um futuro muito limitado. Pensamos que o complexo desportivo do Restelo deve estar totalmente virado para o desporto e qualquer projeto imobiliário tem de respeitar isso. Não queremos que aconteça o mesmo que a outros clubes, os quais resolveram os seus problemas durante alguns anos através da venda de património, mas depois o dinheiro gasta-se rapidamente devido a uma gestão com paixão e pouca razão e depois não há mais... É fundamental que o Restelo permaneça para sempre na posse do Belenenses! É o meu primeiro compromisso com os sócios e não sou mentiroso.

O Controlo da Execução Orçamental

Em traços gerais, em que consiste o sistema de controlo orçamental preconizado pelo seu programa?

VC - Durante 7 meses em que estive na Direção, tentei aprofundar e melhorar o controlo das contas do clube em vários níveis. Iniciámos um trabalho que não sei se continuou ou não, mas queremos acompanhar dia-a-dia os movimentos de receitas e despesas pois só assim é que poderemos travar ou acelerar em caso de necessidade. É possível fazer isto com rigor. Aliás, fizemos isso graças à contratação de uma empresa para executar esse trabalho.

O "negócio" com o Kabuscorp

Qual a sua opinião acerca da abertura capital da SAD ao exterior?

VC - Já exprimi a minha opinião em AG. Por princípio, não estou nada contra a venda desses 9% da SAD a terceiros pois estão disponíveis e podem ser vendidos. Agora, o que disse aos sócios em AG é que uma coisa é o valor nominal das ações e outra coisa poderá ser o valor que elas devem ter para nós sócios. Por outras palavras, as coisas devem ser mais abrangentes do que apenas uma operação financeira. O Belenenses deve potenciar as suas parcerias. Desconheço as condições do negócio, mas defendo que uma operação estratégica deve ser feita na perspetiva de criar riqueza e desenvolvimento para o clube a longo prazo. Não sei se é isso que está em cima da mesa, mas para mim a venda desses 9% deviam implicar lucro para o futebol do Belenenses. Porque repare, se os números que se falam por aí sobre o orçamento da SAD estiverem corretos, 450 mil euros equivale a um mês de salários ou menos. Portanto, o dinheiro que entra dará para 3 semanas. Se não houver mais nada...

R - A ideia é ter a todo o momento uma ideia exata da situação financeira...

VC - Exato, dia-a-dia. Se tivermos um orçamento de despesa que prevê gastar 5 milhões suportados por entradas nesse valor, caso haja um atraso ou uma não confirmação nas entradas teremos de travar alguma coisa nas despesas. E essa decisão terá de ser tomada na hora porque senão depois acontece o que sucedeu no passado: dívidas e mais dívidas como, por exemplo, o Plano Mateus, o Totonegócio e o PEC. Isto porque o clube não tinha uma estrutura montada.

R - Que medidas tem em mente para aumentar as receitas?

VC - Uma das primeiras medidas quando tomarmos posse será a formação de um Departamento Comercial. Vamos contratar um profissional e colocá-lo no terreno, junto das empresas em busca de patrocínios. Agora, não pode é ser um amigo que está desempregado, é simpático e até tem um pouco de jeito. Não é isso que queremos, mas sim um profissional contratado com rigor junto de uma empresa especializada no contacto com comerciais. Tem de ser um profissional que tenha na sua agenda contactos de toda a gente que é importante no país em termos comerciais e marketing.

R - Dada a crise atual, pensa que o tecido empresarial estará recetivo a investir mais em clubes de futebol?

VC - Hoje em dia, as empresas gostam de proporcionar situações contratuais vantajosas a grupos de pessoas e o Belenenses pode aproveitar isso. Esse departamento comercial também vai angariar novas possibilidades de fazermos receitas e há muitas no mercado. Temos instalações num local privilegiado e podemos pensar numa série de outras receitas com vantagens para os sócios na área lúdica, comercial e outras. Basta oferecermos a nossa marca e as possibilidades do nosso complexo desportivo.

Incremento de Sócios

Essa pode ser uma forma de atrair mais sócios?

VC - Uma das nossas ideias é fazer renascer a mística do Belenenses. Todos nós temos o clube no coração, mas precisamos de potenciar esse ego através de iniciativas integradas. Temos muitos adeptos que não são sócios, outros que deixaram de ser filiados e há que criar condições para que seja atrativo ser do Belenenses. Por exemplo, já tínhamos negociado um cartão de sócio com uma instituição bancária que era vantajoso para os sócios. É importante recuperar essa lógica de compensar ser sócio do clube.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker