Voltar à Página Inicial

Arranque da I Liga 2009/10: é hora de dar a volta ao texto da triste época transacta



Inicia-se hoje mais uma caminhada da equipa do Belenenses num campeonato denominado de I Liga ou Liga Sagres.

Por mim, e porque são esses os tempos que mais guardo dentro de mim, preferia que fosse mais um campeonato da 1º Divisão, sem as histerias do vil metal a envolverem o campeonato.

Ainda sou daqueles que prezo as coisas feitas à moda antiga, muito embora reconheça a vantagem de existir uma paridade em Portugal comparativamente com os restantes países da Europa no sentido da profissionalização do futebol, pelo que neste capítulo, a única coisa que estranho é haver uma Liga Profissional num campeonato com 16 participantes e destes, apenas 9 participantes o fazerem em regime profissional, isto é, com SAD’s constituídas e unicamente direccionadas para o futebol.

Quanto a nós, partimos com clara desvantagem em relação aos demais, em todos os aspectos, a saber:

1. Tivemos uma longa espera de cerca de 30 dias para sabermos se efectivamente ficaríamos na I Liga com alguns sectores de associados ditos verdadeiros belenenses de desejarem que ficassemos na Liga Vitalis e sobre isso entre o mutismo e apostas foi um ver se te avias. Estes sócios não merecem ter o Clube na Liga Sagres eainda por cima são os que mais reclamam;

2. Tivemos um longo período eleitoral que se reflectiu no início da actividade dos novos eleitos, sendo certo que a eleição coincidiu com o termo do campeonato anterior e o início da contagem do tempo da apresentação dos pressupostos financeiros para esta época, coisa que teve de ser feita em contra-relógio para melhor garantir à LPFP da bondade da sua decisão em nos convidar a permanecer a I Liga;

3. Os eleitos, pelo que paulatinamente, vim sabendo encontraram dificuldades inesperadas, lendo da parte de algumas mentes habitualmente distorcidas como que uma desculpa de mau pagador. Não não é desculpa de mau pagador, antes fosse;

4. os cofres do Belenenses já demonstraram possuir melhor saúde e o facto de em pouco tempo o actual presidente, antes vice-presidente para a área financeira, que viu todos os seus relatórios e contas aprovados, vê-se a braços com uma dificudade estrutural que não havia há cerca de 1,5 anos, quando ele era vice-presiente e essa dificuldade estrutural tem a ver com o inesperado aumento de encargos fixos de uma forma absolutamente louca e sem comparações com qualquer tipo de realidade;

5. Neste capítulo, atrevo-me a indiciar que só em funcionários existem 2 ( apenas dois) que por ano, com os encargos com a Segurança Social, levam-nos cerca de € 280.000, quando até cerca de há 1,5 anos apenas nos levavam € 121.00/ano.

6. por sua vez, e isto já é histórico, quase todos os participantes senão mesmo todos os restantes com execepção do Belenenses, têm apoios de diversa índole, nomedamente dos nossos impostos, quer pela autárquica, quer pela via dos governos regionais, quer pelo apoio incondicional das gentes do comércio e indústria de cada terra onde haja um concorrente nosso. Nós, pelo que vou sabendo, com a excepção dos Pastéis de Belém, mais nenhuma casa comercial da zona de Belém está na disposição de ajufdar o nnosso Clube;

7. a comprovar a falta de apoios, parece haverem agora problemas a nível do patrocinador da seguradora que connosco rubricou determinado contrato e que veria com bons olhos a nosas descida de divisão para formalmente accionar com toda a razão a rescisão ou revisão contratual. Mais uma dificuldade a somar ás restantes. E não é uma dificuldade qualquer, é uma tremenda dificuldade que pode colocar tudo em causa.

Olhando para o actual quadro, com as dificuldades atrás descritas, é salutar saber que ainda vamos tendo alguém que se preocupa a sério com o Futebol e eis aqui a grande razão pela qual votei na lista onde estava o Miguel Ferreira, o qual, se bem se lembram, tentou ajudar o Fernando Sequeira e este mandou tudo ás malvas. E po tal facto, estamos a passar por este péssimo mommento. O qual tende a agravar-se quando começarmos a pagar o capital do empréstimo solociado ao Banif, porque até agora têm sido só juros.

A dita pré-época até nos coreru razoalvemente bem, sendo certo que capitulámos enquanto houveram troféus em disputa e ganhámos quando os troféus deixaram de estar em causa, mas dizia eu que a pré-época até nos correu bem quando comparada com a anterior. Mas carammba se era difícil encontrar o jogador adequado aos critérios apertados da relação qualidade/preço lá isso era e é, pelo que não prevejo grandes investidas no mercado no Inverno.

Nesas condições, vamos ter de sobreviver este ano basicamente com o que temos e teremos de fazer rapidamente os pontos necessários de forma a que a bola não esquente os pés dos jogadores.

Honestamente, não espero melhor que um 10º lugar.

Nestes termos, e embora na generalidade dos resultados de quase todas as equipas, execepção feita a dois casos - lampiões e andrades, não vislumbrei grandes resultados a prometerem grande época po parte dos nossos adversários.

A liga está muito mais pobre em valores e em valor do activo de cada concorrente, sendo o dinheiro curto.

Mais logo, calha-nos jogar contra o Leixões e , lá está, mais uma situação que não devia acontecer, já que o Leixões devia estar na II B, pela não apresentação em tempo dos pressupostso finaceiros.

Julgo termos equipa para não perdermos,porque a abrir o campeonato seria excelente se fora de casa não perdessemos para ganhar embalagem.

É tudo quanto desejo e peço.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker