Voltar à Página Inicial

O merchandising dos maiores clubes Europeus



De acordo com um estudo da SPORT+MARKT e da PR Marketing European Football Mechandising Report, os clubes da Premier League vão à frente no ranking de clubes que mais receitas geram com o merchandising. A média de receitas com o merchandising dos clubes Ingleses cifra-se em 8.6 milhões de Euros, em Espanha a média é de 7.3 milhões de Euros, na Alemanha de 7.1 milhões de Euros, tendo os clubes Italianos e Franceses um valor médio igual de 3.2 milhões de Euros. Quanto à Holanda, os 6 maiores clubes do país têm em média uma receita de 3.6 milhões de Euros e em Portugal os 3 grandes geram em média 1.8 milhões de Euros.

1. – Premier League (Inglaterra) – 171 milhões de Euros (média/clube 8.6 m/€)
2. – Liga BBVA (Espanha) – 145 milhões de Euros (média/clube 7.3 m/€)
3. – Bundesliga (Alemanha) – 127 milhões de Euros (média/clube 7.1 m/€)
4. – Série A (Itália) – 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
5. – Ligue 1 (França) – 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
6. – Eredividie (Holanda) – 22 milhões de Euros (6 maiores clubes/média 3.6 m/€)
7. – Liga Sagres (Portugal) – 5.5 milhões de Euros (3 maiores clubes)

De acordo com os autores do estudo, os factores mais significativos para o sucesso de um clube ao nível do merchandising, passam pelo sucesso desportivo, tamanho do mercado doméstico, número de adeptos dentro e fora do país e pelas as estruturas profissionais de merchandising. No entanto as receitas geradas em dias de jogo são a chave para o sucesso dos clubes. Os 116 clubes do estudo, alcançam em média 5.3 milhões de Euros, com cerca de 20 clubes com uma média de receitas superiores de 21.2 milhões de Euros e 96 com que geram cerca de 2 milhões de Euros. Quanto aos clubes Portugueses, o clube que mais receitas de merchandising gera é o Benfica com 2.4 milhões de Euros anuais.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker