Voltar à Página Inicial

A táctica perfeita



Muito boa gente apelida-nos, vá-se lá saber porquê, embora se compreenda a motivação, que somos o clube do antigo regíme. Já houve tempo que isso me importunava, mas como não tenho a mania da perseguição, desde há muitos anos a esta parte que prefiro raciocinar pelo sentido da estupidez de quem me tenta ferir nos meus orgulhos ou nos meus símbolos.

Isto, porque nos associam ao ex-presidente da república e nosso ex-presidente Almirante Américo Thomaz. Assim mesmo, com h e z. Ex-presidente do qual todos nós belenenses teremos de sentir natural orgulho, porque as minhas raízes sineenses ensinaram-me que:

1. a calçada de Sines é pedra sim, pedra não, do Belenenses e do Benfica, respectivamente, sendo a areia separadora das pedras dos lagartos, e
2. o almirante Américo Thomaz, com a criação das zonas de pescas, deu um contributo decisivo para a implementação do belenensismo nas terrras de pescadores

Não é coisa que me apoquente, porque de facto estes fulanos que assim falam de nós, não passam daqueles indíviduos que, para esconderem as suas insuficiências ou estupidez natural, lembraram-se a partir de determinada altura, não se sabe quando, de se verem ao espelho criando as anedotas dos alentejanos.

De facto, os alentejanos nessas anedotas são os criadores das ditas, os quais, por norma, são brilhantes mentes residentes na alfacinha cidade de Lisboa ou na Zona da Grande Lisboa..as tais mentes brilhantes deste país à beira-mar plantado.

Se fossemos com proveito próprio um clube do antigo regíme, certamente que teríamos aproveitado para sermos campeões nacionais, pelo menos, uma vez em cada 4 anos, dando de barato um ano para cada um dos outros 3. Certamente que um Valentim Loureiro não teria desprezado o ensejo para colocar o Baovista noutro plano que não a 2ª B.

Mas, pronto, não fomos campeões nessa quantidade de vezes e vai daí, porque, de facto, ainda causamos alguma mossa, em especial na 2ª Circular mais para os lados da zona ilumminada que da outra e, vai daí, toca de arranjar aquilo que os fulanos do Expresso antigamente sabiam fazer: criar o facto político mesmo que ele não exista, coisa em que o Prof. Marcelo ainda é especialista, embora ultiammente ande por lá muito baralhado das idéias sem saber exactamente se vai ou não apoiar a Ferreira Leite com o paulinho atrás da porta.

Não somos, nunca comos, o Clube do antigo regíme, o qual de resto, apenas residualmente conseguia penetrar no mundo do futebol com o qual sabiam conviver mal, uma vez que nos clubes haviam eleições à séria.

Na actualidade, porém, já não direi que não sejamos um clube menos simpático que éramos até há uns 3 anitos atrás.

De facto, o Caso Mateus deitou muita dessa simpatia por terra.

Preocupado? Eu? Preocupado se não tivessemos vencido tal caso e fossemos parar à Vitalis.

Agora, à pála do Estrela da Amadora ficámos de novo na I Liga, a beber Sagres, muito à revelia de alguns associados do Belenenses que se mantiveram numa estranha e cúmplice atitude para com o Estrela atitude de um mutismo, cujo silêncio fazia ensurdecer os ouvidos.

Já para não falar nos outros que até animais apostavam em como íamos parar à Vitalis e outros eram espertos e nós parvos. Enfim...

Esquecem, todas essas pessoas, os que nos apelidavam de simpáticos, os mudos e os apostadores, que somos um Clube que, para já, demonstrou uma soberba sabedoria: sabe escolher os anos em que deve descer de divisão, não descendo. Desculpem lá, mas isto é para sabedores e não para azelhómetros ou vendedores da desgraça.

Depois, ainda dizem que as direcções não fazem o trabalho de casa.

Ai nanas, que não fazem! É talvez o Clube, cujas direcções melhor devem saber os TPC.

Aliás, suponho até que Viana de Carvalho mandou já fazer a réplica da secretária para ensaiar novo golpe não se vá dar o caso delke necessitarmos. E para isso deve comprara de imediato o modelo de secretária aqui em imagem exibido, para se subsituir ao treinador noo final de época.

É que ontem, à hora das sopas, um dos meus comensais, à minha chegada, pergunta-me: "Para o ano quem é que vocês vão fazer descer de divisão para lá ficarem?".

Respondi que o processo de selecção de candidaturas está aberto, mas se as coisas continuarem como até aqui, o Vitória de Setúbal reune o meu afvoritismo em desempenhar tal papel.

Claro que não gostou da resposta, mas não havia outra mais simpática. Né?

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker