Voltar à Página Inicial

Marketing Online – Os websites dos clubes



Notas Prévias:

Uma das coisas que não entendo é o facto de não termos um website adequado aos novos tempos.

Recordo-me ainda dos tempos em que foi criado o actual site oficial, sendo certo que na altura, a generalidade dos associados ficou satisfeita pelo formato do site, o qual até foi objecto de público elogio.

Os tempos passaram, a tecnologia, os erviços e os produos que lá podem ser incrpoados tornaram o nosso site um perfeito achado pré-histórico, tão dfossilizado que está que mais parece um achado.

Foi-me garantido há algum tempo que o novo site estava para aí chegar, mas lá está, no Belenenses está tudo para acontecer e nada acontece, excepto a queda do Clube.

Hoje em dia qualquer clube de futebol moderno aposta em estratégias inovadoras para angariar e envolver o maior número de adeptos nas suas actividades. Qual a intenção? Aumentar receitas e fidelizar adeptos. Os websites são actualmente as melhores ferramentas para potenciar o negócio de qualquer clube, desde que moderno, actualizado e bem administrado, pode tornar-se num agregador de adeptos, sedentos de novos produtos e informações oficiais.

Qualquer clube que procura angariar novos adeptos e construir uma real ligação com os actuais (que no fundo são os seus consumidores alvo), devem apostar num website inovador. Tomamos como exemplo o website de um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona, e eis alguns dos serviços que proporcionam aos seus adeptos e clientes através do seu website.

■ Vídeos de adeptos (incorporados via Youtube)
■ Anúncios de promoções / Vencedores de concursos
■ Opinião dos adeptos / Comentários dos adeptos a aquisições e vendas de jogadores
■ Sondagens a adeptos
■ Downloads de vários produtos
■ Ofertas de merchandising exclusivas
■ Notícias e informação actualizadas
■ Destaques para as novas aquisições
■ Visita guiada ao estádio e instalações do clube em vídeo (ver aqui)
■ Uma das newsletter oficiais mais completas (ver aqui)
■ E uma relação com os investidores especial (ver aqui)
O site do seu clube têm todos estes serviços? Funcionam? Aqui fica a sugestão para visitar o website do FC Barcelona e descobrir mais sobre como fidelizar o adepto e aumentar receitas via internet. Se for dirigente, talvez encontre algumas ideias que podem impulsionar o marketing do seu clube e se for adepto pode sempre enviar algumas destas sugestões aos responsáveis do seu clube.

Em Portugal

Em Portugal, o envolvimento dos adeptos com os seus clubes através do seu website, pode considerar-se medíocre. Com cerca de 4,5 milhões de utilizadores regulares de internet (sem contar com os imigrantes que procuram informação do seus clube online), os administradores dos clubes tardam em entender que esta ferramenta pode solucionar muitas das carências que mantêm em termos das suas estratégias de comunicação e marketing.

Não se pode dizer que os websites dos clubes portugueses sejam um meio de reunir e fidelizar adeptos, mesmo os sites de Benfica, Porto e Sporting, não excedem muito a venda de bilhetes, a venda de merchandising e divulgação de comunicados (muitos deles em segunda mão). A presença dos restantes clubes na internet, pode considerar-se simplesmente miserável. A maioria mantêm um website apenas por manter, obsoleto, desactualizado e sem qualquer ideia de como tornar esta ferramenta em potenciais receitas.

Os adeptos portugueses continuam a consultam mais vezes os jornais desportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes. Um hábito que qualquer adepto britânico consideraria inacreditável e para o clube significa simplesmente mais uma fuga de receitas.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker