Voltar à Página Inicial

Belenenses perto de ficar na Liga



Notas Prévias:

Tenho aqui dois apreceres jurídicos que sustentam a nossa presença na Liga Sagres na próxima época. Estou a digeri-los e voltarei ao assunto quando os conseguir transpor para um post.

Pessoalmente, como associado do Belenenses, filho de pais campeões nacionais de futebol, é-me cada ano mais penoso ver o estado de declínio do meu Clube.

Alguns dizem-me que o declínio nada tem a ver com as modalidades, mas os mesmos que me dizem isso são justamente os mesmos que me dizem que o Belenenses não tem capacidade para suportar mais de uma modalidade profissional ou profissionalizada, para além do futebol.

E também são os mesmos que me dizem em surdina que os tipos de certas secções estão melhor organizadas que o futebol. Aqui digo eu que para isso não é preciso ser-se muitop organizado, dado que o futebol é uma indústria e, como tal, é um mundo totalmente à parte do conjunto de quase todos os outros os dseportos, talvez com a excepeção da Fórmua 1, de certo ténis, de algum golfe e de algum basquetebol na NBA.

No mais o resto, o futebol é planetário e congrega a simpatia do planeta Terra, sendo certo que a evolução se tem dado nos mais recôntitos cantos do Mundo, como sejam as duas Coreias, o Japão, o Estados Unidos e, agora, pelos vistos, a África do Sul.

Nenhum outro desporto tem este tipo de evolução como o futebol e é justamente a aposta no futebol que se vai observanado um pouco pelo mundo inteiro que mais faz caminhar em sentido inverso não só os responsáveis do Belenenses, como alguns associados, muitos deles a degenerarem para a modaliadde A ou B, em face de desgostso que o futebol do seu clube lhes dá.

Não os condeno por tal atitde, mas censuro-os pela não aposta em causas que ajudem o Belenenses.

O Caso Mateus foi uma causa difícil e cansativa. Digo-vos aqui, e já não é a priemeira vez que tal oiço, ontem foi a última, da parte do meu mecãnico em Setúbal, o qual sabe ser do Belenenses pelo galhardete aposto no meu veículo de cidade, já que disse ele, se não fossemos nós recorrer do caso Mateus, seria o Setúbal, já que foram eles a segredar a coisa ao nosso Clube, após o jogo que eles fizeram em Barcelos e perderam por 5-0 tendo logo protestado o jogo.

Este ano, a meu ver, estamos prestes a festejar a subida mais rápida da história do futebol, sendo que descemos em Maio e subimos em Junho do mesmo ano, pelo que nos resta, agora, esperar que os nossos cofres não setejam demasiado depauperados, como suponho estarem, para termos uma condigna equipa quue não nos faça andar com o credo na boca.

E sobretudo, para que de uma vez por todas, se aprendam com as múltiplas fases da asneira em que a época de 2008/09 foi pródiga, quer em sede de Direcção eleita, quer em sede comissão de gestão.

E arregacemos as mangas porque a Liga Sagres está a chegar.

O Boavista está fora dos campeonatos profissionais da temporada 2009/2010 e o Estrela da Amadora deve seguir igual caminho. Os dois clubes não terão conseguido cumprir os requisitos impostos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Assim, abre-se uma possibilidade de o Belenenses, o penúltimo clube despromovido à II Liga - o último classificado da Liga foi o Trofense - garantir a presença no principal escalão do futebol nacional.

E se o Boavista confirmou, em comunicado, a exclusão das provas profissionais, já o Estrela da Amadora não o fez. Questionado pelo DN, o presidente do clube, António Oliveira, afirmou estar "muito arrasado", justificando assim a facto de "não prestar declarações". Depois desligou o telefone.

Segundo o DN apurou, a agremiação da Reboleira não terá conseguido reunir os requisitos para se inscrever nas competições profissionais, isto apesar de Liga de Clubes ainda não se ter pronunciado oficialmente sobre o assunto. O que só deverá fazer dia 30.

Depois de confirmar a impossibilidade de o Estrela se manter no desporto profissional a Liga deve notificar o Belenenses, penúltimo classificado do campeonato, de que tem garantida a permanência. "Estamos preparados para competir em qualquer competição. Queremos é que haja credibilidade no desporto. Esperamos que a Liga cumpra os regulamentos", referiu ao DN Viana de Carvalho, presidente do Belenenses, que ainda não sabia da situação que envolve o Estrela da Amadora.

Boavista assume saída

O Boavista alegou a extinção do Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC) pedido pela SAD em Julho de 2008 para justificar a não participação nas provas profissionais. "Cerca de um ano e vários episódios depois, o IAPMEI esclarece ter tomado esta decisão porque a Fazenda Nacional (Finanças) decidiu não participar no PEC", pode ler-se no comunicado divulgado na página oficial do clube.
Entretanto, com a exclusão do Boavista da II Liga fica agora por preencher uma vaga. E aí surgem Carregado e Penafiel, que foram derrotados no play-off de promoção por CD Fátima e Chaves, respectivamente. Os dois clubes assumiram ontem, em declarações à agência Lusa, estar "na expectativa" do desfecho desta situação que a Liga terá de resolver rapidamente.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker