Voltar à Página Inicial

Nós, custo zero e os 10 + da Selecção valem 205 ME



Notas Prévias:

Ando cansado de ler em alguns locais da quase 2ª morte do Cabral Ferreira, apenas porque rejeitou, em nome do activo da SAD, fazer os negócios que alguns queriam que fossem feitos.

Estou cansado de ler em outros locais que, à partida, os jogadores contrratados por esta SAD, por se assemelhar à SAD de Cabral Ferreira, e não descortinando outro motivo, dizia eu que tais jogadopres não prestam.

Isto é escrito e não dito, por alegadas sumidades do futebol a quem alguém uma vez lhe disse que percebiam da coisa e, afinal, não passam de analfabetos feitos gente.

Depois, existem aqueles que estão sempre do contra e que se equiparam ao João Barbosa: este tentou medir forças com os lampiões para ficar com o guarda-redes de futsal e sabe Deus o salário dele e por que vias é pago, mas o João Barbosas não está só nestas asneiras, porque outros há que julgam que o Weldon e companhias era canja no Restelo.

Estes são os tais que julgam que ainda somos grandes.

Nós partimos atrasados nas contratações porque não asbíamos em que liga iriamos jogar, mas ainda assim, vejo a equipa a compor-se por forma a honrar a camisola de Cruz de Cristo.

Se à partida, ao invés de vaiarmos os nossos jogadores como já sucedeu amiudadamente em alguns locais ditos azuis, dos tais verdeiros e autênticos, passássemos a aplaudir não seri anada má idéia, tanto mais que ao fazermos o que se anda por aí a fazer é dar trunfos a todos os adversários com quem tenhamos de medir forças.

Será que esses associados (?) ainda não se deram conta que ao assim procederem contribuiem para oi enrequecimento do anedotório do futebol luso?

E contra isto, batatas.

E ao ver os valores de verdaeiros activos que enrriquecem as respectivas SAD's dos jogadores da Selecção nacional abaixo indicados quase caí na tentação colocar os nomes dos nosasos correspondentes jogadores nos exactos lugares onde jogam esses jogadores de selacção e, bem assim, colocar o valor de cada um dos nossos, fazer as contas e saber quanto vale a nossa SAD.

Não tive coragem, confesso, porque depois de saber que João barbosa tabelou a nossa SAD por € 4,5 ME contra os 205 ME da Seelcção fiquei esclareciddo de tão nobres dirigentes que por lá têm andado a venderem gasolina.

O Sequeira Nunes vendia gasolina e o João Barbosa queria vender gasolina num arruamento que, segundo se diz por aí, ainda nem feito está.

Depois, vemos este tipo de notícias e , de facto, se fossemos grandes teríamos alguém na Selecção Nacional.
O último que lá tivemos foi, salvo erro, o massagista João Silva.

Um grupo dos 10 principais jogadores da selecção nacional de futebol vale 205 milhões de euros no mercado das transferências, segundo um estudo realizado para a Agência Lusa pelo grupo Frontier Economics.

Praticamente metade desse valor (90 milhões de euros) corresponde a Cristiano Ronaldo, cabendo ao central portista Bruno Alves o título de segundo mais caro, com um valor de 18 milhões de euros.

João Moutinho (17 milhões de euros), Ricardo Quaresma (15ME) e Simão (13ME) são os seguintes jogadores mais caros entre os 10 analisados.

Depois segue-se uma lista de três jogadores com o valor idêntico de 11 milhões de euros (Ricardo Carvalho, Deco, Raul Meireles), Hugo Almeida (10 milhões de euros) e Tiago (com um valor de nove milhões de euros).

O estudo da Frontier Economics, realizado pelo gabinete da consultora em Madrid, utilizou um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas do mundo.

Apesar de admitir a dificuldade em calcular a "qualidade" de um jogador, a Frontier usou dados "objectivos" como valores das transferências nas últimas temporadas, golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à selecção, nomeações para a "Bola de Ouro" e títulos ganhos.

A idade dos jogadores é igualmente importante e a experiência também conta já que isso permite evitar comprar futebolistas que tenham sofrido "a maldição do êxito" e conseguido uma temporada "irrepetível".

Daí que neste modelo sejam usadas médias de actuação dos jogadores ao longo de várias temporadas.

Também conta a dimensão da equipa que contrata, já que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar que as mais pequenas e podem chegar a pagar pelo menos jogador quase três vezes mais que uma equipa pequena.

O modelo desenhado pela Frontier permite, por exemplo, saber que o valor de um jogador sobe 3,18 por cento por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33 por cento por cada convocatória à selecção.

Os golos marcados, apenas são relevantes no caso dos avançados - aumentam o seu valor em 3,4 por cento -, enquanto os sofridos são relevantes no caso dos defesas - o valor cai 0,5 por cento. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4 por cento no seu valor.

- "Ranking" da Frontier Economics para os 10 jogadores da selecção portuguesa analisados a pedido da Lusa:

1. Cristiano Ronaldo 90ME

2. Bruno Alves 18ME

3. João Moutinho 17ME

4. Ricardo Quaresma 15ME

5. Simão 13ME

6. Ricardo Carvalho 11ME

7. Deco 11ME

8. Raul Meireles 11ME

9. Hugo Almeida 10ME

10. Tiago 9ME

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker