Voltar à Página Inicial

Só o Belenenses perdeu o título na última jornada



Notas Prévias:

Tenho tido este texto aqui em memória e suponho ser altura de o dar á estampa, já que os sócios e adeptos andam a precisar de uma cura para fazer ressuscitar a alma belenense ou, melhor dizendo, a chamada mística azul que anda perdida em jogos de poder, de corredor, em diz-se diz-se, enfim, em lutas e guerrinahs que nos vão tornando mais fracos internamente e, por via, disso, a capacidade de lidar com a Nau Azul fica ainda mais pesada.

De tal sorte, que outro dia fiquei pasmado ao ler um mail na Mailing List do Belenenses assinado por um ex-responsável do Clube o qual solicitava aos demais participantes naquele fórum basicamente algo como isto.

Que é que é preferível:
1. Fazer o Belenenses campeão e de seguida correr o risco de ir para os distritais ou
2. Manter-se o status actual com esporádicas idas à UEFA

Pessoalmente, já deixei há muito de lá opinar atento o estado moribundo daquele fórum e, sobretudo, atento o facto de por lá se terem tentado assacar sistematizadamente responsabilidades pelas vendas e não vendas de jogadores a quem já cá não está, além de os assuntos serem demasiado redutores para já não falar de que aquilo por lá anda a funcionar em compartimentos estanques (A ou B só responde a C e D e vice-versa, tendo deixado de haver a discussão aberta e, por vezes, até acalorada que antes havia entre todos).

Mas quando vejo esta espécie de inquérito, sendo que numa das alternativas era irmos parar aos distritais e reduzir-se a possiblidade de não haver outra alternativa para o Clube de que andar neste chove, mas não molha, fiquei devastadao, vindo de quem veio.

Se a nível do Belenenses a nossa capacidade é assim tão redutora, ás tantas mais valia entregar as chaves do Clube à CML.

Depois, claro, tenho de me socorrer destes pequenos trechos de índole histórica, onde se recorda que um jogo em que perdemos o 2º campeonato com outra trafulhice arbitral, já que metemos o nosso 3º golo por intermédio de Matateu, antes do Martins nos ter empatado o jogo e dado o título aos lampiões.

E socorro-me destes trechos históricos para, ao menos, lavar a alma, já que não é possível alguém vir-me dizer, quanto mais escrever, que se encara a possiblidade de meter o Clube nos distritais, mas de papo cheio, isto é, à Boavista.

Como se fosse possível fazer-se campeão o Belenenses assim de um pé para a mão.

Mas olhando para a redução do Clube aos distritais, não foi nada que o Carlos do Carmo deixou de dizer outro dia e que aqui dei estampa, ou seja, circunscrever o Clube na sua actividade à área da Grande Lisboa.


Livra, que esta é a semana dos lampiões.

Qualquer dia ainda me dizem aqui que eu serei mais lampião que azul.



Se o Porto não conquistar este domingo o título de campeão Nacional igualará o “feito” do Belenenses na temporada 1954/55. Com efeito, esse foi o único caso em que uma equipa entrou para a derradeira jornada na condição de líder e dela não saiu com o troféu nas mãos. Os azuis do Restelo, na ocasião, partiam para o último jogo com um ponto de vantagem sobre o Benfica (a vitória valia apenas 2 pontos), e estavam obrigados a vencer o Sporting, uma vez que tinham desvantagem em caso de igualdade com os encarnados. O Sporting impôs um empate ao Belém (2-2) e ofereceu o título de bandeja ao Benfica, que cumpriu o seu papel, batendo o Atlético (3-0). Esta será a 24ª ocasião em que o título só será entregue na derradeira jornada. E o Porto há mais de 20 anos que não ganha desta forma.

24 de Abril de 1955. Com um golo de Martins a 4 minutos do fim, o Sporting negou ao Belenenses a hipótese de o clube da Cruz de Cristo se sagrar campeão nacional pela segunda vez. O título ficou nas mãos do Benfica. Os azuis partiam para a última jornada extremamente confiantes, depois de uma vitória muito suada em Braga. Um ponto de vantagem para o Benfica e dois para o Sporting e a consequente possibilidade de festejar o campeonato originaram uma enchente azul nas Falésias. Dizia-se na altura que os leões iriam “facilitar”, para que o Benfica não ficasse com o título. Viria a comprovar-se o contrário. O Belenenses começou bem a partida, chegando em vantagem ao intervalo (2-1). Já na segunda metade, um lance que marcou o jogo e o campeonato (foto ao lado). Matateu terá introduzido a bola na baliza, seria o 3-1 na altura, mas o juiz não validou o golo. A 4 minutos do fim, golpe de teatro. Jogada confusa, a bola bateu nas costas de Figueiredo após remate de Martins, enganando o guardião José Pereira. Um final dramático, que terminou em lágrimas para os jogadores do Belém, sem dúvida um dos grandes do nosso futebol naquela altura. Matateu nunca mais teve outra oportunidade para se sagrar campeão nacional. Resta saber como será desta vez. O Porto parte em vantagem, Sporting e Benfica estão à espreita...

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker