Voltar à Página Inicial

A Cruz de Cristo regressa



Esta coisa de variações á viola à volta dos equipamentos e, também, na própria pintura do nosso Estádio tem muito que se lhe diga.

Nem uns , nem outra, respeitam as tradições das cores base do Belenenses.

Nós sempre fomos conhecidos pelos Azuis do Restelo ou simplesmente os azuis.

Os tipos do Porto ainda secam mais coisas que os eucalitos da 2ª Circular, porque ao consguirem impor serem eles conhecidos pelos azuis em oposição aos verdes e aos encarnados, lixaram-nos a forma mais bonita como somos ou éramos conhecidos - os azuis do Restelo, um pouco porque também nmos deixámos abafar, e como esta coisa dos equipamentos cada um sua sentença, sem se obedecer um critério, tem sido algo que me perturba, por desrespieto ás tradições do Belenenses.

Se fomos sempre azuis escuros? Basicamente, desde que me conheço que o nosso azul é o azul atlântico que até confere com o meio ambiente da nossa inserção física.

Estas variações com o azul bébé deixam-me irritado, e mais irritado fico quando não se sabe discutir ou negociar com os ptrocinadores imagens s pouco abonatórias para o nosso equipamento como foi o caso do "ovo estrelado" ou, ainda, como aquele equipamento cor de laranja, sei lá se para fazer o jeito a gostos partidários que por lá abundam(vam).

Pintar o estádio com azul bébé, idem idem.

Depois, veio a estória dos fugitivos anadarem por cá a tirar nossa tradicional Cruz de Cristo e meterem o emblema normal, ainda por cima no meio da camisola. Não que tenha algo contra o emblema. Não, não é isso, porque o nosso emblema até é lindo, mas a Cruz de Cristo é bem mais linda. E tradicional. Ou queremos deixar de ser conhecidos pelos homens da Cruz de Cristo?

E tem mais, a nossa Cruz de Cristo tem base histórica (Descobrimentos) e uma base religisosa (a Ordem da Cruz de Cristo). Por estas e outras, os estilistas da moda andam a cobiçar a Cruz ue usamos, como foi o caso da colecção de Inverno de 2008 de Nuno Gama.

É bem verdade que não podemos patentear a Cruz da Ordem de Cristo, mas o nosso emblema pode e deve ser patebteado. Assim como a asociação das respectivas cores base.

Este blogue depois de ver mais este assassinado da Imagem do Clube, resolveu passar a adoptar a Cruz de Cristo en diverass refrências e assim continuo até que a Cruz de Cristo regresse definitamente em todos os equipamentos ao lado esquerdo da camisola e não somente a um dos alternativos.

Falando um pouco mais a sério. Se aquilo fosse pensado para vender camisolas, talvez houvesse mais perocupação e cuidado nestas coisas, mas como o objectivo não é vender é dar a ganhar um contrato à Lacatoni, batatas.

Assim, ás tantas deixaram a Lacatoni decidir como é que eles metiam o nosso símbolo, pouco importando se à esquerda, direita ou meio da camisola.

Não temos merchandising, coisa que muito não nos preocupa.Sobre esse aspecto, tive oportunidade de referir ao nosso presidente da vital importância em obtermos receitas suplementars via merchandising e que não se pense que o merchandising se resume avender acmisolas. Não, sempre defendi a criação de uam linha de produtos com o cruzaemnto dos nossos símbolso asociado aos Descobrimentos e ao meio físico onde nos inserimos.

Sou, por exemplo, um coleccionador de peças alusivas ao mar: barcos, caravelas, veleiros, equipamento marítimo, padrões de descobrimentos (daqueles que os nossops descobridores íam planatndo em cada terra que descobriam) e por aí fora. Imagine-se, só por aqui, qual o volume de receita não passaria a entrar directamente noss nossos cofres. Isto, porque sei que malucos como eu pelas coisas do mar há aos montes.

Aquilo não é, mesmo, para vender, para quê chatarmo-nos?

Bem fiz em ficar com a camisola da Umbro que já tem uns anitos e já não me serve, mas é linda com aqueles cordões brancos em forma de atacador. Pena tive eu de não conseguir o equipamento negro, alternativo, esse sim muito bonito.

E bem fiz em ter ficado com um equipamento do Marco Aurélio, todo ele em azul escuro.

Tinha visto no jornal, após a confirmação do ingresso do de um dos primeiros regorços da época cá para o sítio que o treinador exibia uma fato de treino com o emblema completo do Belenenses.

Essa coisa do emblema completo foi mais uma das férteis imaginações de "inovação" do fugitivo-mor, que percebia tanto disto como um burro a olhar para um palácio.

Eram asneiras em cima umas das outras, qual delas a fazer concorrência à outra.

Lá fiquei em brasa, porque aquilo continua a ser da Lacatoni, embora se tivesse falado em outra marca, e pensei cá para os meus botões que aquela malta teria de me aturar.

O mal não está em ser da Lacatoni, o mal está no facto da Lacatoni não ter uma rede de venda de produtos dos clubes que compram as camisolas a essa empresa. talvez isso nos fique mais baarto na aquisição. E será que aqui o barato não sairá caro? Caramba, são anos a fio sem fazer dinheiro na venda de camisolas. Porquê? Alguém em sabe explicar?
Em casa, com mais vagar, lá vi que o nosso equipamento vai a voltar a exibir a tradicional Cruz de Cristo ao peito, porque é assim que somos conhecidos, o Clube da Cruz de Cristo, o clube que mais carrega uma cruz.

Seja, bem vinda a esta casa que é a sua, D. Cruz de Cristo.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker