Voltar à Página Inicial

Jovem promessa: Artur Lourenço



Notas Prévias:

Frequentes são as situações pelas quais alguns dos jovens que acabam por dar nas vistas na nossa formação ter iniciado os seus primeiros passos noutros emblemas da capital.

De facto, o Belenenses, para a grande maioria dos jovens aspirantes a futebolistas raramente apareccem no Restelo tomando o Belenenses como 1ª opção.

Assim seendo, e o facto dos nossos olheiros da formação melhor conhecerem o que se vai passando nas outras casas, tratam de acolher os melhores dos dispensados, sendo certo que a partir daí irão fazer da nossa formação como se anterior não existisse, pelo que eventuais benefícios financeiros são recolhidos pelo clube que com o jovem termina a sua formação e até à idade dos 23 anos.

Pode ser o caso deste miúdo dispensado pelo staff de Rui Costa e que o Belenenses entendeu recuperar para as nossas cores, esrando que o mesmo seja devidamente formado, não só como futebolista, mas como homem e que aprenda a respeitar o nosso emblema.

Com Rui Costa à frente das decisões desportivas do Benfica, relegando para a gestão do clube o presidente Luís Filipe Vieira, a planificação da próxima época dos encarnados parece estar no bom caminho, no que respeita às novas directrizes benfiquistas: a aposta na formação, com a renovação de várias promessas - como André Carvalhas ou Miguel Rosa -, a integração de alguns jovens no estágio de pré-época - fala-se de Miguel Vítor e, novamente, André Carvalhas, por exemplo -, e a contratação de valores nacionais com créditos firmados, como Jorge Ribeiro, Ruben Amorim e Carlos Martins.

Com tudo a correr, pelo menos aparentemente, sobre carris, custa então a entender a recente opção dos responsáveis pelos escalões encarnados na construção dos seus plantéis jovens. Num ano em que o Benfica se sagrou campeão de juvenis, não deixa de causar surpresa surgir uma lista de dispensas com 10 nomes, aniquilando quase por completo uma equipa vencedora.

Dos futebolistas dispensados, destacamos o avançado/extremo Artur Lourenço, com o qual a Academia de Talentos teve uma curta, mas profícua conversa.

É certo que não se pode manter no plantel da equipa de juniores várias dezenas de jogadores e, por isso, é inevitável assistirmos à partida de alguns deles. Contudo, não deixa de ser surpreendente a dispensa de alguns, tendo em conta o seu currículo, o percurso no clube e a própria prestação na temporada que cessou. E, obviamente, que sem querer levantar qualquer tipo de polémicas nem entrar em especulações, não deixa de ser complicado conseguir contornar algumas controvérsias levantadas nos últimos tempos no seio do clube da águia, começando pela política de prospecção que tem trazido muitos jogadores estrangeiros para o Benfica.

Artur Lourenço, a viver o problema de perto, quando questionado acerca destas ideias, não encontra problema no recrutamento de cada vez mais jogadores estrangeiros, uma vez que "estrangeiros há em todo o lado e não só no Benfica", mas "a política de formação do clube não é a correcta porque apostam pouco nos jovens que fazem lá toda a sua formação".

Vários dos jogadores dispensados poderão ter caminho aberto em direcção a Alcochete, mais propriamente à Academia do Sporting, segundo rumores que já pairam no ar, numa opção que já deu frutos em Alvalade num passado recente - basta recordar o caso de Miguel Veloso. Afinal de contas, segundo reza o adágio popular, quando uma porta se fecha, outra se abre logo a seguir.

Artur Gonçalo Carapinha Machado Lourenço, natural de Lisboa, é um avançado com um passado inscrito no Benfica, onde ingressou com 9 anos, após alguns toques no futebol de 5 no seu bairro. Artur Lourenço actua preferencialmente nas alas, tanto na esquerda como na direita, mas que também pode jogar como médio-ofensivo, ou seja, como organizador de jogo. Com apenas 17 anos e internacional pelo seu escalão, Artur Lourenço é considerado pelos especialistas na área como um dos mais promissores jovens do país a actuar na sua posição.

Jogador veloz e tecnicista, inclusive bom marcador de bolas paradas, Artur Lourenço faz da explosão, da velocidade e do um-contra-um as suas principais armas, tirando partido ainda de não ser propriamente um jogador franzino (mede 1,70m e pesa 66kg), característica que muitas vezes impede os treinadores de apostarem nos jogadores em escalões mais velhos e, consequentemente, mais físicos. Obviamente que jogadores com estes atributos também são facilmente dados ao individualismo, mas aqui cabe aos técnicos conseguirem fazer passar as suas ideias e ensinarem o jogador a soltar a bola e a arriscar nas alturas exactas. Artur Lourenço foi utilizado nos juvenis A quando ainda tinha idade de juvenil B, o que prova a sua qualidade e a confiança que era depositada nele.

Na temporada que cessou, Artur Lourenço foi um dos jogadores importantes para o técnico João Couto na caminhada vitoriosa do Benfica, surgindo normalmente como arma secreta saída do banco, destinada a agitar o jogo e a revolucionar o ataque da sua equipa, especialmente perante equipas tacticamente mais defensivas. Aliás, foi dele a assistência para o golo da vitória de Silvério Camará frente ao FC Porto, por 2-1, na penúltima e decisiva jornada do Campeonato Nacional de Juvenis. Apesar da época atribulada, marcada por uma complicada pubalgia logo no início do ano que o manteve afastado dos relvados durante cerca de seis meses, Artur Lourenço soube recuperar com paciência e foi entrando aos poucos na equipa, sendo um dos jogadores mais utilizados na fase final, chegando ao fim do campeonato com 9 jogos disputados e 2 golos apontados.

Infelizmente, a época de Artur Lourenço não chegou para convencer os dirigentes benfiquistas a continuarem a apostar nele, nesta sua subida aos juniores, apesar de ainda deter contrato de formação. O próprio jogador confessa ter ficado "surpreendido", uma vez que "é estranho dispensarem quase uma equipa toda que foi das únicas campeãs. Mas eles é que decidem e nós temos que aceitar", desabafa.

Agora, fica o futuro em aberto: apesar da dispensa, Artur Lourenço mantém intactas todas as condições para vingar no futebol e que fizeram dele um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos do Benfica, principalmente pelas suas habilidades técnicas, que fazem dele um driblador nato. Para já, não obstante as notícias que dão conta do interesse de alguns emblemas no seu concurso, o jovem não abre o jogo. Quando questionado acerca do hipotético interesse do Sporting, Artur Lourenço confessa que "gostava de jogar lá", mas apesar de "terem havido alguns contactos, nada é ainda certo quanto ao futuro". Descartado parece estar, contudo, o interesse da Académica de Coimbra, que também foi ventilado nos últimos dias.

Numa altura em que a comunicação social dá conta do interesse do Benfica em reforçar o seu plantel com mais um extremo-esquerdo, após a contratação de Javier Balboa para a ala direita, devido à fuga do uruguaio Christian Rodriguez para o FC Porto, não deixa de ser irónico ver o clube encarnado dispensar um dos mais promissores futebolistas nacionais a actuarem nessa posição. Veremos se o Benfica não se irá arrepender de tal decisão.

Nome completo: Artur Gonçalo Carapinha Machado Lourenço.
Idade: 02/02/1991 (17 anos).
Nacionalidade: Portuguesa.
Peso: 66kg.
Altura: 1,70m.
Posição: Médio-ofensivo ou Avançado-ala.

Texto: Pedro Soares.
Imagem: Academia de Talentos.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker