Voltar à Página Inicial

Um estranho movimento de presidentes



Inopidamente, o presidente do Belenenses foi a um encontro de presidentes de alguns clubes da Superliga.
Encontro este ao que parece com alto patrocínio do Sporting e do Benfica e com a seguinte agenda de trabalho:
1. Sensibilizar os principais partidos para a necessidade da intervenção do poder político na definição do panorama do futebol profissional nacional, com eventuais iniciativas para um novo enquadramento legislativo, com alterações na Lei de Bases;
2. Criar um organismo independente e isento que assegure uma gestão insuspeita da arbitragem
3. Retirar a Comissão Disciplinar da órbita da Liga, e
4. Integrar de forma efectiva o futebol nos princípios da actividade económica activa do país, sem qualquer carácter de excepção: auditorias às contas, para pôr cobro à contabilidade criativa e exigir o cumprimento integral dos clubes e respectivas SAD's das obrigações fiscais e ressalvar os princípios da concorrência leal.
Sobre este encontro, o qual não é novidade em termos bilaterais, é um pouco mais surpreendente em termos de estranhas alianças com clubes que directamente pouco, muito pouco, nos têm dado e, ao invés, mais nos têm mordido os calcanhares.
Já nada me surpreende nas atitudes do actual presidente do Clube, o qual está-se nas tintas em informar os associados da real intenção deste movimento para não falar já em ter tomado decisões unilaterais sobre um acto que considero um erro tremendo de política geral da boa gestão do Clube no que ao caso PM se refere.

O que nos une a estes homens?
ou
O que une SN a LFV e DC?

Benfica, Sporting, Belenenses e Marítimo juntos?
É esta a nossa aliança? Ou estamos lá apenas e só para enfeitar?
E aquela que tivemos ou temos com o Porto, Guimarães e outros quantos clubes por efeitos das elieções dos órgãos da Liga foi para onde?
São clubes diferentes na estratégia de alianças, já aqui falada abuntamente em arigos de opinião, quer pelo signatário quer pelo Henrique Amaral.
Por sua vez, lê-se que há já uma voz discordante deste movimento, personificado pelo Beira-Mar, defensor de um agrupamento de clubes mais pequenos por forma a suster os maiores, sendo certo que mantem a palavra dada.
Interrogo-me com estupefacção de um moviemento para defender Valentim Loureiro, sendo certo que sobre o suspenso presidente da Supeliga estão impostas medidas coação judiciais que extravasam o seio do Futebol e que com ele podem ser coniventes.
Regenerar o Futebol? Como? Com estes 4 presidentes?
O futebol não precisa de ser regenerado, precisa que os actuais figurantes desapareçam pura e simplesmnete e nós ao darmos o contributo a estes auto-flagedores do futebol luso estamos a contribuir para o seu descrédito ainda mais acentuado.
O futebol foi inventado pelos ingleses e nós inventámos as formas de dar a volta para que tudo em Portugal aconteça dentro de parâmetros balizados por 3 clubes dos quais fomos há muito excluídos e, também, deles nos afastámos por incompetência pura.
Que ligações íntimas existem com esses clubes aos quais nos estamos a aliar, sendo certo que tal iniciativa, ao não contar com emblemas de peso do Norte do país, está condenado ao fracasso?
Só espero que desta feita não vá o Belenenses apresentar uma qualquer candidatura que possa ser chumbada, retirando daí as consequências negativas como sucedeu, a meu ver, com a candidatura de Jorge Coroado.
Não, não quero estar num Clube que defenda a política do "orgulhasamente sós", tanto do agrado de outros tempos, mas defendo uma política clara de alianças sem ziguezagues, sem que para umas coisas nos aliamos a A e para outras a B.
Ao fazer-se este ziguezague de alianças está-se a condenar a autonomia do Clube em relação a outros com outro peso.
Mas há três outras interrogações sobre esta repentina reunião de presidentes e que se fundamenta em notícias vinda a público sobre a eventualidade de uma viragem a sul do processo do "caso apito dourado", relativamente ao qual prometo para em breve tecer os meus comentários. Apoio a Valentim Loureiro numa clara medida de coação sobre o Poder Judicial?. Outra, relativamente a dívidas ao fisco que eventualmente a Liga e a FPF terão solicitado aos Clubes pagar e outra, finalmente, a questão do totonegócio, a qual estando ligada à dívida ao fisco, não deixa de ser preocupante a nossa presença, dado que a imagem que esta Direcção tem feito passar aos associados é que tem tudo em dia.
Tudo isto é bizarro e muito estranho...
Saudações Azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker