Voltar à Página Inicial

Preparação física



Uma equipa profissional de futebol tem de ter um bom preparador físico, para além do treino dos diversos sectores e a sua articulação de uns nos outrros.

O que eu notei aqui em Setúbal é que são muitos os jogadores que atigem cedo dmais nos jogos o limite das suas capacidades físicas.

O caso do José Pedro é algo que me faz confusão. Falta de cabedal não é. Por vezes, parece-me que anda triste no relvado, quando as coisas não lhe correm bem.

Ele tem físico, mas por onde anda a genica que ele nos acostumou e por onde anda o seu pontapé canhão na marcação de livres? É bem certo que também não têm havido livres por aí além, mas até já se vai furtando á sua execução.

Ou o seu pontapé espontâneo à entrada da grande área?

Ele teve vários anos a companhia do Silas e eles dois articulavam-se muito bem nas insuficiências de cada um deles. Compensavam-se e isso era um bom abono de família para o nosso meio-campo.

Agora, ficámos órfãos de tal dupla e o Zé Pedro anda meio desaparecido e cansa-se de forma inexplicavelmente rápida, durando quanto muito 75 minutos de jogo e o resto é um tremendo sacrifício. Cá para mim, se fosse treinador, meteria o Cândido Costa na ala direita do meio-campo, deixando a esquerda para o Lima e o meio do terreno para a dupla Barge e Zé Pedro. Ficava bem mais fortalecido e com mais músculo. Digo eu que não percebo nada disto.

Não conheço quem é o preparador físico do Belenenses, mas conviria que fizessem chegar ao senhor os recados da má condição física do atelta, o qual até pode nem ter culpa do seu estado actual, necessitando apenas que haja alguém que melhor o ensine a gerir o esforço dentro de campo ao longo de 90 minutos.

E o que se passa com o José Pedro tem extensão a mais jogadores, os quais só com a obtenção do bom rendimento físico conseguem fazer valer os seus argumentos técnicos.

Isto não tem a ver com o Zé Pedro, mas é inimaginável ter-se consentido aquele 1º golo dos lampiõpes com o jogador adversário a arrancar por ali fora desde a lina do meio campo,sem lvar uma rasteirita. Nem que desse amarelo, mas golo nunca. E a foto que saquei desse golo evidencia claras insufiências físicas quando há 3 jogadores do Belenenses e outro a correr para ver se ainda vai a horas de salvar o barco (pires).

E o que digo vem a propósito de um pequeno artigo publicado na Bola, sendo certo que eu não meto só o Zé Pedro neste pacote da falta de condição físca, porque há lá mais gente que anda meio cansada, para além de uma outra pecha no jogo de equipa do Belenenses, quando se vê um clarão enorme entre o meio-campo e o ataque, impssibilitando jogadas rápidas de contra-atqaque com mais frequência.

Mas esta última questão é já do foro restrito do treinador, ao qual recomendo, já agora, o que pensa irdizer em cada flash-ointerview ou em cada conferência de imprensa, porque nem ao Marinho Peres eu perdoava uma derrota quando ele parabenizava(é assim que se escreve dar de parabéns em brasileiro?) o adversário.

Por outras palvras e cigindo-me ao jogo com os lampiões e embora possa ser verdade, não aceito que o treinador do Belenenses, seja ele qual for, venha desvalorizar a derrota pela notória supremacia da outra equipa.

Nem lhe fica bem dizer isso, porque automaticamente a mensagem que passa para o balneário é a de que estão todos desculpados, atendendo a que o adversário era aquele e não havia nada a fazer.

Havia, sim senhor, havia que denunciar os golos ilegais e não sair dessa linha de crítica.

Quatro jogos ainda longe da sua enorme qualidade e influência obrigam a trabalho extra.
Depois do jogo com o Benfica, José Pedro fez um treino um pouco diferente dos restantes, correndo muito mais tempo e cumprindo um programa, na ausência de lesão, característico de quem procura ainda a melhor forma física. Num plantel com muitos novos jogadores e sem experiência competitiva ao mais alto nível, o seu desempenho assume ainda uma maior importância.
A crítica tem sido unânime em reconhecer que esta temporada José Pedro ainda nem perto anda da sua qualidade e influência na equipa. Olhando as notas atribuídas por A BOLA, teve 5 (sofrível) nos jogos com Leixões e Naval; um 6 (suficiente) em Braga e um 4 (mau) frente a Benfica. Os adeptos reclamam pelo verdadeiro José Pedro, que está a trabalhar para que isso aconteça rapidamente.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker