Voltar à Página Inicial

Tiago Almeida e Devic reforçam equipa



Notas Prévias:

Deixo-vos hoje aqui com uma apreciação mais global sobre a valia que Tiago Almeida com um texto do site da Academia de Talentos demonstrativo da sua real valia nas caregorias jovens.

Chegou a temer-se que mais uma falha de João Barbosa em não ter pago ao Casa Pia os respectivos direitos despotivos da formação, coisa que, afinal o senhor foi useiro e vezeiro, que poderíamos deixar de contar com este activo formado nos juniores, por efeitos dum pequeno esquecimento em ter de pagar a quem devíamos, colocando sistematicamente em causa a nossa credibilidade junto de vários clubes onde efectuávamos prospecção de jogadores.

Noutro plano, os associados têm alguma razão para estarem apreensivos sobre a defesa que por lá temos, muito embora hajam aqui críticas desmesuiradas antes do tempo, muito embora se aceite que não temos dinheiro para outras cavalarias e nem os associados aceitam empréstimos, pelo que se não é de uma, terá de ser outra maneira, mais pobre desportivamente, tal como, no fundo, acabamos por o ser, muito por culpa nossa posição em não se exigir que se insvista a sério no futebol e se ande a desperdiçar dinheiro em 1001 modalidades e entreténs.

A defesa ganhou um importante concurso com a chegada de Devic e parece-me ficar mais sólida, restando-me a dúvida se Filipe Paiva poderá, desde já, integrar o plantel e reforçar o sector recuado.

Confio, no entanto, dos miúdos podermos ficar com o Tiago Almeida, André Almeida, Azeez, Freddy e Abel Camará, valorizá-los, dar-lhe espaço na equipa para aparecerem e podermos rebndibilizar a nossa SAD que lhe permite, mais tarde ou cedo, fazer outro tipo de negócio que não seja o do desenrasca.


A formação de jovens jogadores em Portugal é inegavelmente dominada pelos "três grandes", Sporting, Benfica e Porto. No entanto, isso não quer dizer que os restantes clubes do nosso país não produzam, de tempos a tempos, interessantes valores. O Belenenses é disso perfeito exemplo, sendo que para os lados do Restelo têm aparecido bons jogadores capazes de ombrear com alguns dos que militam nos três principais emblemas portugueses. Há pouco tempo, por exemplo, falámos neste espaço de Fredy; agora, é tempo de conhecer mais um jovem "criado" no Restelo e que denota potencial para mais altos voos.

O seu nome é Tiago Almeida, joga a avançado, e tem-se desdobrado nesta pré-época entre a equipa de juniores e o plantel principal, onde ingressou em conjunto com Fredy e André Almeida (ex-Sporting). É igualmente internacional sub-18 pela equipa das Quinas, que já representou em diversas ocasiões. Um jovem com algum valor, portanto, e que interessa conhecer melhor.

Tiago Miguel Monteiro Almeida iniciou a sua carreira no modesto Casa Pia, com a idade de 10 anos. "Primeiro foi para me divertir", refere "mas depois, ao ver na televisão os outros a jogar, deu-me vontade de também ser jogador profissional". Assim tinha início uma carreira que, até agora, tem sido "sempre a subir".

O avançado ainda faria mais cinco anos da sua formação no Casa Pia, e só no escalão de Juvenis A passaria para o clube do Restelo. O Belenenses é, assim, apenas o segundo clube da carreira de Tiago Almeida, que tal como Fredy foi "lapidado" nas escolas dos azuis de Lisboa.

Dificuldades e confiança

As promissoras exibições do avançado ao serviço quer da equipa de juniores quer da Selecção sub-18 levaram a que, já no início desta época, os dirigentes belenenses decidissem premiar Tiago Almeida. Assim, no início do defeso, o avançado era um dos três jogadores juniores promovidos ao plantel principal. Habituado como estava ao ambiente e características dos juniores, o jogador sentiu algumas diferenças. "Nos seniores o treino é mais físico, mais forte. Os jogadores são mais experientes, por vezes pregam-nos rasteiras... Mas se continuarmos aqui [nos seniores], vamos acabar no mesmo patamar que eles", refere o jovem avançado, numa declaração de auto-confiança que só lhe fica bem. E nem a concorrência dos muitos reforços oriundos do Brasil o assusta. "Isso são opções do ‘mister'. Nós temos é que procurar a nossa oportunidade e mostrar o que valemos", declara resoluto o jovem avançado.

Quando se lhe pede que se descreva como jogador, o jovem é não menos resoluto. "As minhas melhores características são a finalização e o remate", considera. Quanto às mais fracas, refere "o cabeceamento". Em termos de posições, refere que "joga normalmente a ponta de lança". "Aqui nos juniores jogamos em 4-3-3, e jogo a ponta-de-lança. Mas também posso jogar a extremo", explica. Mas confessa que a posição preferida é mesmo a de "matador". Em termos de clubes de sonho, refere o Arsenal, para trabalhar com Arsène Wenger e seguir os passos do ídolo Thierry Henry. Ou, como ambiciona, "talvez até melhor". "O que ele fez é complicado de fazer, mas a minha ambição é sempre fazer melhor que os outros", declara este jogador, voltando a dar mostras de confiança inabalável nas suas capacidades.

Características

Alto e possante (mede 1,80 e pesa 75kg), Tiago Almeida é um avançado muito mexido e lutador, uma verdadeira "carraça" dos defesas adversários. Tendo como forte a desmarcação em velocidade, o jovem apresenta boa capacidade de remate com ambos os pés, bem como um forte jogo aéreo. No um-para-um com o guarda-redes, também não se atrapalha, tentando sempre finalizar da melhor forma.

Enfim, um talento interessante da cantera do Restelo, a seguir em anos futuros. Para já, a subida à equipa sénior pode servir-lhe para se afirmar no futebol português e dar o almejado salto internacional. Confiança não lhe falta, resta trabalhar e ter um pouco de sorte.

Fonte: Academia de Talentos.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker