Voltar à Página Inicial

Jovens elegem Viana de Carvalho



E pronto, realizadas as tardias e prolongadas eleições para os órgãos Sociaiss do Belenenses, terei aqui de deixar algumas observações, não pela vitória em si, a qual era a que eu desejava, muito embora aqui confesse que o facto de anos antes destas eleições habituei-me no passado a eleger gente que conhecia diercta ou indirectamente e caso de Viana de Carvalho apenas se enquadra num conhecimento indirecto por efeitos da sua participação num mandato de Cabral Ferreira.

E entendi prestar o meu apoio ao Viana de Carvalho, porque como antes expliquei, prefiro ter na SAD um Miguel Ferreira que um João Barbosa e, também, porque a presença do Ricardo Schedel me dá algumas garantias de não haverem ovelhas tresmalhadas, além do que considerava ser essa lista a única via possível para a reabilitação do Clube, bem como a única candidatura não comprometida com o status quo instalado no Restelo, uma vez que uma estava claarmente conotada com o conselho de anciãos e outra com o "Espaço Restelo".

E apesar de tardias e até inoportunas para as necessidades da equipa de futebol, verifica-se que nem tal atraso, nem tãopouco a adição de um terceiro candidato foi mola motivadora para uma forte adesão dos sócios do Belenenses, sendo certo que os anteriores actos eleitorais com a participação de mais que um candidato tiveram maior presença de associados/votos.

E isto é preocupante, porqanto assinala o acentuado declínio ou desinteresse pela Vida do Clube.
De facto, desde a designação de Barbosa e seus pares para a extinta Comissão de Gestão, que ficou claro para muita gente que este transitório órgão iria exercer a sua possiblidade de se candidatar a este acto eleitoral ao invés de arrepiar o caminho seguido pelo Fernando Sequeira, tendo, a meu ver, dado seguimento parcial ao trabalho desse cavalheiro, entendo aqui que foi por mera inabilidade natural dos componentes da CG.

Queixa-se essa lista de a lista vencedora ter reunido mais procurações que a vencida. Bom sinal, porque foram á procura dos sócios onde eles estavam e não se limitaram ao universo fechado do "Espaço Restelo" . Quer eu, quer, sobretudo, o meu pai ficámos agradados por alguém se ter lembrado dos sócios correspondentes, os quais, segundo parece, não sei, ficarão sem poderem votar por procuração, por determinação não da ex-Comissão de Revisãos dos Estatutos, mas pelos sócios efectivos presentes na AGE, coisa que ainda aqui falarei sobre o carácter cada vez mais elitista do Clube.

Doravante, fica assente que não chateiam os sócios correspondentes a terem de irem ao Restelo para serem considerdados verdadeiros belenenses. Acho bem terem criado tal divisão nos sócios. Há amles que vêm por bem, podem crer.

E não deixou de ter a sua pouca graça o mau perder de Sequeira Nunes e observe-se que em meu entender, não foi exactamente João Barbosa que perdeu as eleições, mas sim a aposta do conselho dos anciãos naquele figura que diabolizou o futebol e a sua SAD.

Mas não deixo de referir que o Barbosa, na sua velha tradição de não comparecer em coisa nenhuma, embora querendo o poleiro, teve o cuidado de não felicitar em frente dos sócios o presidente eleito do Belenenses.

E sendo ainda até dia 15 membro da SAD teve o cuidado de nem sequer comparecer ao jogo com o Braga.

Enfim, são ausências a mais para um verdadeiro candidato.

Do local onde escrevo estas linhas não possuo a foto, mas no acto eleitoral que opôs Cabral Ferreira a Fernando Veiga Gomes, este último teve o cuidado de ir felicitar nas bancadas do pavilhão o seu opositor pela vitória então obtida, assumindo publicamente a derrota com gesto educado .

Coisas que servem no berço. Há quem o tenha e pratique e há quem diga que tem e não o pratica.

Por sua vez, overdadeiro derrotado, Sequeira Nunes e quase todo o conselho de anciãos, e aqui, pela primeira vez, de form,a visível, anotou-se uma cisão entre os emmbros desse "órgão", dividos entre a Lista A e a Lista B, maioritariamente "B".

Chegados ás urnas 2 e 3, principalmente na 3, a hierarquia havida de primazia da B deu lugar à primazia da A.

Ou seja, a malta nova quer gente nova à frente do Belenenses.

E A Bola do dia seguinte aio acto eleitoral ditou a síntese da eleição de Viana de Carvalho e da sua equipa: Jovens deram vitória a Viana de Carvalho.

Deploráveis foram as declarações de Sequeira Nunes à Sesimbra FM, via Voz Desportiva, que revelam um mau perder a toda a prova, já que o senhor entende que a vitória de Viana de Carvalho representa não uma presdisposição para o serviço da causa azul, mas sim uma vitória na conquista do poder.

E não há meio de nos livrarmos desta gente, a qual nos termos dos novos Estatutos - já agora, não entendo muito bem porque ainda não foram publçicados em Diário da República, III Série, não tem qualquer poder de chatear uma Direcção como antes tinha, mas como eles julgam que mandam e têm dentro do Clube e d SAD quem lhes transmite as informações é de supor tentativas de desetabilização. Aguardemos.

E por falar nisso, espero que o novo Presidente tenha o cuidado de mnadar ás amlvas o conselho de anciãos, quando não em vez de gerir o Clube está a perder tempo e isso é coisa que ora não etmos para de uma vez por todas darmos umm safanão quer no Clube, quert no abismo onde ele caíu ou fizeram com ele caísse.

Para já, assinalo a primeira medida positiva do primeiro dia do início do mandato: o deeedimento dos homens do Bessa, e caso as eleições tivessem sido a 18 de Abril, já há mais etmpo teríamso outro treinador e outras possiblidades de evebntualmente permaneceremos na I Liga. Há qque pedir responsabilidades a quem actuou contra os interesses do Clube e contra o Clube strictu senso.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker