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Belém: o eixo de desenvolvimento de Lisboa via Exposição do Mundo Português



Vamos lá a continuar a conhecer alguma da história de Belém.


Vista aérea da Exposição do Mundo Português de 1940



Portas de entrada da Exposição



A Exposição do Mundo Português foi a maior exposição realizada em Portugal até à Expo 98, destinando-se a comemorar simultaneamente as centenárias datas da Fundação do Estado Português em 1140 e da Restauração da Independência em 1640.

A exposição foi inaugurada em 23 de Junho de 1940 pelo Chefe de Estado Marechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco.

Os responsáveis da exposição foram: Augusto de Castro (Comissário-Geral), Sá e Melo (Comissário-Geral-Adjunto), José Leitão de Barros (Secretário-Geral) e Cottinelli Telmo (Arquitecto-Chefe).

A Exposição do Mundo Português incluía pavilhões temáticos relacionados com a história, actividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos de Portugal. Incluía também um Pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado.

A Exposição do Mundo Português levou à completa renovação urbana da zona ocidental de Lisboa.

A sua praça central deu origem à Praça do Império, uma das maiores da Europa.

A maioria das edificações da exposição foi demolida no final, restando apenas algumas como o actual Museu de Arte Popular e o Monumento aos Descobrimentos (reconstrução com base no original de madeira). A exposição levou também à construção de outras infraestruturas de apoio, tal como o Aeroporto da Portela.

Sendo Lisboa a capital mais ocidental da Europa, a cidade era o terminal ideal do lado europeu dessas ligações transatlânticas.

Por essa razão, o Governo Português entendeu transformar Lisboa numa grande plataforma aérea para voos internacionais. Para isso foram projectados dois aeroportos para Lisboa: um marítimo, para hidroaviões e outro terrestre para aviões convencionais. Outra razão para a construção destas infraestruturas era o facto de ir ser realizada em 1940 a grande Exposição do Mundo Português que se previa ir atrair a Lisboa muitos voos com turistas estrangeiros (isso acabou por não acontecer devido ao início da 2ª Guerra Mundial).




Em 1938 iniciaram-se as obras dos dois aeroportos, que foram concluídas em 1940.

Como aeroporto terrestre construiu-se o Aeroporto da Portela e como aeroporto marítimo, construiu-se o Aeroporto de Cabo Ruivo, à beira do Rio Tejo e a cerca de 3km do primeiro.

Para uma ligação rápida por automóvel entre os dois aeroportos construiu-se uma via rodoviária denominada Avenida Entre-Aeroportos (actual Avenida de Berlim).

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