Voltar à Página Inicial

90º Aniversário do Clube de Futebol "Os Belenenses"



I - Introdução

A primeira formação depois da fundação do Belenenses em 1919 foi de atletas vindos de Lisboa, que adoravam os valores do bairro de Belém. Os Azuis como são conhecidos é considerado a tradicional a quarta potência Portuguesa. Fundado da união de pessoas oriundas do Sporting e Benfica interessadas em criar um novo clube que representasse o bairro de Belém no futebol nacional. Antes de sua fundação existiam outros clubes da zona, tal como o Ajudense e o Sport União Belenenses, que mais tarde viriam a falência.

Após uma reunião entre membros fundadores do clube, foi aprovado o novo uniforme, com a camisa azul e os calções pretos. As primeiras conquistas aconteceram na década de 20 e 30, quando venceu por três vezes o Campeonato de Lisboa e o Campeonato de Portugal, competição que antecedeu o Campeonato Nacional da primeira divisão. Nas temporadas de 1925/26, 1928/29 e 1931/1932, venceu o Campeonato de Lisboa e conquistou igualmente o Campeonato de Portugal em 1927, 1929 e 1933.

O último grande triunfo da formação do Restelo no Campeonato Nacional da Primeira Divisão, aconteceu em 1946. No ano seguinte, com o status de Campeão Nacional, o clube com a Cruz de Cristo, foi convidado pelo Real Madrid para o jogo de inauguração do Estádio Santiago Barnabéu, ocorrida a 14 de Dezembro de 1947.

Image Hosted by ImageShack.us


Da Esquerda para direita: Joaquim Rio, Carlos Sobral, Francisco Pereira, Aníbal dos Santos, Manoel Veloso, Mário Duarte, Amaldo Cruz, Alberto Rio, Edmundo Campos, Romualdo Bogalho e Artur José Pereira.


Além disso, o Belenenses tem uma boa tradição de participações na Taça de Portugal, tendo conquistado a competição por três vezes, nas temporadas de 1941/42, 1959/60 e 1988/89 e esteve por quatro vezes na final da mesma competição, tendo sido sempre campeão quando chegava a finalissima.

II - História Síntese das Conquistas no Futebol

Entre outras conquistas, para além de 3 Campeonatos de Portugal, 3 Taças de Portugal, e 6 Campeonatos de Lisboa, a vitória no Campeonato Nacional, em 1945/1946, foi o momento mais significativo da sua história. Durante décadas fez parte do quarteto dos "Grandes", juntamente com o Porto, Benfica e o Sporting. Até 82/83, estes foram os clubes que estiveram sempre na 1ª Divisão. Em 1933, o Belenenses era o mais poderoso clube de futebol em Portugal: tinha 3 Campeonatos de Portugal, tal como o F.C. Porto, contra 2 do Benfica, 1 do Sporting, 1 do Olhanense e 1 do Marítimo, e era também o clube com mais jogadores presentes na Selecção Nacional desde o início da actividade desta. Manteve esta posição até 1935, e a 2ª posição até 1951. Ainda hoje é o 4º clube com mais internacionalizações, com cerca do dobro dos 5º e 6º (Boavista e Vitória de Setúbal).

III - Dados Históricos e Relevantes
Apesar da sua massa associativa envelhecida, tem alguns simpatizantes noutros países (ex colónias portuguesas e comuniddades emigrantes no estrangeiro). Prova disso são as suas casas e núcleos fora do país: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor, Bélgica, Estados Unidos da América e Canadá. O Belenenses tem ainda cerca de 50 filiais e núcleos em Portugal continental e ilhas.

Por exemplo, na final da Taça de Portugal de 2007, havia faixas a assinalar presenças de adeptos de: Suíça, Canadá, Minho, Bragança, Vila Real, Porto, Ermesinde, Vila do Conde, Espinho, Estarreja, Viseu, Repeses, Covilhã, Coimbra, Tomar, Óbidos, Peniche, Elvas, Laranjeiro, Costa da Caparica/Trafaria, Litoral Alentejano, Santiago do Cacém, Faro… além dos núcleos da Fúria Azul, não só da grande Lisboa e Margem Sul, como ainda do Alentejo e de Ovar…

Ao final da Temporada 2006/2007 o Belenenses havia conquistado 2.197 pontos em 1900 partidas, com 811 vitórias, 445 empates, 634 derrotas, 3.109 golos a favor, 2.391 contra em 68 participações na primeira divisão do Campeonato Português, sendo este o quarto melhor retrospecto entre as equipas portuguesas, com larga distância do 5ª (Vitória de Guimarães).

«Digamos que o Belenenses, parecendo uma inevitabilidade, nasceu de um impulso. Mas, mais do que ter vindo ao mundo numa maternidade ao ar livre, surpreendeu pela robustez e, sobretudo, pela determinação dos seus fundadores que enfrentaram o dédalo formado por más vontades, intrigas e ausência total de desportivismo de várias forças. Chegou ao desporto português à revelia dos interesses bizantinos de muitas e boas almas. ( Homero Serpa )»

Ao longo da sua história, o Belenenses defrontou e venceu algumas das mais poderosas e conhecidas equipas do mundo: o Barcelona, o Valência, o Borussia Dortmund (na Alemanha), o Bayer Leverkusen, o Monaco, o Olympique Lyonnais, o Vasco, o Cruzeiro de Belo Horizonte, o Newcastle, o Deportivo de La Coruña, o Sevilha, o Stade de Reims, o Dínamo de Zagreb e... o Real Madrid (uma das vezes por 3-0!). Com o Real Madrid, o mais bem sucedido clube mundial do século XX, o Belenenses teve fortes ligações: foi especialmente convidado para inaugurar o Estádio daquele clube, e voltou a sê-lo quando o estádio fez as bodas de prata e houve a festa de homenagem ao hexacampeão europeu, Gento.

O Belenenses foi o primeiro clube português a participar na Taça UEFA, estreando-se com um empate 3-3 em casa dos escoceses do Hibernian.

Registo ainda para o facto de o Belenenses ter sido a equipa a marcar mais golos num só jogo de todos os campeonatos nacionais: 15-2 à Académica. Aliás, no espaço de uma semana ganhou também por 14-1 ao Salgueiros, ou seja, marcou 29 golos em duas jornadas. Na Taça de Portugal tem a segunda maior goleada de sempre com 17-0 ao GD Vila Franca. Entre os clubes que foram goleados pelo Belenenses, contam-se o Sporting (9-0, 6-0 e 5-0), o Benfica (8-3 em casa e 5-0 em campo neutro), o Futebol Clube do Porto (7-3 em casa e 6-2 e 4-0 fora) e o Sporting Clube de Braga (9-3), ou ainda o Vitória de Guimarães (12-1), o Boavista (10-0) e o Vitória de Setúbal (9-0), para referir alguns dos mais cotados.

O Belenenses de já foi, também, Vice-Campeão do Campeonato Nacional de futebol por três vezes, tal facto aconteceu nas épocas de 1936/1937, 1954/1955 e 1972/1973 e posicionou-se por 13 vezes no 3.º lugar, sendo que a última vez ocorreu em 1988.

Na década de 50, passou pelo clube a maior estrela da nossa história, o avançado Matateu, que foi o jogador com mais golos marcados nos campeonatos de 1953 e 1955, com 29 e 32 tentos respectivamente. Matateu conquistou também, no ano de 1953, a primeira edição da "Bola de Prata", troféu atribuído ao goleador do Campeonato de futebol.

Apesar do seu passado de vitórias, o Belenenses já esteve na segunda divisão por três vezes, tendo a primeira descida de escalão acontecido em 1982, e a segunda e terceira vez na década de 90.

O Estádio do Restelo, foi construído em 1956 com uma capacidade inicial de cerca de 40 000 espectadores, sendo certo que as recentes obras de remodelação rteduziram esse número para cerca de 25.000 espectadores, embora, oficialmente sejam contabilizados 22.000, por efeitos da sutracção dos lugares das primeiras filas do anel inferior das bancadas.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker