Voltar à Página Inicial

Ando pasmado com alguns belenenses



Já se viu que a Taça da liga nasceu torta e por mais remendos que lá façam, os clubes encarregam-se, depois, de não cumprir as regras, sendo seguidos pelos adeptos e, funadamentalmente por outros agentes ligados ao desporto, entre os quais os jornalista que vão usando e abusando de imprecisões no seu vocabulário, como seja a da utilização corrente do termo goal-average, tal e qual como os incompetentes da Liga.

Se estes últimos, em alguns casos podem não ser renumerados, o mesmo já não se passa com os jornalistas, que deviam saber de cor e sateado tudinho na ponta da caneta, do teclado ou da língua.

Mas, remunerados ou não, sejam quem forem os artistas que é suposto serem competentes aquando da eleição, o facto é que o futebol português está como está graças a tanta incompetência junta, que a de um atropela a do outro. E nessta coisa que ora me trás aqui, parece-me haver uma clara chantagem sobre o Belenenses para não denunciar, ao menos, o que vai mal na Liga.
Já antes Cabral Ferreira o fez, e parece que não, mas João Barbosa pertence à escola desportiva de Cabral Ferreira e no caso em apreço, acredito que se mais ninguém acreditar no nosso êxito, ele será o último a não acreditar. Pelo menos, assim o espero.

Vem-se, agora, a saber que pode o FC Porto ser excluído dessa competição por incumprimento do Artigo 11º, isto é, por não ter utilizado pelo menos 4 a 5 jogadores titulares tendo, ao que aprece, utilizado apenas um - Pedro Emanuel.

No nosso caso, sobre esta coisa de quem tem ou não razão, se o Belenenses, se a Liga, esperaria, por exemplo, à semelhança do que anteriormente se fez no Caso Mateus, que José Manuel Meirim, apresentado pela comunicação social dita desportiva como sócio do Belenenses que viesse a terreiro defender a tese da LPFP no que concerne à interpretação que pode ser dada ao "espírito da lei" no que à utilizaçõ da expressão diz respeito. Desta feita, temos o Meirim do nosso lado.

Assistir, no entanto, a associados ou adeptos do Belenenses que se apresentam com cartão ou sem ele, mas vincando a sua condição de belenense e outros de belenenses até morrer a defenderem a posição do Vitória de Guimarães, coitados apanhados nesta situação de extrema xico-espertice causada pelos dirigentes do meu Clube é que fico parvo.

Um dos editores de um blogue azul em comentários aqui produzidos e, também no blogue Vimaranes, afecto ao Vitória de Guimarães, bem sabe ao que me refiro, quando ele apadrinha o apuramento directo do Vitória Guimarães, quase pedindo desculpa pela acção dos dirigentes do Belenenses ao impugnarem o não apuramento do Belenenses, nem sequer dando o benefício da dúvida ao Clube de que é associado.

Mais, até parece que há uma diferença entre o Belenenses e o Guimarães, quando a divregência é entre o Belenenses e a Liga. A proválo está a existência do tal 2º recurso do Belenenses.

Se fosse aquele caso, o qual terei de respeitar a sua opinião, tal como ele, talvez tenha de explicar a razão pela qual toda a comunicação social está do nosso lado e ele do lado do Guimarães.

Mas também um de tal Guto ou MiticO, o qual foi escrevendo algo semelhate no blogue Briosa. Vejamos:

"Sou jurista, responsável do departamento contencioso de uma seguradora, e sou belém, belém até morrer!!!
Também gosto da Briosa pois cursei Direito em Coimbra e fui algumas vezes ao velhinho Calhabé. Ia mais interessado em aprofundar os meus conhecimentos em anatomia feminina do que em ver futebol, é certo, mas embeicei pela Académica (só quem por lá andou é que sabe o que é o ambiente coimbrão, aquela mística, aquelas tradições, tudo, tudo. Que saudades!).

Tenho discutido com os meus colegas de trabalho e somos todos do mesmo parecer: o Belenenses não tem a razão do seu lado.
Subcrevo na íntegra a análise do Dr. Rafael. Infelizmente o recurso do meu Belenenses improcederá.

Muito obrigado, Sr. capris, pois graças a si ainda há uma luz ao fundo do túnel. Ténue a luz e muito fundo o túnel...

Força, Briosa!

22 Janeiro, 2009 16:23"


Depois o webmaster do Briosa pergunta:
"Guto,

Podia elaborar melhor o seu raciocinio? Confesso que o Rafael se perde em demasiados considerandos que não me permitem atingir o que pretnde. Limitações minhas é verdade, daí o pedir a sua ajuda - qual a justificação para que se inverta/desvirtue o sentido da utilização do goal average?

22 Janeiro, 2009 16:39"

E o Guto, ou MitícO responde:
"Cparis, é simples.

Tendo em conta a estrutura da norma (o cáracter subsidiário das várias alíneas - não se aplicando a 1ª passa-se para a 2ª e por aí fora..) conclui-se que a intenção do legislador (TELEOLOGIA), não era outra que não premiar a maior diferença de golos (premiando pois a eficácia ofensiva - nº de golos marcados).

É óbvio que a expressão «goal-average» foi mal utilizada. Mas repare, se são os próprios legisladores a explicitarem a sua intenção e o «espírito» de que estava imbuído o complexo normativo, poucas dúvidas restam.

Mas sem dúvida que a amargura sobreleva perante tal amadorismo do legislador.

O elemento literal parece ceder, neste caso, perante o elemento teleológico, em sede de interpretação e aplicação do regulamento.

Uma alteração no regulamento impõe-se, claro.

Cumprimentos

22 Janeiro, 2009 18:49"

Daí que ver o Sílvio Cervan(Benfica) ao lado do Vasco Santos(V. Guimarães), ambos sorridentes no sorteio da Taça da Liga, terão como fundamento, também, estas diferenças de opinião dentro do seio da massa de adeptos e associados azuis que, no conjunto, apresentam pólos opostos de interpretação da defesa dos interesses do Clube.

Sorrisos esses que constratavam com tristeza de Pedro Barbosa por não ter adversário com quem sorrir.

Enfim, a minha alma está parva.

DE facto, eu que já ando meio farto de padres e padrecos, porque tive de aturar salesianso e jesuítas ao longo dos meus estudos, vem agora uma teoria estruturante de característica teológica para edfender oindenfensável.

Suponho que o Hermínio Loureiro podia recorrer a parte de nossos associados para fundamentar a razão da Liga e do Guimarães.

Ao sorriso entre o Sílvio Cervan e o Vasco Santos apenas faltou o sorriso do Hermínio ao ler as palavras destes associados belenenses.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker