Voltar à Página Inicial

Os casos em que nos metem



Mapuata

Este caso fez com que em 1987 o campeonato passasse de 16 para 20 clubes. Após a derrota (1-0) com os azuis, o Marítimo alegou que o jogador Mapuata estava mal inscrito. O Conselho de Justiça deu-lhes razão e foi-lhes atribuída a vitória (0-3), passando então a contar com 25 pontos, evitando a despromoção. Para compensar os lesados, Salgueiros, Elvas e Farense permaneceram na primeira divisão, Rio Ave, Espinho e Setúbal foram promovidos nesse ano da Honra.

Meyong

Na reabertura do mercado da época passada [Janeiro] o Belenenses contratou Meyong. O avançado tinha actuado deste o início da temporada pelo Levante e Albacete. A FIFA permite apenas jogar por dois clubes numa época, o Belenenses foi o terceiro e por isso penalizado em 6 pontos e multado.

Vinícius

A base de sustentação é a mesma do Caso Meyong, mas Vinícius jogou por dois clubes brasileiros, que são de uma confederação e época desportiva diferente. Uma situação permitida pela FIFA. Agora os azuis esperam uma notificação da queixa do Trofense para solicitarem uma indemnização.

Mateus

Em 2006 o Gil Vicente inscreveu o angolano Mateus, proveniente dos amadores do Lixa. Segundo os regulamentos da FPF "o jogador que tenha mudado da classe profissional para amador, terá de permanecer pelo menos uma época como amador". Os azuis, condenados à despromoção denunciaram a irregularidade na utilização do jogador. A justiça desportiva deu-lhes razão, mas os tribunais civis alegam que a decisão está errada ao abrigo do direito do trabalho.


Carlsberg Cup

Os regulamentos dizem-no. Quando empatadas, passa a fase seguinte a equipa com melhor "goal average". O Belenenses marcou dois golos, sofreu um. O Guimarães marcou três e sofreu dois. No jogo do quociente, os azuis vencem. A Liga colocou o Guimarães na fase seguinte, os azuis contestam.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker